domingo, 27 de janeiro de 2008

QUARESMA – TEMPO DE CHEGAR MAIS PERTO DE DEUS

Queridos irmãos e irmãs, logo mais, no dia 06 de fevereiro, a Igreja estará dando início ao seu “retiro” quaresmal caminhando para a Grande Celebração da Páscoa, que é – ao contrário do que muitas pessoas pensam – a MAIOR FESTA DO CRISTIANISMO! Também podemos dizer que este período é um tempo de cristificação, pois buscamos abandonar nossos vícios e nos identificarmos com Jesus Cristo.

Mas um retiro tão especial não pode ser vivenciado de qualquer forma. Nós precisamos nos organizar para rezarmos bem e completarmos com sinceridade de coração esta preparação para a Páscoa.

Venho aqui, carinhosamente pensando em cada um de nós, sugerir uma pequena reflexão sobre a Quaresma e sobre as práticas quaresmais. Sugiro que cada um possa se organizar, preparando seu cronograma quaresmal antes mesmo que ela comece. Não deixemos para organizar nosso retiro somente depois que ele tenha início.

O Tempo da Quaresma

A Quaresma é um período de quarenta dias. Inicia-se na Quarta-feira de Cinzas, prolongando-se até a Quinta-feira Santa, antes da Missa na Ceia do Senhor. Trata-se de um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual, jejum e escuta da Palavra de Deus. A característica fundamental e indispensável da Quaresma é a renúncia de alimentos e o jejum!
O número de quarenta dias é importantíssimo e tem toda uma significação bíblica: a preparação para o encontro com Deus exemplificada pelos quarenta dias do Dilúvio, os quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, os quarenta anos de Israel no deserto, os quarenta dias do caminho de Elias até o Sinai e, sobretudo, os quarenta dias do Senhor Jesus no deserto, preparando sua vida pública. É digno de nota que o mesmo Jesus que entrou na penitência dos quarenta dias aparece transfigurado com dois outros penitentes: Moisés e Elias! Por isso mesmo, o cuidado da Igreja de reservar exatos quarenta dias para a penitência! É tão antigo que tem suas raízes na própria prática da Igreja apostólica.

Na Igreja Antiga este era o tempo no qual os catecúmenos (adultos que se preparavam para o Batismo) recebiam os últimos preparativos em sua formação para a vida cristã. Assim, surgiu a Quaresma: tempo no qual os não batizados completam seu catecumenato pela oração a penitência e os ritos próprios, chamados escrutínios e os cristãos, já batizados, pela purificação e a oração, buscam renovar sua conversão batismal para celebrarem na alegria espiritual a Santa Vigília de Páscoa, na madrugada do Domingo da Ressurreição, renovando suas promessas batismais. Fica claro, portanto, que a finalidade da penitência e do combate quaresmais é conformar-se ao Cristo ressuscitado! A Quaresma tem, portanto, uma finalidade pascal!
(continua...)

Nenhum comentário: