quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O SENHOR ME DEU IRMÃOS

“A missão é acompanhada das graças necessárias”!
(Me. Agathe Verhelle)


Desde o dia do meu batismo, que se realizou no dia dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, que Deus não se cansa de me chamar para estar ao seu lado. Ele não tem me chamado para “fazer coisas”, mas para – unicamente – deixar que Ele me ame.

Evidentemente este “chamado” tem sido revelado de várias formas no percorrer de minha vida: como filho, irmão, estudante, profissional, esposo, pai e catequista. Cada “chamado” com um detalhe especial deste amor imenso que só Ele tem por mim.

Com certeza uma forma muito específica é revelada na missão de catequista, seja na paróquia seja na escola – duas realidades tão distintas e com características tão próprias. Em cada realidade uma oportunidade: ser instrumento, somente instrumento, para que outras pessoas possam ser “tocadas” pelo carinho de Deus e para que outras possam exercer sua missão em minha vida.

Nesta caminhada de catequese – revelando os pilares da fé – encontrei muitos irmãos, reencontrei o céu neles! Primeiro quando deixamos de lado nossa mesquinhez e nos doamos mutuamente, assim como Jesus na cruz e no altar. Depois quando, de mãos dadas, buscamos fazer com que o Povo de Deus entenda e ame a Igreja de Cristo, a Sagrada Tradição e a Palavra de Deus.

Na minha experiência, fazer a caminhada da catequese (ensino progressivo da fé) é fazer a caminhada do Povo de Deus rumo a Terra Prometida: a Jerusalém Celeste! É buscar, aqui no hoje e no agora, escutar nosso maravilhoso Deus que nos ama e que nos dá seu Filho Jesus na Eucaristia: é viver o céu agora, e ainda não!

E ser instrumento de Deus para que outras pessoas possam vivenciar as riquezas da fé é algo incalculável para mim. Somente posso repetir as palavras da Beata Teresa de Calcutá: “Jesus é meu Tudo em Tudo”!

Nenhum comentário: