Estruturando Processos e Recursos
Esta parte é muito importante para o êxito do seu WebQuest. Tenha um pouco mais de tempo disponível para esta parte.
O PROCESSO é o passo a passo, como um roteiro de um filme. Detalhe o que os alunos deverão fazer a cada dia, ou a cada momento do desenvolvimento do webquest.
Elaborar um bom roteiro irá ajudar os alunos a obterem bons resultados na tarefa.
Vejamos um exemplo bem simples:
1ª aula – Apresentação do webquest e discussão inicial sobre o assunto. Utilizaremos o laboratório de informática como recurso nesta aula.
2ª aula – Pesquisa na biblioteca da escola sobre o tema do webquest. Utilizaremos como recurso algumas obras (livros) de referência.
3ª aula – Pesquisa na internet sobre o assunto determinado para cada grupo de alunos. Utilizaremos alguns sites específicos (antecipadamente escolhidos pelo professor).
4ª aula – (continua...)
Veja que os recursos foram apresentados a cada etapa.
É preciso especificar as expectativas quanto ao trabalho em grupo, como será constituído e como a dinâmica deverá ocorrer.
Nesta etapa também são definidos a função dos componentes do grupo e são estabelecidos os passos a serem seguidos no estudo do material pesquisado e na elaboração do produto resultante da tarefa.
Esta parte é muito importante para o êxito do seu WebQuest. Tenha um pouco mais de tempo disponível para esta parte.
O PROCESSO é o passo a passo, como um roteiro de um filme. Detalhe o que os alunos deverão fazer a cada dia, ou a cada momento do desenvolvimento do webquest.
Elaborar um bom roteiro irá ajudar os alunos a obterem bons resultados na tarefa.
Vejamos um exemplo bem simples:
1ª aula – Apresentação do webquest e discussão inicial sobre o assunto. Utilizaremos o laboratório de informática como recurso nesta aula.
2ª aula – Pesquisa na biblioteca da escola sobre o tema do webquest. Utilizaremos como recurso algumas obras (livros) de referência.
3ª aula – Pesquisa na internet sobre o assunto determinado para cada grupo de alunos. Utilizaremos alguns sites específicos (antecipadamente escolhidos pelo professor).
4ª aula – (continua...)
Veja que os recursos foram apresentados a cada etapa.
É preciso especificar as expectativas quanto ao trabalho em grupo, como será constituído e como a dinâmica deverá ocorrer.
Nesta etapa também são definidos a função dos componentes do grupo e são estabelecidos os passos a serem seguidos no estudo do material pesquisado e na elaboração do produto resultante da tarefa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário