sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Projeto Criando WebQuest (I)

Olá queridos amigos blogueiros e internautas!

Aproveitando o mês de janeiro, que para muitos é um mês de férias e para tantos outros é um mês de planejamento, estamos propondo um estudo sistemático de construção de webquests.

A cada 3 (três) dias estaremos partilhando sobre a construção de uma parte do WebQuest, sempre dando pistas de como cada um poderá estar elaborando o seu próprio projeto, visando a participação dos alunos e utilizando (em algum momento do projeto) uma ferramenta de busca na internet.
Iniciaremos com um material teórico (já disponível hoje), fornecendo pistas para o entendimento do que vem a ser um webquest. Seguindo do seguinte calendário:

Dia: 12/01: Definindo o tema e as fontes de pesquisa
Dia: 15/01: Definir a tarefa
Dia: 18/01: Selecionar as fontes
Dia: 21/01: Estruturar Processos e Recursos
Dia: 24/01: Escrever a introdução e conclusão

Sugerimos que você vá construindo o seu webquest num editor de textos de sua preferência. Se você têm habilidades com construtores de páginas web não tem problema se desejar ir construindo diretamente a sua webquest num formato já destinado para a web. Mas como estamos participando de uma “oficina” seria bom termos o projeto primeiro para partilharmos com nossos colegas para depois então publicarmos na internet ou aplicarmos em nossas escolas.

Desejo a todos um bom estudo e coloco-me a disposição de todos durante este processo para dirimir qualquer dúvida. Um abraço!

Fernando Pimentel
Obs: Sugestão de leitura: WEBQUEST: UMA TÉCNICA PARA APRENDIZAGEM NA REDE INTERNET, texto de Bernie Dodge. Disponível em: http://fernandinhoscp.spaces.live.com

Nenhum comentário: