terça-feira, 30 de novembro de 2021

Estudo experiencial sobre avaliação para a aprendizagem com uso de mapas conceituais em tempos de pandemia

Estudo experiencial sobre avaliação para a aprendizagem com uso de mapas conceituais em tempos de pandemia

Trabalho apresentado no 12º Encontro Internacional de Formação de Professores e 14º Fórum Permanente de Inovação Educacional

Publicado nos anais e disponível em: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15339 

Resumo: O presente artigo propõe a utilização dos mapas conceituais como procedimento de avaliação para a aprendizagem on-line. Com abordagem qualitativa, exploratória e uso da pesquisa experiencial, foram elaborados vários instrumentos e procedimentos para coleta de dados de uma turma, realizada de forma remota, em decorrência do contexto pandêmico da Covid-19. Com objetivo de responder: Os mapas conceituais podem ser utilizados no processo de avaliação da aprendizagem on-line? Os resultados mostraram-se satisfatórios, com um critério de rubricas e análise dos elementos básicos de construção, foi possível comprovar que os mapas conceituais, podem ser utilizados como procedimento de avaliação da aprendizagem on-line.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Mapa conceitual. Aprendizagem Baseada na Experiência.


Abstract: This article proposes the use of concept maps as an assessment procedure for online learning. With a qualitative, exploratory approach and the use of experiential research, several instruments and procedures were developed to collect data from a group, carried out remotely, as a result of the Covid-19 pandemic context. In order to answer: Can concept maps be used in the online learning assessment process? The results were satisfactory, with a criterion of rubrics and analysis of the basic elements of construction, it was possible to prove that concept maps can be used as a procedure for evaluating online learning.

Keywords: Learning assessment; Conceitual map; Experience-Based Learning.



Nenhum comentário: