terça-feira, 30 de novembro de 2021

Aprendizagem com jogos digitais mobilizando cognição e metacognição

Aprendizagem com jogos digitais mobilizando cognição e metacognição


Trabalho apresentado no 12º Encontro Internacional de Formação de Professores e 14º Fórum Permanente de Inovação Educacional

Disponível nos anais: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/15352

Resumo: Esse trabalho tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de um jogo digital com alunos do Ensino Médio, analisando como a produção do jogo permite relacionar a cognição e a metacognição, possibilitando novas interfaces educacionais. A metodologia foi exploratória, qualitativa e a abordagem foi a de pesquisa-ação. Foi oferecido aos alunos um maior contato com as tecnologias digitais, além de facilitar e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de temas relacionados à Biologia. Observou-se que a construção do jogo digital pelos alunos permitiu uma maior interação e colaboração entre eles, além do desenvolvimento de novas habilidades tais como: elaboração de resumos, manipulação e melhoramento de imagens digitais, programação de jogos, colaboração, desenvolvimento de narrativa, entre outras.

Palavras-chave: Cognição. Educação. Jogos digitais. Metacognição.

Abstract: This essay aims to present the development of a digital game by high-school students and analyze how the development of the game permits to relate cognition and metacognition, thus paving the way for new educational interfaces. The methods were qualitative and exploratory, with an action research approach. The students were offered more contact with digital technologies, in addition to facilitating and assisting in the teaching-learning process of topics related to Biology. It was observed that the development of the digital game by the students allowed greater interaction and collaboration among themselves, in addition to the development of new skills such as making summaries, editing images, game programming, collaboration, narrative development, among others.

Keywords: Cognition. Digital games. Education. Metacognition.

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