sábado, 14 de agosto de 2010

Novos artigos aceitos para apresentação em eventos

Aceitos no V EPEAL (UFAL-ALAGOAS-BRASIL):

O USO DE FILTROS DE CONTROLE NA INTERNET: o caso do sistema educacional
Por: Rafael André de Barros (UFAL); Ibsen Mateus Bittencourt (UFAL) e Fernando S. C. Pimentel (UFAL)

Resumo: O avanço da internet nos meios sociais e educacionais tem gerado uma gama de estudos e pesquisa sobre as possibilidades e os desafios que o uso das mídias e tecnologias podem promover. No meio educacional um embate é realizado no sentido de liberar ou não a navegação em sites de relacionamento, blogs, microblogs ou em chat. Na maioria das escolas e até mesmo nas universidades o comum é o uso de “filtros” que impedem a navegação, restringindo o uso dos navegantes. Este artigo, apresenta um estudo de caso, enquanto pesquisa qualitativa online, trazendo uma análise de dados coletados na Universidade Federal de Alagoas junto a alunos de vários cursos e também alguns professores, inclusive da área das Tecnologias da Informação e Comunicação. Na visão da maioria dos alunos os sites de relacionamento, a exemplo do Orkut, podem ser utilizados, ou já foram utilizados, para alguma atividade de estudo. Para a maioria dos professores ainda é cedo para que tudo seja liberado, mas que uma nova educação deve incluir o bom uso das TIC e o uso de filtros ainda é um recurso que precisa ser utilizado enquanto a sociedade se adapta a cultura do online.
.
Dificuldades na aprendizagem da matemática no ensino fundamental de jovens e adultos
Por: Joel Aquino (UNIT); Ginaldi Ferro da Silva (UNIT); Fernando SC Pimentel (UFAL)
.
RESUMO: Tendo em vista o controle exercido pelo livro didático e devido à carência de material apropriado para a Educação de Jovens e Adultos, os alunos são duplamente prejudicados, uma vez que, as atividades desenvolvidas não têm significado para eles, sendo tratados como crianças. No ensino da matemática deste seguimento, apresenta-se também a questão do “medo” da disciplina e da metodologia utilizada pelo professor. A pesquisa originou-se a partir de estudos realizados na disciplina Estágio I e II, como parte do Curso de Matemática ofertado pela Universidade Tiradentes/EAD e buscou analisar os diferentes métodos utilizados entre os professores de EJA no ensino da matemática que facilitam a aprendizagem, bem como compreender as dificuldades destes alunos na aprendizagem. A coleta de dados realizou-se em uma escola da rede publica estadual. Foi realizado levantamento das dificuldades dos alunos de EJA com a matemática. Se escolheu o estudo de caso como procedimento, buscando compreender o fenômeno e encontrar as principais contradições do processo de ensino da matemática a partir de um método dialético. A pesquisa qualitativo, que deu origem a este artigo seguiu um encadeamento metodológico de levantamento e análise bibliográfica, coleta de dados, tabulação e análise dos dados obtidos. Concluiu-se que as dificuldades na aprendizagem são muito profundas e envolvem desde a chegada do aluno na escola, passando pelo medo da disciplina matemática e a metodologia das aulas.
.
No EDUTEC 2010 (Bilbao-Espanha)
.
INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DE CURSOS EM EAD
Por: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (UFAL), Luís Paulo Leopoldo Mercado(UFAL) e Anamelea de Campos Pinto (UFAL)

Resumen: El texto presenta se basa en los teóricos estimados que definen el EAD y eso que dirigen para la elaboración de los materiales didácticos para los cursos online, así como su evaluación, siendo de la importancia básica para que el acuerdo evalúe los cursos antes de su implantación, en la búsqueda de la calidad y la excelencia de estos cursos en esta modalidad. Los resultados principales habían sido agrupados en 11 indicadores de la evaluación, con sus criterios respectivos y uso hecho en formas de ser solicitado tasadores de cursos. Sus considerações señalan otros estudios complementarios y presentan algunas notas de cuál sería esencial para el concepto de un curso de la calidad.

Nenhum comentário: