domingo, 22 de agosto de 2010

HU debate os avanços e polêmicas da Telemedicina

O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) realiza um seminário que busca incentivar e promover reflexão sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação entre profissionais da saúde como ferramenta para ampliar o alcance das ações médicas, possibilitando a atenção a distância e a troca de conhecimentos. O evento acontece nos dias 23 e 24, no auditório da Biblioteca Central da Ufal, em Maceió, no período da manhã, e no miniauditório II do hospital. As inscrições estão abertas através do site e na Direção de Ensino do HU.
.
Segundo a coordenadora do Núcleo, professora Rosaline Mota, o I Seminário Alagoano de Telemedicina e Telessaúde abre aos profissionais e estudantes da área a oportunidade de conhecer uma nova realidade em saúde por meio da teleassistência, da segunda opinião e da teleducação. A coordenadora abrirá a programação de palestras abordando os conceitos e aplicações da telemedicina e telessaúde.
.
Na definição da Organização Mundial de Saúde, telemedicina deve ser entendida como a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico. Esses serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisa e avaliações.
.
O seminário também vai abordar pontos polêmicos sobre a telemedicina, como o sigilo médico e a privacidade e as considerações dos aspectos éticos e legais do uso de tecnologias em saúde, que estarão inseridos na palestra do especialista convidado Wilton Moreira da Silva Filho; e revelará aos participantes a experiência da Unifesp na área, através da palestra do professor Paulo Lopes.
.
O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HU foi inaugurado em fevereiro de 2009 pelo diretor Paulo Teixeira, para quem a telemedicina é uma técnica que aumenta o acesso à saúde permitindo a descentralização dos serviços. “É um avanço que está rompendo barreiras e levando serviços médicos a qualquer lugar, não apenas para hospitais e consultórios” enfatiza.
.
Informações e inscrições: http://www.hu.ufal.br/

Um comentário:

Magdalena Villalobos disse...

Muy interesante la temática a abordar. Con seguridad hay mucho que debatir y develar sobre este tema, Desde un punto de vista crítico, es un avance dentro de la medicina
al mismo tiempo debemos ser muy cuidadosos acerca de la pertinencia de estas herramientas.
Saludos