terça-feira, 27 de outubro de 2009

Você tem uma vida paralela?

Visitando o blog do Prof. Mattar (http://blog.joaomattar.com/) deparei-me com um posta sobre o crescimento de propostas educacionais que utilizam o Second Life.
.

Algumas pesquisas estão sendo realidadas, e podemos verificar isso visitando também o blog do WebCurrículo (PUC - SP).
.
João Mattar nos apresenta uma dissertação de mestrado sobre o uso do "metaverso" na educação. A proposta foi de Bruno da Costa, intitulada: A Construção do conhecimento nos metaversos: educação no Second Life.
.
Vejamos o resumo (disponibilizado no blog de João Mattar):
.
RESUMO
Esta pesquisa apresenta o estudo da formação do sujeito contemporâneo, permeada cada vez mais por acontecimentos simultâneos em tempos e espaços distintos desenvolvidos por meio de múltiplas interações modificadoras dos processos de interação e comunicação, mediadas por tecnologias hipermidiáticas, como a do metaverso, Second Life, que permitem novas formas de construção do conhecimento. Nesse contexto tecnológico, observam-se interações sociais cada vez mais complexas, devido ao excesso de expressões multiculturais, que provocam a dessimbolização dos valores locais e sugerem à sociedade um suposto cosmopolitismo, de escolhas aparentemente infinitas, refletidas a necessidade de pensar a vida real, permeada pelo físico e pelo virtual. A participação da tecnologia no processo formativo é apresentada na pesquisa por meio do relato histórico do desenvolvimento das tecnologias de comunicação, como o rádio, a televisão, o computador e o videogame, até o surgimento dos metaversos, utilizados pela mídia e na educação. As influências desses meios nas relações sociais são analisadas por meio da teoria crítica pelo conceito de cultura, identidade e educação para buscar, por meio da história oral de vida, aspectos da subjetividade humana na representação e interação virtual, a formação do sujeito. A escolha de um educador formado em letras e filosofia, numa área de atuação prática, considerada distinta das tecnologias, mas que faz uso desta no seu cotidiano, permite analisar o quanto a tecnologia se faz presente nas relações sociais contemporâneas, revelando a possibilidade de vivenciar experiências virtuais, nas quais é possível desenvolver interações para a construção do conhecimento.

Palavras-chave: Formação do sujeito, Cultura, Metaverso, Second Life, História de vida.
.
Será que estamos preparados para esta vida dupla?

Nenhum comentário: