Do site: Universia.com
Investimento público estimula crescimento da EAD
Entre 2004 e 2007, a quantidade de instituições autorizadas pelo MEC (Ministério da Educação) a oferecer cursos Superiores de EAD (educação a distância) cresceu 54,8%. A evolução do número de alunos foi ainda mais significativa. Saltou de 309.957 no primeiro ano do levantamento para 972.826 em 2007, alta de 213,8%. Esses dados são do AbraEAD 2008 (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta a Distância), que também informa que a quantidade de cursos de graduação a distância aumentou de 10 para 349 entre 2000 e 2006.
Fabio Sanchez, coordenador do censo da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), afirma que os cursos que mais crescem são os de gestão e os ligados à formação de professores. "O Brasil tem uma demanda enorme por parte de professores não formados e a EAD é uma alternativa viável para quem não tem formação adequada. No caso da administração, é porque os cursos são modulares e fáceis de serem ministrados a distância", diz Sanchez.
De acordo com Vani Moreira Kenski, diretora da Abed, a rejeição aos cursos a distância tem diminuído. O principal motivo seriam os avanços tecnológicos. "As possibilidades de interação têm feito com que haja condições muito boas de se trabalhar pedagogicamente on-line. Hoje é possível dedicar atendimento orientado e personalizado e, ao mesmo tempo, atingir mais pessoas", afirma Vani. Segundo ela, o melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos por professores e alunos ajuda a aumentar o espaço para o aprendizado. "São ampliadas as possibilidades para refletir, pensar e aprender nessa nova realidade", acrescenta ela. Além disso, Vani destaca outros fatores que considera fundamentais para o estimulo da EAD no Brasil. Ela cita a criação da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que desde 2005 tem o objetivo de interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior por meio da articulação com IES (instituições de Ensino Superior) públicas já existentes.
Carlos Eduardo Bielschowsky, titular do SEED/MEC (Secretaria de EAD do Ministério da Educação), destaca que o sistema UAB tem 140 mil alunos em 550 pólos de 86 IES públicas diferentes. Além disso, segundo ele, outros 740 pólos estão em fase de implantação. Bielschowsky lembra que o setor privado, que em 2000 tinha pouco mais de mil alunos, chega a um milhão de estudantes. "Nesse contexto de crescimento acelerado, nossa preocupação é com a qualidade", explica Bielschowsky.
Na análise de Vani, o investimento que é feito pela iniciativa pública demonstraria preocupação com a democratização do acesso ao Ensino Superior. "Investem com um viés político, mas cumprem o papel de levar educação de qualidade a um número maior de pessoas", acredita ela. Sanchez defende a importância dessa interiorização da EAD. "Um país com a enorme demanda por educação e com o tamanho que o Brasil tem não pode se dar ao luxo de ignorar o potencial da EAD. Ainda mais porque as IES estão concentradas nas capitais e no litoral e o interior do País está carente de educação", diz ele.
Esse potencial ao qual a Abed se refere já chamou a atenção do setor privado, que vê nesse segmento também uma oportunidade de fazer negócios. Carlos Longo, diretor de EAD da Veris Educacional, grupo que controla o Ibmec, conhece essa demanda potencial. Segundo afirma, as instituições privadas estão atentas para aproveitar os caminhos abertos pela UAB. "A entrada de escolas de ponta, como as públicas, na EAD gera credibilidade. A sociedade começa a perceber que a aposta é séria", explica ele. Ao mesmo tempo, Longo diz que o mercado corporativo também estimulou a aceleração e a aceitação do setor ao desenvolver formas de capacitar a distância seu corpo gerencial. "Quando a pessoa percebe que o curso a distância vai melhorar seu currículo e que a empresa está investindo em EAD, ela se interessa pela metodologia", afirma Longo.
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Veja na tabela o crescimento no número de instituições e de alunos de EAD ao longo dos anos
2004 | 2005 | 2006 | 2007 | Evolução no período (2004-2007) em % | |
Número de instituições credenciadas ou com cursos autorizados | 166 | 217 | 225 | 257 | 54,8 |
Número de alunos nas instituições | 309.957 | 509.204 | 778.458 | 972.826 | 213,8 |
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