quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Exigência do diploma e expansão da EAD

Aprovada exigência de diploma para professor de ensino básico

Do site: G1

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (21) um projeto que exige curso superior para professores de educação básica em todo o Brasil. A proposta, de autoria do poder Executivo, segue para o Senado Federal.

Atualmente, é permitido que professores com nível médio deem aulas para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano). Levantamento divulgado pelo Ministério da Educação em maio deste ano afirma que quase um terço dos professores não tem curso superior ou atua em área diferente de sua formação.

O texto aprovado pela Câmara exige o nível superior para os professores das primeiras séries do ensino fundamental. No caso da educação infantil, o projeto exige o nível superior, mas abre a possibilidade de contratação de professores com nível médio nos locais onde comprovadamente não existirem profissionais com nível superior.
.
Observação deste blogueiro: com certeza, para poder atender a grande demanda, o Governo vai ampliar a oferta de vagas para os professores "leigos", já em sala de aula. Isso vai acontecer por meio do PAR (Plano de Ações Ariculadas), já sendo implementada pelo Portal Freire.
.
O que acontece é que uma questão deve ser levada em conta: como a maioria dos professores já está em atividade a formação para este profissional seguirá o mesmo currículo da formação de quem não está na atividade docente?
.
A EAD pode ser uma das saídas para atender a demanda, mas temos que ter cuidado para não fazer desta modalidade um distribuidor de diplomas, sem os cuidados necessários na formação inicial do professor.
.

Nenhum comentário: