sábado, 3 de outubro de 2009

A Era do Hipertexto

Por Karla Vida (via e-mail)

O Núcleo de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (Nehte/UFPE), vinculado aos cursos de graduação e pós-graduação em Letras, lança este mês suas novas ações educacionais.

A primeira ação é a publicação do livro A Era do Hipertexto: linguagem e tecnologia. De autoria do coordenador do Nehte, o professor Antonio Carlos Xavier. O livro traz uma série de reflexões sobre a revolução digital e a produção e circulação do saber depois da chegada da Internet.

A obra também oferece ao leitor uma contextualização histórica sobre o surgimento da tecnologia hipertextual e discute várias definições e formas de conceituar o hipertexto. Inclui também a ideia de que, antes da informática, índices e sumários, por exemplo, já eram formas de manifestação da hipertextualidade.

Além da edição impressa, as pessoas que adquirirem o livro terão acesso ao texto formatado em versão digital. "Preparamos uma versão especial de A Era do Hipertexto para aqueles que adquirirem a versão impressa do livro. Trata-se de uma versão digital, em formato e-book, com links e informações adicionais", afirma o autor. A versão digital está disponível no blog do professor no endereço eletrônico http://www.profxavier.blogspot.com

A Era do Hipertexto será lançado oficialmente no Recife durante o VII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, a VIII Bienal Internacional do Livro, ambos no Centro de Convenções de Pernambuco. Também estão agendados lançamentos e durante o III Encontro Nacional sobre Hipertexto em Belo Horizonte, na V Fliporto – Fe sta Literária Internacional de Porto de Galinhas (05 a 08/11/2009) e na Livraria Cultura no dia 21/12/2009 às 19h.

Nenhum comentário: