A Web 2.0 tem se desenvolvido numa velocidade surpreendente, trazendo para a Internet a possibilidade de interação e interatividade, de uma comunicação não mais linear, mas uma comunicação que oportuniza aos interlocutores fazerem e refazerem seu próprio percurso comunicacional.
Gostaríamos de estar destacando aqui uma "nova" interface da Internet e disponível para qualquer pessoa que desejar. Estamos falando dos microblogs, assim como o Twitter e o Plurk.
Estas duas interfaces denominadas de "microblogging", ou seja, interfaces que permitem, assim como os blogs, que as pessoas publiquem seus textos em páginas individuais na Internet. O detalhe está na quantidade de caracteres que podem ser utilizados, tornando estes textos curtos (até 140 caracteres).
Desde 2007 tenho utilizado uma outra interface (o blog) numa perspectiva educacional, levando e trazendo aos alunos (e seguidores=internautas e amigos) assuntos relacionados a educação (em especial a Educação Online) ou notícias diversas.
Estamos agora investigando as possibilidades do uso destes microblogs na educação online, no entendimento de uma sociedade que está vivenciando a era da modernidade líquida (Bauman) e da mobilidade (Santaella).
Esperamos em breve trazermos outros apontamentos, pistas, elementos e dados para nossa discussão. No momento convidamos a todos a conhecerem estas interfaces. E quem já conhece pode até contribuir, apontando suas experiências e considerações sobre a questão: Microblogs e educação online: um possível casamento?
2 comentários:
Oi Fernando! Gostei da idéia de discutir microblogs em educação. Noto que muitos pesquisadores estão fora do mix, por que será?
Acho super válido. Tudo que pode vir a acrescentar em termos de conhecimento e troca de informações deve ser levado mais a sério. Lamento que a maioria das pessoas "perdem" horas no orkut ou msn trocando apenas "abobrinhas" ao invés de utilizar estes recursos para crescimento pessoal e profissional...
Postar um comentário