segunda-feira, 20 de abril de 2009

Microblogs ou sites de relacionamentos?

Por qual motivo o Twitter e o Plurk, que originalmente foram desenvolvidos para serem microblogs, tem sido utilizados como um site (rede) de relacionamentos?

Tomando como base as considerações de Santaella (2007), estou tentado a acreditar que as conexões e vínculos entre os usuários da internet, como também a criação e multiplicação de redes, sites de relacionamento e comunidades virtuais no ciberespaço são uma resposta do desenvolvimento humano, seja como forma de defesa, seja como adaptação ao meio.

Conforme a teoria da evolução de Darwin, o ser humano é capaz (assim como outros animais) de adaptar-se ao meio, como condição de sobrevivência. Podemos, por analogia, tomar este postulado para buscar entender a multiplicação das comunidades virtuais. Explico. Para não se perder na infinidade de sites disponíveis na internet, para não se sentir isolado, para não se desconfigurar enquanto SER e para perceber-se e identificar-se é que nós (seres humanos) buscamos viver em grupo. Somos seres gregários!

Nós aprendemos em rede, aprendemos uns com os outros e por mais que alguns possam identificar como sendo um deturpamento da finalidade inicial, usar os microblogs como uma rede de relacionamentos pode ser compreendido como uma vantagem para o processo cognitivo individual e coletivo!

Nenhum comentário: