segunda-feira, 20 de abril de 2009

Algumas possibilidades para o uso dos microblogs na educação online

Algumas possibilidades para o uso dos microblogs na educação online

Devido a sua praticidade de uso (apesar do Twitter estar disponível apenas em inglês e japonês; mas o Plurk está disponível em português), e pela mobilidade que eles permitem, os microblogs podem ser utilizados como registro diário de atividades de uma disciplina ou curso, e com cada "conta" de um microblog está conectado a outros microblogs (denominados de seguidores – algo que a maioria dos blogs estão copiando), os apontamentos de um aluno podem ser complementados quando relacionados diretamente ou indiretamente a observações de outras postagens de outros alunos em seus respectivos microblogs.

O professor também pode utilizar-se do acompanhamento dos registros dos alunos, interagindo, refletindo e fazendo refletir ou retomar alguma observação/apontamento/registro.

Estes registros também podem servir como possibilidades de avaliação do aluno, ou do processo. Segundo Kenski, ao analisar uma contribuição oral muito se perde no registro, enquanto que o registro escrito minimiza as perdas.

Nenhum comentário: