domingo, 19 de abril de 2009

Microblogs e educação online: um possível casamento?

A Web 2.0 tem se desenvolvido numa velocidade surpreendente, trazendo para a Internet a possibilidade de interação e interatividade, de uma comunicação não mais linear, mas uma comunicação que oportuniza aos interlocutores fazerem e refazerem seu próprio percurso comunicacional.

Gostaríamos de estar destacando aqui uma "nova" interface da Internet e disponível para qualquer pessoa que desejar. Estamos falando dos microblogs, assim como o Twitter e o Plurk.

Estas duas interfaces denominadas de "microblogging", ou seja, interfaces que permitem, assim como os blogs, que as pessoas publiquem seus textos em páginas individuais na Internet. O detalhe está na quantidade de caracteres que podem ser utilizados, tornando estes textos curtos (até 140 caracteres).

Desde 2007 tenho utilizado uma outra interface (o blog) numa perspectiva educacional, levando e trazendo aos alunos (e seguidores=internautas e amigos) assuntos relacionados a educação (em especial a Educação Online) ou notícias diversas.

Estamos agora investigando as possibilidades do uso destes microblogs na educação online, no entendimento de uma sociedade que está vivenciando a era da modernidade líquida (Bauman) e da mobilidade (Santaella).

Esperamos em breve trazermos outros apontamentos, pistas, elementos e dados para nossa discussão. No momento convidamos a todos a conhecerem estas interfaces. E quem já conhece pode até contribuir, apontando suas experiências e considerações sobre a questão: Microblogs e educação online: um possível casamento?


2 comentários:

renata aquino disse...

Oi Fernando! Gostei da idéia de discutir microblogs em educação. Noto que muitos pesquisadores estão fora do mix, por que será?

doris disse...

Acho super válido. Tudo que pode vir a acrescentar em termos de conhecimento e troca de informações deve ser levado mais a sério. Lamento que a maioria das pessoas "perdem" horas no orkut ou msn trocando apenas "abobrinhas" ao invés de utilizar estes recursos para crescimento pessoal e profissional...