quinta-feira, 16 de abril de 2009

7º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância
"Polifonia na Docência e Aprendizagem Online"
22 a 31 de Maio de 2009

Comissão Organizadora: João Mattar , Eliane Schlemmer e Marco Silva

O SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação à Distância será realizado em 2009 pela primeira vez totalmente a distância, entre 22 e 31 de Maio de 2009. O evento será gratuito, inclusive com muitas atividades abertas, mas para se inscrever, participar de algumas atividades fechadas e ter direito ao certificado, você deve ser associado à ABED.
O tema geral do Seminário é “Polifonia na Docência e Aprendizagem Online”, envolvendo os diversos canais e as diversas vozes que participam da educação online. Assim, o conceito de polifonia será o eixo central do evento, e as atividades serão realizadas tendo sempre como referência a interatividade e a bidirecionalidade.
O Seminário envolverá inúmeras atividades síncronas e assíncronas em diversas plataformas, como: listas de discussão por email, ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs, wiki, podcasts, vídeos, videoconferências, rádio, televisão, games e mundos virtuais. Um dos objetivos do evento é demonstrar, na prática, como essas diferentes ferramentas podem ser adequadamente utilizadas em EaD. O evento pretende também discutir o grau de proximidade que é possível alcançar com essas tecnologias entre os diversos personagens que participam da EaD.
Com essa estratégia, o 7 SENAED se propõe a respeitar diferentes estilos de aprendizagem. Assim, se você aprende melhor visualmente, pode participar das atividades no Flickr, no YouTube e em WebCasts, por exemplo. Se tem mais facilidade para aprender com áudio, pode acompanhar os podcasts que serão disponibilizados durante o evento. E se gosta mais de interagir por texto, pode escolher as atividades em listas de discussão, blogs e fóruns de discussão. E poderá ainda participar de atividades imersivas em games e mundos virtuais. Ou seja, você terá liberdade de montar o seu cardápio em função do seu estilo de aprendizagem.
Os debates abordarão temas polêmicos. Um interesse especial será dedicado à formação para a docência online e ao personagem “tutor”, incluindo sua contratação, remuneração, formação e qualificação. Outros temas a serem discutidos no evento: o papel do MEC na regulação da EaD e a situação da UAB - Universidade Aberta do Brasil, pós-graduação stricto sensu a distância, a qualidade dos cursos desenvolvidos na modalidade a distância, e a introdução da EaD no ensino médio.
As atividades envolverão palestrantes e moderadores que se destacam na prática e reflexão sobre EaD, contando com o apoio de diversos polos distribuídos pelo país. Os trabalhos e palestras apresentados durante o evento, assim como o resultado das discussões e construções coletivas, serão publicados no primeiro número da Revista da ABED, a ser lançada durante o 15° CIAED.
Portanto, reserve a semana de 22 a 31 de Maio para participar das inúmeras atividades que serão realizadas durante o 7 SENAED – contamos com a sua presença! E avise a sua rede de contatos.


Mais informações: clique aqui

Nenhum comentário: