Artigo de pesquisa publicado:
Evasão e Educação a Distância: análise do curso de pedagogia UAB/UFAL
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo mapear e discutir sobre dados referentes à evasão nos cursos de licenciatura em Pedagogia na Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Como questão de investigação, tem-se: quais os índices de evasão dos discentes do curso de Pedagogia da UAB/UFAL entre 2007 até 2018 e suas implicações para esta modalidade de ensino? Desse modo, a pesquisa, de abordagem mista e de caráter exploratório, tem como metodologia a pesquisa documental, que colabora com a interpretação de dados brutos para análise e tratamento analítico. Para desenvolvimento da pesquisa foi realizado a coleta de dados junto a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED), com o intuito de levantar dados sobre o número de matriculados, os formandos e os dados gerais de evasão. Os resultados obtidos junto aos órgãos responsáveis apresentam a inconsistência dos dados gerais. Esta diferenciação dos dados leva a refletir sobre os motivos que levam a divulgação de dados incompatíveis com a realidade, e também indica a necessidade de atenção dos pesquisadores, quando realizam coleta de dados de fontes ainda sem tratamento analítico.
Palavras-chave: Pedagogia, Educação a distância, Evasão, UAB.
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354271241_Evasao_e_Educacao_a_Distancia_analise_do_curso_de_pedagogia_UABUFAL
FERREIRA, Líllian Franciele Silva; SANTOS, Isvânia Alves dos; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Evasão e Educação a Distância: análise do curso de pedagogia UAB/UFAL. Educação Online. Rio de Janeiro, v. 15, nº 3, p. 18-42, set/dez 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354271241_Evasao_e_Educacao_a_Distancia_analise_do_curso_de_pedagogia_UABUFAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário