sexta-feira, 9 de julho de 2021

IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação

Hoje participamos do IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação, promovido pela  Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.


Clique aqui para saber mais sobre o evento.

Na tarde deste dia 9/07/2021, apresentamos o trabalho A gamificação na perspectiva do ensino híbrido e sua relação com a aprendizagem significativa no ensino superior, desenvolvido pelo Prof. Me. João Carlos Martins, sob minha orientação.

Problematização e objetivos: A problemática desta investigação é buscar elementos significativos que se concentrem em responder a seguinte questão: quais as possibilidades metodológicas que podem ser empreendidas por meio de ambientes gamificados, multimodais e híbridos? O objetivo geral da investigação foi de analisar as contribuições da gamificação nos processos de ensino e aprendizagem, enquanto estratégia pedagógica, dentro de uma perspectiva de ensino híbrido, criando experiências de aprendizagem significativas no ensino superior. Para isso, os objetivos específicos foram: a) apresentar um conjunto de reflexões teóricas que permitam discutir o desenvolvimento da aprendizagem significativa; b) discutir o desenvolvimento da gamificação, dentro de uma perspectiva de ensino híbrido, tendo o estudante como sujeito ativo do processo; c) descrever como a gamificação permite estabelecer estratégias de aprendizagem significativa.




Nenhum comentário: