quinta-feira, 30 de abril de 2009

Prós e Contras


Prós e Contras
Convido a todos a acompanharem a Série Especial do Jornal Nacional sobre a Educação a Distância.
Um abraço

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Primeiros passos

Estamos divulgando aqui os primeiros blogs dos participantes do Mincurso sobre Blog na Educação.

Convidamos a todos para que possam postar o link do blog em comentários.

Obrigado pela participação de cada um de vocês!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Minicurso: O uso do blog na educação



O Blog é uma das tecnologias de comunicação e informação disponibilizadas na Web. A aplicabilidade da interface no meio educacional terá êxito se houver uma formação adequada dos professores para que o aluno possa ser co-autor de seu processo de aprendizagem e o professor um problematizador dos conhecimentos construídos pelos alunos. Assim, pretende-se, por meio deste minicurso (desenvolvido durante a Semana de Pedagogia de 2009 - UFAL) promover a discussão sobre o espaço de possibilidades oferecido pelo uso dos blogs na Educação utilizando como recurso o próprio blog, como também já apontar algumas considerações de uso dos microblogs.

Professores:
Prof. Esp. Ibsen Bittencourt (UNEAL/UFAL)
Prof. Esp. Fernando SC Pimentel (UNIT/UFAL)


Objetivos

Objetivo Geral
Este minicursotem como objetivo principal apresentar aos participantes a aplicabilidade pedagógica dos blogs no ambiente educacional. As atividades serão desenvolvidas presencialmente e a distância utilizando o Blog do Prof. Fernando Pimentel e as interações entre os blogs dos participantes.

Objetivos Específicos
• Refletir sobre a utilização pedagógica dos blogs;
• Promover a construção de blogs para a aplicação em sala de aula;
• Criar uma rede de blogs para troca de idéias entre os participantes.

Metodologia
Os dois encontros serão ministrados na modalidade presencial e a discussão sobre a aplicabilidade pedagógica da ferramenta será realizada por meio do Blog do Prof. Fernando Pimentel. Os participantes da oficina construirão blogs pedagógicos conforme a área de atuação. Será utilizado como recurso multimídia o "datashow" para apoio às explicações da ferramenta e apresentação dos blogs construídos.

Avaliação

A avaliação processual a partir da interação no blog da oficina e construção dos blogs com aplicabilidade pedagógica.

Minicurso: O uso do blog na educação

1º momento - 28/04/2009

Atividade 1
• Apresentação do minicurso e dos participantes;
• Definição de blogs e sua utilização na educação com alguns exemplos:
• Construção do Blog com uma proposta pedagógica dentro de sua área de atuação.

• OBS.: faça um esboço de seu projeto antes de iniciar seu blog. O blog por ser um diário onde as informações "postadas" ficam em ordem cronológica, as aulas com cronograma, por exemplo, devem ser inseridas de "trás para frente".

• Passos para a construção:
1. Fazer o cadastro no blog do BLOGGER (Você precisa ter um e-mail para confirmar o cadastro e caso ocorra um problema crie um e-mail do próprio GmaiL na 1ª tela de cadastro);
2. Siga o passo a passo indicado pelo BLOGGER e se tiver dúvidas sinalize ao professor.
Você pode seguir o seguinte tutorial:




Algumas dicas:
• Não esqueça de definir um tema e para quem o blog se destina (Ensino Fundamental, Médio, Superior); contextualizar o assunto; inserir imagens; incrementar o blog com sugestões de filmes sobre o assunto, artigos, entrevistas, poesias, letras de músicas; se o assunto for polêmico coloque mais "lenha" na fogueira; instigue os alunos a polemizar as discussões através comentários; Utilize sua criatividade!!!!

Minicurso: O uso do blog na educação

2º momento: dia 29/04/2009

Atividade 2
• Término da construção dos blogs;
• Apresentação dos blogs pedagógicos e inserção no blog da disciplina gerando uma rede de blogs; • Avaliação do minicurso

Deixe sua opinião a respeito do minicurso e em que aspectos pode ser ser melhorado.

Minicurso: O uso do blog na educação

Links úteis

Templates, figuras, calendários...
Vickys Place - http://www.vickys.com.br/
Templates by Marina - http://www.bymarina.com.br/
Comunidade Blogueira - http://www.comunidadeblogueira.com
Ponto de Encontro dos Blogueiros do Brasil - http://www.blogs.com.br/
Só templates -http://www.sotemplates.com
Expressão Feminina Templates - http://www.expressaofeminina.com.br/templates

Mural e outros acessórios
Código Fonte - http://www.codigofonte.net

Tutorial Blogger
http://www.slideshare.net/taisrg/tutorial-blogger-1145051

Agregador de notícias
O que é RSS? Rich Site Sumary é um formato de arquivo XML padronizado mundialmente para troca de notícias. Resume o conteúdo mais recente de um site/blog numa forma que pode ser capturada e lida por um aplicativo "agregador de notícias" . Assim você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse é publicada, sem que você tenha de navegar até o site ou blog.

domingo, 26 de abril de 2009

Webconferência sobre cibercultura

Neste domingo participei de mais uma experiência utilizando hipermídias. Desta vez fiz uma webconferência com a Profa. Lucia Santaella sobre cibercultura.

A webconferência foi coordenada pelo TIDD, da PUCSP, e foi parte integrante de um dos módulos do curso Docência Online, onde participam 12 PPG e orientados pelo Prof. Marco Silva.

Vejam alguns print scrin:


Foi muito positivo, inclusive pela oportunidade de estar online com grandes nomes da Educação Online de todo o Brasil. Também positivo pela experiência, para pensar nas possibilidades...

Bispos usam novas tecnologias na assembleia da CNBB

Do site:http://noticias.cancaonova.com

As novas tecnologias são um "verdadeiro dom para a humanidade", afirmou o Papa Bento XVI em sua mensagem para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, e complementou dizendo que "devemos fazer com que as vantagens que oferecem sejam postas ao serviço de todos os seres humanos e de todas as comunidades". Essa afirmação do Santo Padre ressoa na Assembleia dos Bispos de Itaici e, já é possível ver os bispos usando destes novos meios.

Laptops e celulares já fazem parte do dia a dia de quase todos, mas a novidade foi ver alguns bispos rezando a Liturgia das Horas em seu Smartphone. "Nós vivemos num tempo em que a tecnologia é uma grande conquista humana e que a gente pode usar para muitas coisas, para a comunicação se tornar cada vez mais rápida. Temos à nossa disposição meios que a gente pode usar e que de outra maneira precisaria de uma biblioteca, e que pode ser reduzido no tamanho, pode ser transportado, isso facilita muito", declarou o Arcebispo de Fortaleza (CE), Dom José Antonio Aparecido Tosi, um dos que incluíram em seu cotidiano os benefícios da tecnologia.

Dom José conta que já faz uso desse recurso há três anos, mas que a iniciativa ainda causa admiração e surpresa a muitos que não haviam pensado na possibilidade de usar o celular para fazer suas orações, e recorda um fato engraçado ocorrido no início do ano. Ele conta que foi celebrar no seminário propedêutico (início da preparação sacerdotal) de sua arquidiocese, e junto com a Missa, foram rezar a oração das laudes. "Eu peguei o Smartphone do bolso, abri e comecei a ver. Os seminaristas olharam para mim assustados - 'O que o bispo tá mexendo no celular na hora da Missa? Tá fazendo algum jogo?" Mas pouco a pouco eles perceberam que não, eu estava simplesmente rezando com eles".

Veja fotos dos bispos no Flickr

"De repente os jovens perceberam que aquilo que se usa para chat, torpedo, mil e uma coisas, serve também para a gente rezar, estar em comunhão com os outros, para coisas importantíssimas de nossa vida cristã. São meios que não são só de lazer, mas também para transmitir a própria experiência, para evangelizar. São instrumentos que vão se mostrando muito bons para fazer o que o Evangelho diz sempre: 'Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura' (Marcos 16,15). Se a gente encontra meios para fazer isso ser mais fácil, eu acho que aí começa a servir para todos", ressaltou o prelado.

Na assembleia deste ano, o secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, falou sobre a diminuição de papéis distribuídos aos bispos durante o encontro, o material será entregue em CD. As impressões, também, diminuíram para os jornalista e grande parte das informações é disponibilizada no site da CNBB.

Assista ao vídeo
.: Evangelizando com as novas tecnologias


Três eventos para a área de EAD

Atenção a três significativos eventos na área da Educação a Distância:

7º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância acontecerá no período 23 a 31 de Maio de 2009O tema é : "Polifonia na Docência e Aprendizagem Online"

Pela primeira vez este evento será 100% online.

Veja a programação: http://www.joaomattar.com/7senaed/index.php?title=Programa

Congresso de EAD no Senac Rio
Evento centrado na EAD Corporativa, mas traz aspectos relevantes sobre EAD em geral
http://avas4.rj.senac.br/congressoead2/?page_id=114

Reportagens Rede Globo
O Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, realizou uma série de reportagens sobre Educação a Distância. Foram diversas entrevistas, que vão ao ar de 27 de abril a 1º de maio, e incluem a participação do presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, Fredric Litto. O jornal mostrará como é feita a EaD nos mais distintos locais do país

terça-feira, 21 de abril de 2009

Você conhece experiências de uso dos microblogs na educação?

.
Você conhece experiências de uso dos microblogs na educação?
.
Partilhe conosco!
.
.

Assembleia da CNBB no Twitter

A 47ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que terá início amanhã no interior de São Paulo, poderá ser acompanhada por meio do Twitter (http://twitter.com/cancaonova).
.
A matéria completa em: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=272770

segunda-feira, 20 de abril de 2009

UFAL - SEMANA DA PEDAGOGIA

SEMANA DA PEDAGOGIA 2009 - UFAL
....O curso de Pedagogia da UFAL já está disponibilizando o site da SEMANA DA PEDAGOGIA 2009, incluindo a programação.
.
.
.... Nos dias 28 e 29, estarei ministrando um minicurso juntamente com o amigo mestrando Ibsen Bittencourt.

Algumas possibilidades para o uso dos microblogs na educação online

Algumas possibilidades para o uso dos microblogs na educação online

Devido a sua praticidade de uso (apesar do Twitter estar disponível apenas em inglês e japonês; mas o Plurk está disponível em português), e pela mobilidade que eles permitem, os microblogs podem ser utilizados como registro diário de atividades de uma disciplina ou curso, e com cada "conta" de um microblog está conectado a outros microblogs (denominados de seguidores – algo que a maioria dos blogs estão copiando), os apontamentos de um aluno podem ser complementados quando relacionados diretamente ou indiretamente a observações de outras postagens de outros alunos em seus respectivos microblogs.

O professor também pode utilizar-se do acompanhamento dos registros dos alunos, interagindo, refletindo e fazendo refletir ou retomar alguma observação/apontamento/registro.

Estes registros também podem servir como possibilidades de avaliação do aluno, ou do processo. Segundo Kenski, ao analisar uma contribuição oral muito se perde no registro, enquanto que o registro escrito minimiza as perdas.

Algumas dificuldades para o uso dos microblogs na educação online

Algumas dificuldades para o uso dos microblogs na educação online

Para o uso dos microblogs na educação online, gostaríamos de apontar algumas, mas numa perspectiva de serem desafios a serem vencidos. E para isso estamos aqui: conhecendo e compreendendo estas dificuldades poderemos propor estratégias eficazes.

  1. Cultura disseminada de que a Internet foi construída para o mundo capitalista e hedonista, visando apenas o comércio/lucro e o entretenimento a qualquer custo, sem preocupações éticas ou morais.
  2. Adaptação a linguagem e adaptação na construção textual, tendo em vista que os microblogs só permitem 140 caracteres em cada postagem.
  3. Formação dos educadores para o uso desta interface. É necessária uma formação que ultrapasse o senso comum e o modismo, analisando a interface não como um fim, mas como uma estratégia didática, descobrindo como o aluno aprende quando está "plugado".

Microblogs ou sites de relacionamentos?

Por qual motivo o Twitter e o Plurk, que originalmente foram desenvolvidos para serem microblogs, tem sido utilizados como um site (rede) de relacionamentos?

Tomando como base as considerações de Santaella (2007), estou tentado a acreditar que as conexões e vínculos entre os usuários da internet, como também a criação e multiplicação de redes, sites de relacionamento e comunidades virtuais no ciberespaço são uma resposta do desenvolvimento humano, seja como forma de defesa, seja como adaptação ao meio.

Conforme a teoria da evolução de Darwin, o ser humano é capaz (assim como outros animais) de adaptar-se ao meio, como condição de sobrevivência. Podemos, por analogia, tomar este postulado para buscar entender a multiplicação das comunidades virtuais. Explico. Para não se perder na infinidade de sites disponíveis na internet, para não se sentir isolado, para não se desconfigurar enquanto SER e para perceber-se e identificar-se é que nós (seres humanos) buscamos viver em grupo. Somos seres gregários!

Nós aprendemos em rede, aprendemos uns com os outros e por mais que alguns possam identificar como sendo um deturpamento da finalidade inicial, usar os microblogs como uma rede de relacionamentos pode ser compreendido como uma vantagem para o processo cognitivo individual e coletivo!

domingo, 19 de abril de 2009

Microblogs e educação online: um possível casamento?

A Web 2.0 tem se desenvolvido numa velocidade surpreendente, trazendo para a Internet a possibilidade de interação e interatividade, de uma comunicação não mais linear, mas uma comunicação que oportuniza aos interlocutores fazerem e refazerem seu próprio percurso comunicacional.

Gostaríamos de estar destacando aqui uma "nova" interface da Internet e disponível para qualquer pessoa que desejar. Estamos falando dos microblogs, assim como o Twitter e o Plurk.

Estas duas interfaces denominadas de "microblogging", ou seja, interfaces que permitem, assim como os blogs, que as pessoas publiquem seus textos em páginas individuais na Internet. O detalhe está na quantidade de caracteres que podem ser utilizados, tornando estes textos curtos (até 140 caracteres).

Desde 2007 tenho utilizado uma outra interface (o blog) numa perspectiva educacional, levando e trazendo aos alunos (e seguidores=internautas e amigos) assuntos relacionados a educação (em especial a Educação Online) ou notícias diversas.

Estamos agora investigando as possibilidades do uso destes microblogs na educação online, no entendimento de uma sociedade que está vivenciando a era da modernidade líquida (Bauman) e da mobilidade (Santaella).

Esperamos em breve trazermos outros apontamentos, pistas, elementos e dados para nossa discussão. No momento convidamos a todos a conhecerem estas interfaces. E quem já conhece pode até contribuir, apontando suas experiências e considerações sobre a questão: Microblogs e educação online: um possível casamento?


quinta-feira, 16 de abril de 2009

7º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância
"Polifonia na Docência e Aprendizagem Online"
22 a 31 de Maio de 2009

Comissão Organizadora: João Mattar , Eliane Schlemmer e Marco Silva

O SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação à Distância será realizado em 2009 pela primeira vez totalmente a distância, entre 22 e 31 de Maio de 2009. O evento será gratuito, inclusive com muitas atividades abertas, mas para se inscrever, participar de algumas atividades fechadas e ter direito ao certificado, você deve ser associado à ABED.
O tema geral do Seminário é “Polifonia na Docência e Aprendizagem Online”, envolvendo os diversos canais e as diversas vozes que participam da educação online. Assim, o conceito de polifonia será o eixo central do evento, e as atividades serão realizadas tendo sempre como referência a interatividade e a bidirecionalidade.
O Seminário envolverá inúmeras atividades síncronas e assíncronas em diversas plataformas, como: listas de discussão por email, ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs, wiki, podcasts, vídeos, videoconferências, rádio, televisão, games e mundos virtuais. Um dos objetivos do evento é demonstrar, na prática, como essas diferentes ferramentas podem ser adequadamente utilizadas em EaD. O evento pretende também discutir o grau de proximidade que é possível alcançar com essas tecnologias entre os diversos personagens que participam da EaD.
Com essa estratégia, o 7 SENAED se propõe a respeitar diferentes estilos de aprendizagem. Assim, se você aprende melhor visualmente, pode participar das atividades no Flickr, no YouTube e em WebCasts, por exemplo. Se tem mais facilidade para aprender com áudio, pode acompanhar os podcasts que serão disponibilizados durante o evento. E se gosta mais de interagir por texto, pode escolher as atividades em listas de discussão, blogs e fóruns de discussão. E poderá ainda participar de atividades imersivas em games e mundos virtuais. Ou seja, você terá liberdade de montar o seu cardápio em função do seu estilo de aprendizagem.
Os debates abordarão temas polêmicos. Um interesse especial será dedicado à formação para a docência online e ao personagem “tutor”, incluindo sua contratação, remuneração, formação e qualificação. Outros temas a serem discutidos no evento: o papel do MEC na regulação da EaD e a situação da UAB - Universidade Aberta do Brasil, pós-graduação stricto sensu a distância, a qualidade dos cursos desenvolvidos na modalidade a distância, e a introdução da EaD no ensino médio.
As atividades envolverão palestrantes e moderadores que se destacam na prática e reflexão sobre EaD, contando com o apoio de diversos polos distribuídos pelo país. Os trabalhos e palestras apresentados durante o evento, assim como o resultado das discussões e construções coletivas, serão publicados no primeiro número da Revista da ABED, a ser lançada durante o 15° CIAED.
Portanto, reserve a semana de 22 a 31 de Maio para participar das inúmeras atividades que serão realizadas durante o 7 SENAED – contamos com a sua presença! E avise a sua rede de contatos.


Mais informações: clique aqui

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Tripé da EAD


Inclusão Digital

Esta apresentação foi elaborada pelo Professor Mestrando Ivanderson Pereira, Professora Patrícia e Professora Aline, para a disciplina Pesquisa em Educação Online

Ela é resultado de uma pesquisa utilizando o Twitter...

Considerações sobre o Twitter? Logo logo!

sábado, 11 de abril de 2009

Uma feliz e santa Páscoa

A Vígilia da Páscoa


“Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? 
Ele ressuscitou. Não está aqui. Vede o lugar onde o puseram!” 


Caros irmãos, contemplemos o grande mistério desta noite.
Convido-os a refletir a partir das palavras do Mons. Henrique Soares da Costa

        Caríssimos em Cristo, depois da longa e significativa série de leituras que acabamos de escutar, o Evangelho de Marcos, um trechinho curto e simples, coloca-nos com toda a força diante do mistério pascal. Três elementos compõem a Páscoa, nossa Festa; três elementos aparecem no que ouvimos há pouco. Ei-lo:

          Primeiro, um fato. Um pequeno grupo de discípulas do Crucificado da Sexta-feira, comprou perfumes para ungir o corpo de Jesus. Passou-se o Sábado, dia santo dos judeus e, logo na madrugada do primeiro dia da semana, lá vão elas ao túmulo. Constataram, então o fato: “Viram que a pedra já tinha sido retirada. Entraram, então, no túmulo”: estava vazio! Eis como tudo começou, eis como começou a nossa esperança, eis como iniciou a ecoar, ainda tímida a maior e mais desconcertante notícia de que se tem conhecimento: o túmulo de Jesus de Nazaré estava vazio! Mas, um túmulo vazio pode significar tantas coisas: será que levaram seu corpo? Será ainda que o roubaram? Terá ele não morrido, mas apenas ficado ferido e saído sozinho? Nesse caso, como afastou a pedra? O fato, no entanto, estava ali: claro, palpável, incontestável: o corpo de Jesus de Nazaré desaparecera... Seu túmulo, em Jerusalém, ainda hoje está vazio! Aquele que fora tragado pela morte, não mais repousa naquele túmulo...

          Mas, após o fato, vem um anúncio. Bendito anúncio: “Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui. Vede o lugar onde o puseram!” Anúncio louco, inacreditável, inesperado! Dizem agora àquelas pobres mulheres que Jesus de Nazaré, ressuscitou: não mais está no túmulo porque seu corpo foi transfigurado pelo Deus de Israel, Deus da vida, Deus que derrama seu Espírito Santo vivificante sobre toda carne. Estão dizendo que Jesus de Nazaré, de corpo no túmulo e de alma na mansão dos mortos, como todos os mortos do mundo, agora venceu a morte: morto na natureza humana, fora vivificado no Espírito Santo de Deus! Jesus de Nazaré – é o que dizem àquelas mulheres – atravessou o Mar Vermelho da morte, porque Deus soprou sobre esse Mar bravo e fechado, o vento do Santo Espírito e o fez atravessar, totalmente transfigurado... Jesus de Nazaré está agora junto do Pai, com a glória do Pai! Jesus de Nazaré passou, fez Páscoa, saindo deste mundo, atravessando a morte e entrando na glória do Pai! Se é assim, aquele túmulo não é o fim, mas o Início: neste Ressuscitado a humanidade, a ele unida pelo Batismo e a Eucaristia, pode vencer a morte, pode atravessar o mar desta vida certa de que caminha com ele para Pai! Eis a Páscoa, nossa Festa! Eis a nossa tristeza transformada em alegria! Eis a Vida que vence a Morte! Eis o Cristo que vence o Inferno! Se Cristo ressuscitou – e ele ressuscitou! – é próprio sentido da história, do mundo, da dor, do pranto, da vida e da morte que mudam para sempre de sinal! Tudo termina na Vida, tudo termina nos braços da Vida, no regaço de Deus, o Pai que ressuscitou Jesus dentre os mortos! Eis a Páscoa! Eis a nossa Festa!

          Mas, atenção! Os homens vestidos de branco continuam ainda falando. Têm algo a dizer: uma missão: “Dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galiléia. Lá o vereis!” Eis a missão! O Ressuscitado convoca seus discípulos ao redor de Pedro, ao redor de Bento XVI; convoca-os à Galiléia. Que significa a Galiléia? Ela é a região dos pagãos, é a região longa de Jerusalém, do Templo, do judaísmo... Agora, a Igreja deve deixar o judaísmo e dirigir-se ao mundo, em missão, anunciando Jesus morto e ressuscitado. Na frente, adiante de nós, irá sempre Jesus: “Ele irá à vossa frente!” – não foi isso que os homens de branco disseram? Ele nos espera, nos precede nas estradas do mundo. E, mais ainda, estejamos atentos ao que dizem os anjos com aspecto humano: “Lá o vereis!” Impressionante! Quem não for À Galiléia, quem não for em missão, quem não arriscar deixar a Judéia para ir com Jesus, anunciando-o, testemunhando-o, jamais haverá de vê-lo!

          Eis, caríssimos! Jesus, nosso Irmão, nosso Deus, nossa Páscoa ressuscitou! Ele venceu a Morte! Anuncio-vos este Evangelho como naquela radiante Noite Santa de dois mil anos atrás! Quereis vê-lo? Quereis estar em comunhão com ele? Quereis experimentar na vossa vida a força da sua Ressurreição? Então, saí de vós mesmos, da Judéia do vosso comodismo, da vossa mornura, da vossa frieza! Saí! Saí! Ide pelas estradas do mundo: anunciai Jesus nas vossas famílias, no vosso trabalho, entre os vossos amigos! Anunciai-o com a palavra, anunciai-o com as obras, anunciai-o com as atitudes, com a vida! Aí, então, vereis Jesus, experimentareis Jesus vivo e vencedor, Aquele que dá sentido e luz à nossa vida e à vida do mundo!

          Sabei, pois: nosso Irmão Jesus ressuscitou! Aleluia! A todos, uma feliz e santa Páscoa! Amém.

Eventos na área de Tecnologia - 2009

15/04/2009 a 17/04/2009
ERBD - V Escola Regional de Banco de Dados
http://www.unijui.edu.br/erbd2009
Ijuí, RS

04/05/2009 a 08/05/2009
EMicro/SIM - XI Escola de Microeletrônica da SBC-Sul e 24º Simpósio
Sul de Microeletrônica
http://www.ufpel.edu.br/ifm/emicro/
Pelotas, RS

04/05/2009 a 08/05/2009
ERBASE - IX Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe
http://www.uesc.br/eventos/erbase_2009
Ilhéus, BA

11/05/2009 a 13/05/2009
ERI-CO2 - II Escola Regional Centro-Oeste 2
http://www.gpec.ucdb.br/ec/eri
Campo Grande, MS

20/05/2009 a 22/05/2009
SBSI - V Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação
http://sbsi2009.cic.unb.br
Brasília, DF

20/05/2009 a 22/05/2009
WESAAC - III Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes
Colaborativos
http://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/cd_90/apresentacao
Caxias do Sul, RS (Evento apoiado pela SBC)

25/05/2009 a 29/05/2009
SBRC - XXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores
www.sbrc2009.ufpe.br
Recife, PE

25/05/2009 a 28/05/2009
SVR - XI Symposium on Virtual and Augmented Reality
http://grv.inf.pucrs.br/svr2009
Porto Alegre, RS

26/05/2009 a 28/05/2009
AES Brasil - VII Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil
www.aesbrasil.org
São Paulo, SP (Evento apoiado pela SBC)

26/05/2009 a 29/05/2009
II Congresso Tecnológico InfoBrasil TI & Telecom
www.infobrasil.inf.br
Fortaleza, CE

01/06/2009 a 05/06/2009
SBQS - VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software
http://www.sbqs2009.ufop.br/
Ouro Preto, MG

02/06/2009 a 05/06/2009
ESuD - VI Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância
http://www2.nead.uema.br/esud
São Luís, MA (Evento apoiado pela SBC)

04/06/2009 a 05/06/2009
SIRC-RS - VIII Simpósio de Informática da Região Centro do RS
http://www.pcs.usp.br/~lta/wta2009
Santa Maria, RS (Evento apoiado pela SBC)

05/06/2009 a 07/06/2009
SCGames - I Simpósio Santa Catarina Games
www.univali.br/scgames
Florianópolis, SC (Evento apoiado pela SBC)

24/06/2009 a 27/06/2009
WSL - X Workshop de Software Livre
http://fisl.softwarelivre.org/10/www/wsl2009
Porto Alegre, RS (Evento apoiado pela SBC)

28/06/2009 a 03/07/2009
RDP - V Federated Conference on Rewriting and Deduction
http://rdp09.cic.unb.br/
Brasília, DF (Evento apoiado pela SBC)

21/07/2009 a 24/07/2009
CSBC - XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
http://www.sbc.org.br/sbc2009
Bento Gonçalves, RS

26/07/2009 a 31/07/2009
WCCE - IX IFIP World Conference on Computers in Education
http://www.wcce2009.org/
Bento Gonçalves, RS

29/07/2009 a 31/07/2009
Brazilian Symposium on Bioinformatics
www.inf.pucrs.br/~bsb2009
Porto Alegre, RS

19/08/2009 a 21/08/2009
SBLP - XIII Simpósico Brasileiro de Linguagens de Programação
http://sblp2009.ucpel.tche.br/
Gramado, RS

31/08/2009 a 02/09/2009
SBCCI - 22nd Symposium on Integrated Circuits and System Design
http://www.lasic.ufrn.br/sbcci2009
Natal, RN

31/08/2009 a 02/09/2009
SBMicro - 24th Symposium on Microelectronics Technology and Devices
http://www.lasic.ufrn.br/sbmicro2009
Natal, RN

31/08/2009 a 02/09/2009
SForum - 9th Microelectronics Students Forum
http://www.lasic.ufrn.br/chiponthedunes2009/
Natal, RN

01/09/2009 a 04/09/2009
IV LADC - Fourth Latin-American Symposium on Dependable Computing
http://ladc2009.lsd.ufcg.edu.br/
João Pessoa, PB

04/09/2009 a 08/09/2009
Enecomp -Congresso Nacional de Estudantes de Computação
http://congressos.enec.org.br/enecomp/2009
Curitiba, PR

07/09/2009 a 11/09/2009
STIL - VII Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da
Linguagem Humana
http://www.inf.ufrgs.br/stil09/
São Carlos, SP

08/09/2009 a 12/09/2009
CLEI - XXXV Conferência Latino-americana de Informática
http://www.sbc.org.br/clei2009
Pelotas, RS

09/09/2009 a 11/09/2009
SBCARS - III Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e
Reutilização de Software
http://www.dimap.ufrn.br/sbcars2009
Natal, RN

28/09/2009 a 02/10/2009
SBSeg - IX Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de
Sistemas
http://www.inf.ufsm.br/sbseg2009
Campinas, SP

05/10/2009 a 09/10/2009
SBBD - XXIV Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados
www.sbbd-sbes2009.ufc.br
Fortaleza, CE

05/10/2009 a 09/10/2009
SBES - XXIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software
www.sbbd-sbes2009.ufc.br
Fortaleza, CE

05/10/2009 a 07/10/2009
SBSC – VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos
http://www.sbc.org.br/sbsc/2009
Fortaleza, CE

05/10/2009 a 07/10/2009
WebMedia - XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web
http://www.sbc.org.br/webmedia/webmedia2009
Fortaleza, CE

10/10/2009 a 12/10/2009
AUTOMATA - 15th IFIP International Workshop on Cellular Automata
http://www.mackenzie.br/Automata2009.html
São José dos Campos, SP (Evento apoiado pela SBC)

11/10/2009 a 14/10/2009
SIBGRAPI - XXII Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e
Processamento de Imagens
http://www.matmidia.mat.puc-rio.br/sibgrapi2009/
Rio de Janeiro, RJ

03/11/2009 a 09/11/2009
LAGOS - V Latin-American Algorithms, Graphs and Optimization
Symposium
http://www.inf.ufrgs.br/lagos09/
Gramado, RS

04/11/2009 a 06/11/2009
CLIHC - IV Conferência Latino-Americana de Interação
http://latin-web.org/clihc09/?op
Merida, Yucatan, México (Evento apoiado pela SBC)

09/11/2009 a 12/11/2009
ER - XXVIII International Conference on Conceptual Modeling
http://www.inf.ufrgs.br/ER2009
Gramado, RS

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Sexta-feira Santa

.... Caríssimos irmãos, como estamos vivenciando este momento santo, convido-os a reflexão.
.
....Estou disponibilizando hoje uma reflexão sobre a Sexta-feira da Paixão, do Mons. Henrique Soares (bispo eleito no último dia 02 de abril, como auxiliar da Arquidiocese de Aracaju) e disponível no site: http://www.padrehenrique.com/geral.htm
.
A Sexta-feira Santa

a. Sentido
Hoje, a Igreja mantém-se em profundo silêncio. O Esposo foi retirado. Neste dia, a Igreja não celebra a Eucaristia. O Altar, despojado após a Missa da Ceia do Senhor, é sinal desse jejum eucarístico.Pelas 15h, os cristãos se reúnem para uma solene celebração: a Celebração da Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: (1) uma Liturgia da Palavra, (2) a Adoração da Cruz e (3) a Comunhão eucarística.A Liturgia da Palavra ilumina o mistério da cruz do Senhor. Olhada somente com os olhos da razão, a cruz não tem sentido; ela é a maior prova de que Deus não existe e, se existisse, seria inútil, cruel, indiferente à dor humana! A cruz, à luz do nosso entendimento, é sinal de que não vale a pena ser bom, não adianta lutar por um mundo melhor, porque o mal triunfa! Mas, quando escutamos a Palavra do Senhor, o mistério da cruz aparece como luz, como sabedoria admirável de Deus! É isto que as leituras nos revelam: a Primeira, é o quarto cântico do Servo Sofredor; tão impressionante que o chamam de Paixão segundo Isaías. Aí, o Servo humilhado e destruído para salvar a humanidade, triunfará e será salvação da multidão. O Salmo 30 é uma impressionante oração que revela os sentimentos de Jesus na sua dor. É neste Salmo que se encontra a última palavra de Jesus: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu Espírito”. A Segunda Leitura é da Epístola aos Hebreus. Ela apresenta Jesus como nosso Sumo Sacerdote que, pelo seu sacrifício, entrou no Santuário verdadeiro: o céu. Entrou, não com sangue de animais irracionais, mas com o seu próprio sangue, sinal de um amor que se doa totalmente e, por isso, nos purifica. Finalmente, a impressionante narrativa da Paixão segundo São João. A Liturgia da Palavra é concluída com a solene Oração Universal, na qual a Igreja, unida ao seu Senhor, intercede por toda a humanidade.A Adoração da Cruz exprime a profunda reverência e admiração da Igreja pelo mistério da Paixão e Morte do Senhor. Não se trata de adorar o lenho materialmente, mas o que ele significa.Finalmente, a Comunhão eucarística. Apesar de não haver Missa, comungar no Corpo do Senhor morto e ressuscitado, revela bem o quanto Cristo vive para sempre.

b. Anotações litúrgicas
1. Recordemos a situação da igreja: cruzes retiradas ou veladas, altar totalmente descoberto, nenhuma flor, pia de água benta vazia. Não se toca os sinos nem campas; sempre a matraca.
2. Nenhum sacramento pode ser celebrado, a não ser a Penitência e Unção em caso de real perigo de vida. Nenhuma missa, por motivo algum, pode ser celebrada.
3. Fora da celebração, a comunhão somente pode ser dada aos doentes.
4. Não se pode fazer nenhuma adoração solene ao Santíssimo. Quem o adorar, fá-lo em silêncio e individualmente.
5. Pelas 15h começa-se a Celebração: paramentos vermelhos, sinal do sangue, do amor, e do Espírito Santo, que sustentou a entrega do Cristo.
6. Não se devme fazer comentários, a não ser o estritamente necessário... Se é que há necessidade...
7. Os celebrantes entram em total silêncio e se prostram. Todos se ajoelham, adorando o mistério da Paixão e Morte do Senhor. A prostração é o mais profundo modo litúrgico de reverência...
8. Sem “oremos”, de modo seco e direto, o padre faz a oração e conclui de modo abreviado: “Por Cristo, nosso Senhor”.
9. Atenção para não se mudar a letra do Salmo 30. Ele deve ser rezado na íntegra!
10. O quanto possível, não se deve tocar nenhum instrumento musical, a não ser para dar o tom. Se houver necessidade de tocar, que seja somente para sustentar o cântico e de modo extremamente discreto.
11. A Paixão pode ser proclamada por mais de uma pessoa. Nunca, sob pretexto algum, pode haver dramatização! É pura e simples aberração litúrgica, totalmente contrária ao espírito da Liturgia.
12. Quem inicia: “Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo...” não é o Padre, mas o narrador. Também é ele quem diz: “Palavra da Salvação”. Mas, sem beijar o Livro.
13. A homilia deve ser não muito longa.
14. Para a Oração universal, o diácono, um cantor ou o próprio Celebrante propõe, cantado, as intenções. Depois, pode convidar o povo a ajoelhar-se e levantar-se. Finalmente, o Celebrante faz a oração, com uma melodia quase em tom reto.
15. Para a Oração, o celebrante pode retirar a casula e colocar o pluvial vermelho.
16. Para a adoração da cruz, além dos dois modos apresentados no Missal, é costume na nossa Arquidiocese, conjugar os dois modos: o celebrante ou um diácono, de casula ou dalmática – ou ainda de pluvial – entra com a cruz velada e, três vezes, nave a dentro da igreja, vai descobrindo a cruz coberta de vermelho e cantando: “Eis o lenho da cruz”. O povo se ajoelha cada vez e responde.
17. A cruz deve ser colocada num local de destaque no Presbitério. O celebrante e os acólitos fazem-lhe três genuflexões e a beijam-na. É recomendável que, ao fazê-lo, retirem os sapatos, em sinal de humildade e penitência.
18. Quanto ao povo, se for muito numeroso, não deve beijar a cruz. Basta apresentá-la, e
nquanto se canta. Nunca, de modo algum e por motivo algum, pode-se usar mais de uma cruz!
19. A partir desse momento, se faz genuflexão para esta cruz – só para esta – como para o Santíssimo. Isso vai até às Vésperas do Sábado Santo.
20. Depois, para a Comunhão, cobre-se o Altar e colocam-se duas velas, o corporal e o missal. O celebrante ou o diácono, com o véu umeral e ladeado por dois acólitos com velas (mas sem umbrela, matraca e tudo o mais) traz o Santíssimo. Se ele estiver um pouco distante, um ministro da comunhão pode trazê-lo, mas sem véu umeral!
21. Depois da comunhão, o Santíssimo é recolhido não no sacrário, não no Altar da Reposição, mas num lugar fechado (por exemplo: o gabinete do padre ou uma outra sala fechada).
22. O padre faz, então, uma oração sobre o povo e, sem bênção, o despede.
23. Logo depois, o Altar é, novamente descoberto.
24. A partir de então, nem aos doentes é permitido mais levar-se a comunhão. A não ser em viático, isto é, para os que estão realmente agonizando.
Mons. Henrique Soares. Arquidiocese de Maceió.
Reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior coordena discussão

....Prof. Dr. Klaus confere palestra e coordena discussão sobre o ProLicenciatura (produção de materiais) e sobre Cartografia Cognitiva nesses materiais para alunos do mestrado em Educação da UFAL.
.
....Ele é bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professor livre-docente em Informática e Educação.
.
....Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e aprendizagem organizacional.
.
....Das grandes contribuições do evento convidamos e indicamos, para nossa leitura e reflexão, e posterior discussão a Resolução 74/2006 e a Portaria 105/2007 da UNESP, apresentados pelo Prof. Klaus.
.
Disponível no site: http://www.unesp.br/
Veja algumas fotos:


terça-feira, 7 de abril de 2009

O que as crianças estão olhando você fazer?

Você tem sido exemplo de quê?

Para quem?

Novo blog educacional

Foi criado mais um blog educacional!

.... Utilizando o site Universia, e uma das interfaces que ele disponibiliza, foi criado o blog da disciplina Produção de Material Didático e Avaliação em Educação Online, sob a responsabilidade dos professores Profa. Dra. Anamela de Campos Pinto e Prof. Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado.

....Esta disciplina faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas.

....Para acesso ao blog, clique aqui: http://blogs.universia.com.br/materiaisdidaticosonline/

.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Tudo pode ser usado para o bem ou para o mal

Da FOLHA ONLINE

PMs do Rio fraudam curso para ganhar R$ 400 de bolsa

RAPHAEL GOMIDE
da Folha de S.Paulo, no Rio

Policiais militares do Rio descobriram uma maneira de receber os R$ 400 mensais da Bolsa Formação do Pronasci (programa de segurança do governo federal) sem precisar fazer os cursos de qualificação exigidos para obter o benefício. Como são aulas à distância, feitas pelo computador, policiais pagam a colegas para fazer o curso obrigatório em seu lugar.

A inscrição no programa é feita por meio de um cadastro na página do Ministério da Justiça. Na fraude, o policial repassa a senha ao colega --que efetivamente faz o curso-- e passa a receber R$ 4.800 anuais. No Rio, o salário base de um soldado PM é de R$ 909,49. A gratificação do Pronasci corresponde, portanto, a 44% do total recebido pelo policial no ano (sem contar o 13º salário).

Em troca, o aluno de fato fica com o primeiro dos 12 meses de pagamento recebidos pelo policial que falta às aulas. Por vezes, as 60 horas-aula saem até por menos, R$ 100 ou R$ 200, dependendo da amizade.

Com isso, um mesmo policial militar pode fazer as aulas para vários colegas e complementar a sua renda.Ao menos três policiais militares do Rio relataram ter feito a prática irregular à Folha. De acordo com os PMs ouvidos, a prática é disseminada na corporação. Eles justificaram a burla com naturalidade, citando a falta de tempo para ficar diante do computador para fazer o curso.

O Pronasci é um programa do Ministério da Justiça com o objetivo de estimular o profissional de segurança a se aperfeiçoar. Os gastos previstos para o projeto em 2009 são de R$ 750 milhões. Com o curso, o agente se torna um especialista na área em que foi treinado.

Os três requisitos para o profissional participar da Bolsa Formação são receber salário bruto abaixo de R$ 1.700; "não ter cometido nem ter sido condenado pela prática de infração administrativa grave ou não possuir condenação penal nos últimos cinco anos"; "realizar cursos de formação e educação continuada habilitados pelo Ministério da Justiça".

Segundo dados do Ministério da Justiça, o Estado do Rio tem 22.834 agentes vinculados ao programa, 21% do total de 109 mil participantes no país. Também por causa dos baixos salários, é um dos Estados com o maior número de beneficiários do projeto no país.

Com o certificado, eles ficam teoricamente habilitados a empreender atividades como identificação veicular, policiamento comunitário, mediação de conflitos, atuação policial frente aos grupos vulneráveis e segurança pública sem homofobia, por exemplo.

No site do Ministério da Justiça, um item explica que "as informações do cadastramento são de exclusiva responsabilidade do profissional e a veracidade das informações são imprescindíveis para o recebimento do benefício".

Mudanças
A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) informou que fará alterações no programa para inibir esse tipo de fraude. Disse ainda que o Ministério da Justiça não recebeu nenhuma denúncia nesse sentido e que o caso será tratado criminalmente.

A Senasp vai estabelecer que a partir de 24 de abril, início do próximo ciclo, os inscritos sejam obrigados a fazer uma avaliação presencial acompanhados de seus superiores. Quem não fizer terá a bolsa cancelada. Denúncias podem ser feitas pelo 0/xx/61/3429-9468.

Habemos Episcopus

Hoje foi anunciado pelo jornal diário da sala de imprensa do Vaticano a nomeação pelo papa Bento XVI do Côn Henrique Soares da Costa para o episcopado, tomando lugar como bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju.

Parabéns a Igreja, que reconhece no agora Mons. Henrique Soares da Costa, a dignidade dos apóstolos.

Este é verdadeiramente um pastor de almas. Um pai!

Parabéns Mons. Henrique!