terça-feira, 7 de julho de 2009

Agindo politicamente - a favor da EAD

Olá pessoal, internautas e blogueiros que acompanham este blog.
.
No dia 12 de fevereiro publiquei aqui no blog um post intitulado SEM IDENTIDADE. E hoje dei continuidade ao que comecei com a ajuda e com a colaboração de vários estudiosos da temática. Para quem não acompanhou a discussão, o fato consiste no seguinte: na ANPED não temos um GT que trata exclusivamente da temática das TIC e da EAD. Mas em que isso compromete o avanço das discussões?
.
A realidade deste nosso 19º EPENN mostrou como precisamos de um "espaço" específico para tratar da temática, pois ela é composta de particularidades e especificidades que precisam ser discutidas, mas ainda estamos dispersos, divididos nos vários GTs e em específico no GT 16 (Educação e Comunicação).
.
Após o levantamento dos dados (que podemos observar logo abaixo no texto), o encontro com alguns contatos e discussões, resolvemos dar seguimento a uma moção, recolhendo assinaturas em um dcumento que será apresentado amanhã na reunião geral de avaliação do evento.
Segue abaixo o texto completo que estaremos entregando a comissão organizadora.
.
Prezados Senhores e Senhoras da Comissão Organizadora Geral,
.
Nós, professores e estudntes abaixo-assinados, tendo em vista as peculiaridades da temática relacionada a Educação a Distância, como também das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) relacionadas a Educação; tendo em vista que neste 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste o GT 16 (Educação e Comunicação) aresentou 66 comunicações orais (75% das inscrições no referido GT) e 13 pôsteres, dos 19 inscritos neste GT; tendo em vista a necessidade de darmos continuidade a discussões e estudos específicos sobre a Educação a Distância, como também das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) relacionadas a Educação e observando que a não concentração dos estudos, discussões e apresentações de comunicação oral e pôsteres tem prejudicado, de certa forma, o avanço de encaminhamentos pertinentes na temática, solicitamos que seja observada e discutida a possibilidade de rever a nomenclatura do GT 16 (Educação e Comunicação) ou da criação de um Grupo de Estudo (posteriormente GT) para os estudos da temática.
.
Sendo assim, também nos solidarizamos com os possíveis encaminhamentos e discussões e nos colocamos a disposição para compor o Grupo de Estudo, caso seja a decisão da Comissão, ao mesmo tempo que parabenizamos pela realização do 19º EPENN.
.
João Pessoa, 07 de julho de 2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Fernando!parabéns pela iniciativa e documento elaborado, acreditamos que encaminhamentos como este protagonizado por voçê fortalece a comunidade que estuda e pesquisa sobre EAD.
Aristóteles