domingo, 5 de julho de 2009

Plug Minas aproxima tecnologia dos estudantes da rede pública de Minas Gerais

Texto Fornecido por: Lívia Ascava (Núcleo de Relacionamento e Disseminação em Mídia Social da Webcitizen)

Centro de Formação e Experimentação Digital receberá cerca de 8 mil jovens diariamente para as atividades

Para levar a cultura digital a estudantes da rede pública do estado, o Governo de Minas Gerais acaba de lançar o Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital. Nele, jovens entre 15 e 24 anos terão acesso às mais diversas novas tecnologias, por maior de atividades ligadas às artes, informação e empreendedorismo, com um conceito inovador de formação e qualificação profissional no país.
O Centro foi instalado em uma área de 67 mil m², no antigo prédio da Febem, localizado no bairro do Horto, em Belo Horizonte. Cerca de R$ 15 milhões serão destinados às obras de reforma, ampliação e modernização dos 15 prédios que existiam no terreno e que passam a abrigar as atividades. A conclusão e adequação física do campus está prevista para o final de dezembro.
Os diversos núcleos serão implantados em etapas, em parceria com o setor privado e sociedade civil. O objetivo é promover a apropriação dessa cultura pelos jovens, para que cada um se coloque no mundo como protagonista de sua própria trajetória e possa usufruir seu direito ao trabalho, à educação e à participação.
A expectativa é que ainda neste ano 2000 jovens, de 37 escolas e 20 bairros, sejam beneficiados em ações culturais e informativas. Contudo, a capacidade total do Centro prevê o atendimento de 8000 estudantes por dia. Os quatro primeiros núcleos instalados serão o Valores de Minas; Oi Kabum!; Amigo do Professor; e Empreendedorimo Juvenil.
Ciente de que a cultura digital tem um enorme potencial de transformação da realidade social, o Governo do Estado de Minas Gerais elegeu o Plug Minas como um de seus projetos estruturadores, integrante da área de resultados "Protagonismo Juvenil". Isso significa que é um dos projetos estratégicos do Governo, que possuem monitoramento intensivo e metas e ações a serem cumpridas até 2011.

Nenhum comentário: