sexta-feira, 17 de julho de 2009

Governo Mineiro investe em cursos online

Para atender a crescente demanda dos jovens e adultos mineiros por melhores oportunidades de formação profissional técnica gratuita e, consequentemente, ao mercado de trabalho, uma nova modalidade do Programa de Educação Profissional está sendo implementada pelo governo de Minas Gerais.

Nesta nova etapa de construção do conhecimento, o Governo oferecerá cerca de 100 mil vagas em 77 cursos de Educação Profissional em 277 municípios do estado, utilizando a metodologia EAD (Telecurso Tec), que consiste em 145 programas para cada um dos cursos.

A proposta é de que o aluno seja o protagonista do processo do conhecimento por meio da observação, reflexão e discussão dos conceitos trabalhados em sala junto com seu orientador. Neste caso, o orientador é um educador que troca experiências e recebe apoio pedagógico permanente nos encontros presenciais de formação e no ambiente virtual.

Para usar essa tecnologia, as escolas receberam computadores e aparelhos de TV e DVD, fruto de um investimento de R$ 12,7 milhões do Governo do Estado de Minas Gerais em infraestrutura e capital humano. A primeira reunião técnica aconteceu no último dia 14, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença de 479 diretores das escolas envolvidas, diretores e técnicos das superintendências regionais de ensino e da Secretaria de Estado de Educação para discutir como será o desenvolvimento do programa e o treinamento dos professores.

(Em colaboração com Thamires Andrade - BH)

Nenhum comentário: