domingo, 15 de fevereiro de 2009

Prof. Dr. Stoian Ivanov Zlatev

....Neste final de semana fiz um pequeno recesso!
.
....Fui para Aracaju, passear um pouco com a família, visitando meus tios que moram na capital sergipana desde a década de 70.
.
....Mas o passeio também teve algo direcionado (mas não previsto) para o aspecto acadêmico. O fato é que pude encontrar-me com o Dr. Stoian Ivanov Zlatev, que é do departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe.
.
....O Dr. Stoian acompanha meu tio Silvino Austrilino em suas pesquisas e desenvolvimento de uma teoria matemática.
.
....O docente da UFS possui graduação em Fisica pela Universidade de Sofia (1973) e doutorado em Fisica pela Joint Institute For Nuclear Research (1985). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos. Atuando principalmente nos seguintes temas: soliton, zero mode, path integrals, infrared behavior, loop expansion.
.
....Nosso encontro foi rápido, num jantar na casa de meus tios, mas foi significativo pois Dr. Stoian acabou de ser convidado para assumir uma disciplina no curso de Matemática da UFS na modalidade a distância (UAB). A conversa girou em torno de suas expectativas para o curso e pela sua inexperiência com esta modalidade. E como estou trabalhando, estudando e pesquisando nesta área foi muito oportuno o nosso encontro...
.
....Questionamos alguns pontos institucionais, outros culturais, outros pedagógicos... mas o tempo foi curto e fiquei no compromisso de lhe enviar um exemplar do último livro organizado pelo Prof. Dr. Luís Paulo Mercado, onde tenho um artigo publicado.
.
....Ele questiona se a EAD funciona... e eu fiquei questionando sobre o que está acontecendo no Brasil.
.
... Uma coisa é certa... há muitos docentes que fazem um exímio trabalho, mas que estão sendo convidados para atuarem na EAD sem nenhuma formação ou orientação. E recordo-me de Otto Peters quando afirma que não é só a questão da distância que muda na EAD, mas toda a concepção, todo o entendimento pedagógico diverge do presencial.
.
....O governo quer fazer a expansão da EAD, mas precisa ver como vai fazer isso.
.
....ps.: obrigado Tio Silvino e Tia Maria José, obrigado Dr. Stoian.

Um comentário:

Anônimo disse...

Stoian é fera!