Amigos, recebi por e-mail e não poderia deixar de disponibilizar aqui, para nosso aprofundamento, reflexão e discussão.
Por Maria Aurea Caldas Souto - Mestranda em Educação UFAL
Fernando,
Acredito que os MC são excelentes instrumentos para avaliar a compreensão de um assunto e ainda para ajudar na fixação desse aprendizado. Creio, ainda, que a avaliação pode ser quantitativa, como por exemplo o número de conceitos apreendidos sobre determinado tema,. No que diz respeito a avaliação qualitativa ela pode se dar a partir da evolução, complexidade e clareza com as quais os MC são construídos por um estudante.
Quanto à existência de mapas certos ou errados acredito que ocorram, sim, mapas errados, inclusive podendo causar um paralogismo.
Essa é a grande dúvida, como avaliar um MC seguindo padrões objetivos ou subjetivos? Como seguir padrões se cada um constrói seu MC diferente do outro? Como em qualquer área avaliar é sempre muito difícil e acredito que a melhor maneira de se avaliar é considerar todas as situações em que aquele avaliado teve a oportunidade de participar e a partir daí atribuir-lhe um coeficiente de rendimento.
· Os MC servem para avaliar? Avaliar o quê?
· Que tipo de avaliação pode ser feita com um MC? Qualitativa ou quantitativa?
· Existem mapas certos e errados?
· A avaliação seguirá padrões objetivos ou subjetivos?
· Que tipo de avaliação pode ser feita com um MC? Qualitativa ou quantitativa?
· Existem mapas certos e errados?
· A avaliação seguirá padrões objetivos ou subjetivos?
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