quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Resumo da dissertação

Título: Interação Online: um desfio da tutoria
Mestrando: Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Orientadora: profa. dra. Cleide Jane de Sá Araújo Costa


RESUMO: O crescimento e as especificidades da EAD no Brasil têm promovido uma série de singularidades sobre a formação da equipe que elabora e desenvolve os cursos. A presença do tutor, apesar de ser questionada por vários estudiosos da área, apresenta-se como necessária para o desenvolvimento dos cursos, e os estudos sobre a sua participação no processo de ensino-aprendizagem visam analisar suas funções em acompanhamento ao aluno e têm como princípio as interações que realiza no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esta pesquisa analisa como as interações entre o tutor e o aluno nos fóruns de discussão, realizados em um AVA, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo do aluno, fundamentada em Aretio (1999 e 2001), Dillenbourg (1999), Costa, Paraguaçu e Pinto (2009), Gallimore e Tharp (1996), Gonzales (2005), Gros e Silva (2006), Primo (1998, 2000, 2001 e 2007), Roscoe e Chi (1999), Papert (1994) e Salmon (2000) e Vygotsky (1981, 1989, 2001 e 2008). Os estudos acerca das interações, de suas formas e tipos podem não só contribuir para o entendimento das funções do tutor na EAD mas também desta modalidade de ensino, em franca expansão. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa qualitativa online foi o estudo de caso e envolveu duas fontes de dados: leitura com análise e categorização dos registros dos tutores nos fóruns de discussão nas disciplinas escolhidas e observação direta das interações dos tutores nos fóruns de discussão presentes no Moodle Ufal. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento de dados bibliográficos e webgráficos, coleta de dados, tabulação e análise dos dados. Os resultados encontrados apontam que os tutores usam vários tipos de interação, nem todos favoráveis para o processo; aponta também para uma interação mútua e colaborativa como as mais indicadas para a atuação do tutor no processo ensino-aprendizagem, acompanhando os alunos e conduzindo-os a uma participação mais efetiva.

Palavras-chav
e: Educação online, Tutoria, Interação, Fóruns de discussão

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu amado Irmão, estou muito feliz pelo seu sucesso, e torço sempre pela sua felicidade e realização profissional!! Sinto-me um tanto orgulhosa em te-lo como irmão. Quem diria que aquele menino, ainda imaturo, que sempre ficava nas provas finais iria hoje ser uma grande mestre???Pois é, hj está ai o grande profissional reconhecido por toda Alagoas e porque não dizer Brasil???que Deus te abençoe hoje e sempre!! Lembre-se que estou um tanto triste por não poder estar presente nesse dia tão importante, mas com certeza estarei, rezando e o pensamento estará voltado para você!! Beijão Sucesso, Belle, Luana e Taz te amamos muito...

Anônimo disse...

Parabéns Fernando!
Pelo que vi no slidedepresentação você fez uma pesquisa bastante interessante e cheia dados relevantes. Gostei das categorias de análise.
[]s
Méa