Feliz Natal!
É com grande alegria que compartilho uma excelente notícia neste fim de ano: foi publicado o artigo “A Educação Híbrida como Possibilidade de Inclusão da Cultura Digital nos Planejamentos Pedagógicos”, resultado de uma pesquisa realizada em coautoria com Fernando Nascimento Costa Neto e disponibilizado no Video Journal of Social and Human Research (v.4, n.1, 2025).
O estudo analisa, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, como a Educação Híbrida — conceito recentemente incorporado à legislação brasileira — pode favorecer a integração da Cultura Digital nos planejamentos pedagógicos. A pesquisa identifica que muitos professores já vêm utilizando recursos digitais em suas práticas, seja de forma espontânea, seja por meio de propostas estruturadas, evidenciando um caminho de transformação que se fortalece no cotidiano das escolas e universidades.
O artigo também discute como o avanço das Tecnologias Digitais e a ubiquidade da Cultura Digital impactam diretamente as formas de aprender, ensinar e se relacionar com o conhecimento. Ao mesmo tempo, aponta para a necessidade de que os planejamentos pedagógicos incorporem de modo consciente e criativo estratégias que dialoguem com esse novo cenário — especialmente quando falamos de engajamento, inovação e construção de aprendizagens significativas.
Por que vale a leitura?
- Apresenta uma síntese atualizada dos debates sobre Educação Híbrida no Brasil;
- Conecta esses debates às transformações da Cultura Digital na sociedade contemporânea;
- Oferece reflexões sobre práticas pedagógicas, engajamento e inovação;
- Traz referências importantes para quem pesquisa, ensina ou atua na gestão educacional.
Para quem se interessa por tecnologias educacionais, cultura digital, inovação pedagógica e políticas públicas de educação, esta leitura certamente acrescentará novas perspectivas.
Acesse o artigo completo: https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/63
Desejo a todos um Natal de paz, luz e esperança, e que 2026 seja um ano de novas ideias, pesquisa viva e práticas educativas cada vez mais conectadas às necessidades do nosso tempo.

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