terça-feira, 30 de agosto de 2011

1º dia do CIAED

Chegamos a Manaus!
Viajar para este lindo Estado é uma aventura! Saímos de Maceió às 6h20, e chegamos aqui em Manaus às 12h05 (horário local)
O hotel do evento é um caso a parte... um prédio antigo, horizontal e com muito verde, inclusive um mini zoológico.

Infelizmente a internet aqui em Manaus não é das melhores, e não temos como estar enviando notícias ou atualizando com as informações das atividades por aqui, mas segue um pequeno resumo (rs)...

O evento começou ontem com os mini cursos, mas somente às 18h30 tivemos a solenidade de abertura, às homenagens ao Colégio Militar de Manaus (que faz 40 anos, e 10 de EAD) e um coquetel de confraternização.

Das muitas palavras ditas na solenidade, gostaria de registrar aqui algumas:

Prof. Litto (presidente da ABED): "O ônus da prova está com os críticos da EAD... eles é que precisam provar se há ou não qualidade"..." Aproximadamente um milhão de pessoas estão em cursos de EAD credenciados pelo MEC no Brasil, e mais um milhão em cursos livres".

Coronel Marinho (Comandante do Exército e do Colégio Militar de Manaus: "Estamos levando a qualidade da EAD para a educação básica"... "Nossa palavra de ordem é OTIMISMO!"


Major Robson Silva: "Acredito no bem! E precisamos fazer o bem, se não o mundo vai acabar".

Prof. Formiga (vice-presidente da ABED): "A EAD precisa sair do passo de Cágado"

Segue também algumas fotos do evento nesta 1º noite. E amanhã o dia está recheado!



sábado, 27 de agosto de 2011

Revista do Chile aguarda submissões de artigos

Recebido pela lista de discussão da Cátedra UNESCO de Educación a Distancia (UNED):
http://www.uned.es/cued/

La Revista Intersecciones Educativas, del Departamento de Educación de la Universidad de Los Lagos, Osorno - Chile, invita a docentes nacionales e internacionales a enviar artículos para su número de este año.

Intersecciones Educativas tiene como objetivo ofrecer un espacio para la difusión de trabajos de investigación interdisciplinaria relacionados con el ámbito de la Educación. La revista somete todos los artículos recibidos a evaluación anónima por expertos (as) en el área del conocimiento correspondiente, quienes proponen la publicación del mismo.

Los interesados (as) en presentar sus contribuciones a Intersecciones Educativas podrán enviarlas al Comité Editorial a través del correo electrónico de la Revista (inteseccioneseducativas@ulagos.cl), en el formato y normas de publicación indicadas en nuestra web (http://educacion.ulagos.cl/revista).


Convocatoria hasta el Viernes 09 de septiembre para publicar en el primer semestre.

Intersecciones Educativas
http://educacion.ulagos.cl/revista
Departamento Educación
http://educacion.ulagos.cl
Universidad de Los Lagos
http://www.ulagos.cl

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EAD em programa da Globo

Entrevista de Robson Santos da Silva - diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância para a Rede Globo / TV Amazonas sobre o 17 Congresso Internacional de Educação a Distância.



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Inscrições abertas para o I Seminário Nacional de Tutores da EAD

Recebido por e-mail, da ANATED


Já estão abertas as inscrições para I Seminário Nacional de Tutores da Educação a Distância, promovido pela Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância (ANATED), e que será realizado entre os dias 30/09 e 01/10, na cidade do Rio de Janeiro.

Com o tema “Construindo a identidade da Tutoria no Brasil” o seminário vai mobilizar cerca de 35 mil profissionais que exercem a função pelo país a divulgarem os seus trabalhos, pesquisas e experiências vivenciadas no exercício da função. Pesquisadores e estudiosos também poderão inscrever trabalhos até o dia 10 de agosto de 2011, através do site www.anated.org.br/seminario2011

A grande facilidade é que o seminário terá transmissão ao vivo pela internet mediante inscrição. “Hoje já é possível reunir todos sem sair de casa ou do trabalho”, explica Walid Haddad, diretor executivo da Anated. Ele explica que “quando se realiza um evento híbrido, como é a proposta do seminário, ou seja, presencial e a distância, conseguimos colocar em prática a nossa própria metodologia de sucesso, ou seja, a de estudar independente das barreiras físicas que muitas vezes se torna um limitador”, completa o diretor.
Para o presidente da Anated, Luis Gomes, “o objetivo é fazer com que o seminário consiga reunir o maior número de participantes de instituições públicas e privadas, de norte a sul do país, para assim prosseguir na construção de uma identidade que substitua a improvisação pelo planejamento, o amadorismo pelo profissionalismo, ainda mais quando se está em pauta a busca constante pela qualidade da educação”, afirma o presidente.


SERVIÇO:
O que: I Seminário Nacional de Tutores da Educação a Distância – “Construindo a identidade de tutoria no Brasil”.
Quando: 30/09 e 01 de outubro de 2011, na Estácio, Campus “Tom Jobim” - Rio de Janeiro/RJ.
Para quem: tutores, profissionais da educação, técnicos, gestores e coordenadores de instituições, alunos de graduação e pós graduação a distância, entre outros.
Como participar: inscrições no site www.anated.org.br/seminario2011

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Educação a distância e a Expansão das Universidades Federais


Do site: 
http://www.andifes.org.br


A Andifes realizou no dia 16 de agosto o seminário “Educação a Distância e a Expansão das Universidades Federais”

O seminário faz parte do ciclo de atividades da Andifes para construir diretrizes para uma expansão das universidades federais. A ideia foi reunir vários atores do cenário de EaD, como os Grupos, de Trabalho de Tecnologia de Informação e Comunicação (CGTIC), de Graduação das universidades federais (Cograd), e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das universidades federais (Copropi) bem como os Fóruns de Pró-Reitores de Extensão (Forproex), de Planejamento e Administração (Forplad) e de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) da Associação. O Objetivo é ampliar a discussão nas Universidades e assim buscar ideias, procedimentos e aprimoramento para a expansão do Ensino a distância.

O seminário visou estabelecer, por meio das contribuições dos coordenadores, assessores, pró-reitores, reitores e reitoras, um diagnóstico da modalidade a distância, bem como definir o  seu papel para a formação de pessoas num futuro projeto de expansão das universidades federais.

Neste sentido o Presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins (Ufop) explicou que a Associação está trabalhando com temas estruturantes com objetivo de construir diretrizes que venham a delinear as dimensões necessárias e suficientes para um futuro projeto de expansão das Universidades Federais. Por isso, o presente seminário é parte integrante desta construção. O Brasil é um país de dimensão continental e seria bem improvável a construção de uma universidade pública em cada cidade para o atendimento dos jovens e adultos, hoje, excluídos da Educação Superior.

Dessa forma, a modalidade a distância estabelece uma forma viável de acesso e de compromisso social, haja vista seu papel, quando desenvolvido com qualidade, na transformação das pessoas e consequentemente numa efetiva contribuição para que possamos ter um país mais justo, solidário e igual.

Não obstante, o presidente ressaltou que qualquer encaminhamento teria necessariamente que passar pelas questões atuais no que se refere a democratização do acesso, pelo financiamento e modelos, pela questão de pessoal e equipes de trabalho, pela arquitetura pedagógica dos cursos, pela infraestrutura de pólos e da sede, pela questão da Tecnologia da Informação e Comunicação e pelas novas tecnologias.

O seminário foi dividido em quatro mesas de debate. A mesa inicial falou sobre “Convergência entre a EAD e a Graduação presencial nas universidades”; a segunda “Infraestrutura e novas tecnologias”; a terceira “Aspectos pedagógicos na EAD” e a quarta mesa “Regulação e perspectivas da EaD”

Convergência entre a EAD e a Graduação presencial nas universidades 
A reitora Maria Lúcia (UFMT) garantiu que a democratização, a inclusão e interação do estudante por meio do ensino a distância favorecem a qualidade de expansão. Ela disse que a EaD é tão significativa e qualitativa quanto a modalidade presencial. “Nós já avançamos em pós-graduação, mas na graduação ainda precisamos ir mais adiante”. Ela propõe também a dinamização da Universidade Aberta do Brasil, ampliação da licenciatura, bacharelados, pós-graduação, extensão e educação continuada. A reitora apresentou uma proposta de ampliação da oferta dos cursos de bacharelado em todas as áreas.

Infraestrutura e novas tecnologias 
O professor Luiz Paulo Mercado (Ufal) falou do tema infraestrutura e novas tecnologias. Mercado fez uma comparação da geração antiga com a nova. Ele afirma que aqueles jovens que nascem inseridos em tecnologia são conhecidos como “nativos digitais” e por isso estão muito a frente daqueles que têm que se adequar a realidade de hoje. “A tecnologia usada na universidade cresceu em grande parte devido a EaD”, afirma o professor. Luiz Paulo informou que de 2002 a 2007 o crescimento de EaD foi de 3890%.

Aspectos pedagógicos na EAD 
A professora Maria do Carmo coordenadora de EaD da Ufop apresentou modelos pedagógicos para funcionamento da EaD. “Precisamos de elementos essenciais para um planejamento pedagógico do Ensino a Distância com qualidade, como: propósitos definidos, organização de tempo e espaço e organização social da classe”, disse Maria do Carmo.

(continua... clique aqui)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Educação a Distância é abordada na rádio CBN

Do site da Capes: http://www.capes.gov.br


O diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Carlos Teatini, participou, no final do mês de julho, de entrevista realizada pela rádio CBN. Na ocasião, foi abordado o crescimento da educação a distância, as principais características desta modalidade de estudo e o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Na entrevista, o diretor afirma que a educação presencial e a educação a distância são modalidades que não competem. Segundo Teatini, elas devem ser usadas em sintonia, de acordo com os equipamentos disponíveis, da necessidade das pessoas e disponibilidade para cursar um curso presencial, entre outros aspectos.
"Em função disso, a partir de 2005, principalmente, o Governo Federal investiu no sistema Universidade Aberta do Brasil para poder, inclusive, promover nas instituições públicas a educação a distância como um componente importante e essencial para democratizar o acesso à educação superior no Brasil", disse João Carlos Teatini.
Confira aqui o áudio na íntegra.

I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente

A equipe de organização do I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente informa que foi prorrogado o prazo de inscrições de trabalhos até o dia 30 de agosto de 2011, conforme site do evento:

sábado, 13 de agosto de 2011

Reitores das IES Federais e coordenadores UAB analisam EAD no Brasil

Nesta próxima semana teremos em Brasília um evento singular: os reitores das IES Federais e os coordenadores da EAD em cada instituição estarão reunidos, analisando a expeasão da Educação a Distância no Brasil, especificamente sobre a Universidade Aberta do Brasil e outros projetos que visam qualificar professores para o uso das TIC em qualquer modalidade.

Durante esta semana buscaremos trazer mais detalhes, mas já podemos adiantar que no evento ocorrerão 3 mesas com debates após as apresentações dos membros. Em uma das mesas o convidado é o Prof. Dr.Luís Paulo Leopoldo Mercado, que vai abordar "infraestrutura e EAD", com certeza levantando questões pertinentes e provocando reflexões necessárias.


O prof. Luís Paulo é doutor em Educação (PUC/SP, 1998), mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Realizou aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). É Professor Associado III vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação. É avaliador Institucional do INEP. É avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 29 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Aveiro (Portugal). Em 2011 orienta 2 Teses de Doutorado e 5 Dissertações de Mestrado nas mesmas áreas.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

17º Ciaed

Abed divulga calendário das apresentações de trabalhos no 17º Ciaed, que terá sua sede em Manaus no final deste mês.

Confira:

Apresentação formal
http://www.abed.org.br/congresso2011/trabalhos1.asp

Sessão Pôster
http://www.abed.org.br/congresso2011/trabalhos1.asp

domingo, 7 de agosto de 2011

Semana de Pedagogia UFAL

Na semana passada vivenciamos um evento singular na vida dos professores e estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, a Semana de Pedagogia.

Segue abaixo as fotos de duas atividades da sexta-feira: minicurso sobre Blogs na Educação e mesa redonda sobre o Plágio em época de internet, com a presença do Prof. Dr. Luis Paulo; Profa. Dra. Anamelea Pinto; Prof. Ms. Cleber Nauber e graduanda Aline Paz.

 



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Evento sobre o Moodle dá prêmio a pesquisador da UFAL

Do site da Ufal, encaminhado pelo Prof. Ms. Carloney Alves


Professor do Campus Arapiraca é premiado em evento nos EUA

Abordando experiências sobre o ambiente Moodle, o professor Carloney Alves, do Campus Arapiraca, recebeu a premiação de melhor artigo do VIII Simpósio Iberoamericano em Educação, Cibernética e Informática: SIECI 2011, que aconteceu na cidade de Orlando-Flórida, nos Estados Unidos, entre os dias 18 a 22 de julho.
Carloney apresentou o artigo ''Um Olhar sobre o Aprender e o Navegar com as Interfaces disponíveis no Moodle: O Aluno online no Curso de Licenciatura em Física a Distância da UAB/UFAL''. Além dele a professora Cynara Santos, da Ufal, a professora Obdália Silva, da Universidade Estadual da Bahia e a professora Janaína Rosado, do Instituto Federal de Alagoas, participaram da mesa “O Moodle como Ambiente Virtual de Construção Interativa: Repensando o Ensino-Aprendizagem no contexto das Tecnologias Digitais”.
O professor ressalta que a utilização desse espaço na sociedade contemporânea vem crescendo nos últimos anos e pode naturalmente contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem, sendo possível encontrar soluções e justificativas para o melhor uso desses ambientes.
“Neste contexto, ainda ressoam questionamentos, tais como: o que é preciso aprender para ensino em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)? Como manter as práticas pedagógicas atualizadas nesses ambientes para áreas específicas de conhecimento, numa dimensão da aprendizagem colaborativa?”, explica Carloney.
Para o professor é necessário, desenvolver ambientes colaborativos e criativos em toda a rede, incorporando novas interfaces eficazes que sejam cada vez mais transparentes aos seus usuários. “Ainda temos muito que pesquisar e descobrir, percorrendo as infovias que a Educação através de AVA oferece, facilitando o processo de ensino e de aprendizagem nesses ambientes. E, mais do que tudo, fazer com que professores acompanhem esse processo tão dinâmico, com uma linguagem acessível e que proporcione a interatividade de todos os envolvidos”, relata o professor

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Educação não é Fast-Food

Hoje pela manhã recebi u e-mail da ANATED sobre a campanha promovida pelo Conselho Federal de Serviço Social, que não aceita a oferta de seu curso de graduação na modalidade a distância.

Gostaria de convidar a todos para lerem o post de João Mattar: Por que eu apoio a Campanha Educação não é fast-food - disponível em seu blog. (Clique aqui)


E depois lerem a postagem da ANATED


Recebido por e-mail:

ANATED consegue liminar para retirar campanha “Educação não é Fast-Food” do ar 

Em ação cautelar promovida pela Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância (ANATED), o juiz federal Haroldo Nader, da 8ª Vara da Subseção Judiciária em Campinas - SP, concedeu liminar no último dia 28, determinando a cessação da campanha publicitária “EDUCAÇÃO NÃO É FAST-FOOD - DIGA NÃO À GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA EM SERVIÇO SOCIAL”, promovida pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), em conjunto com outras entidades do setor.
A campanha veio a público em maio deste ano, por meio de vários vídeos, materiais gráficos, disponível de forma impressa e online, e até mesmo um spot de rádio, que estava sendo veiculado em rádios comunitárias em todo o país, com o objetivo de dizer não a graduação a distância em serviço social. Entretanto, o material estava causando constrangimentos aos profissionais (tutores de EaD) e aos alunos desta modalidade de ensino. Segundo o entendimento do juiz federal, “o conteúdo em som e vídeos têm caráter altamente pejorativo ao ensino à distância em serviço social, abusando da simples crítica à qualidade daquele método. E expõem os consumidores deste método ao ridículo, tratando-os como pessoas de pouca inteligência e discernimento”, afirma em sua decisão.
Segundo Luis Gomes, presidente da ANATED, só se decidiu entrar com uma ação judicial porque a todo o momento a campanha é um ataque direto aos tutores e aos estudantes dessa modalidade. “Quem se depara com o material fica indignado com o que vê. Por isso, quando nos deparamos com a violação de preceitos que regem a nossa própria existência, nos vimos na obrigação de sair em defesa aos ataques provocativos”, esclareceu o presidente.
A Liminar deferida determina que o conjunto CFESS recolha todo material gráfico impresso e informatizado (disponível para baixar via internet): cartaz, cartão postal, marcador de página de livros, adesivos – relacionados à campanha “Educação não é Fast-Food”, bem como a cessação da exibição de todos os vídeos e da transmissão do spot, em seus sites e em todas as emissoras de rádios do país.

Inteiro teor no blog da Anated: acesse aqui

terça-feira, 2 de agosto de 2011