domingo, 19 de setembro de 2010

Laptops na escola... mudando paradigmas

Olá visitantes deste blog, iniciando esta semana, gostaria de convidá-los a visitar dois outros blogs, ambos que postagens sobre a mesma temática: o projeto UCA (Um computador por aluno).

No blog da Profa. Ana Beatriz (UFPE) ela apresenta relatos que precisamos ter conhecimento e analisar, como o seguinte trecho que transcrevo aqui...

[...] Outra grande surpresa foi em Caetés, que está inserido no UCA Total e já se tornou uma realidade na cidade. Vejam só que depoimento fantástico da equipe de avaliação: A equipe de avaliação chegou à cidade em pleno feriado municipal e encontraram as crianças na praça usando o laptop para navegar na internet, fazer trabalhos da escola e acessar o orkut, é claro. Até na feira os laptops já circulam. Uma verdadeira revolução na cidade.Segundo depoimentos, existem alunos de outras cidades querendo estudar em Caetés e até mesmo alunos das escolas particulares da cidade migrando para a rede pública. À noite, inacreditavelmente, a escola estava aberta para os alunos poderem se conectar à internet e eles estavam lá, sem querer ir para casa. Todas essas experiências estão apontando para um resultado muito importante: a tecnologia bem empregada na educação, pode sim, fazer muita diferença! [...]

Muito significativo neste momento das primeiras impressões e avaliações é perceber o grau de motivação dos alunos, professores, gestores e demais envolvidos.

O outro blog é do grupo Webcurrículo, da PUC/SP, que sempre está postando sobre este tema e recentemente disponibilizou a apresentação do prof. J. A. Valente da Unicamp no 3º Encontro sobre Laptops na Educação.

Visite e confira:






Um comentário:

Ana disse...

Querido Fernando,

Muito obrigada pela indicação! É muito importante compartilharmos ideias e informações.

Um grande abraço,

Ana