segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tutor não é professor? - Provocando discussão...

Após as férias, a lista de discussão Lista de la Cátedra UNESCO de Educación a Distancia (UNED):
http://www.uned.es/cued/ voltou com algumas temáticas, e diante de meus estudos, um questionamento tem se tornado bem particular: ¿Cómo evaluar al tutor de la WEB 2.0? (Como avaliar o tutor da web 2.0?).

As respostas a esta questão tem sido bem pontuais, refletindo e discutindo que antes de avaliar é necessário perceber quem é o tutor e em que modelo de EAD ele se enquadra ou em que modelo de EAD ele foi formado, inclusive para atuar na prática docente.

Hoje pela manhã recebemos uma participação na lista bem intrigante (no mínimo), e que replico aqui para servir de provocação a nossos estudos e debates. Afinal de contas... quem é o tutor? Ele é professor ou não? Ele se enquadra na categoria docente?

Não vou responder no momento, até pelo fato de que já o fiz em outras postagens. Apenas deixo aqui o comentário da lista para que possamos pensar sobre nossas posições políticas diante da prática docente. Mas depois também leia o artigo: El papel del tutor en el aprendizaje virtual, de Javier Martínez (Chile). Será uma boa confrontação!

Nuestra Consultora viene trabajando desde hace varios años en la formación de profesores para los
procesos con medios digitales, en especial elaboramos un Modelo propio para el trabajo en esta
aulas.

Hoy dirigimos las aulas digitales de dos universidades y en estos momentos los profesores formados
han atendido a más de 35 mil estudiantes de varias carreras.

En nuestra opinión el profesor tiene que ser "profesor", es decir debe contar con preparación
pedagógica, debe disponer de experiencia docente y por ende dominar su contenido.

El Modelo que comento rechaza la idea que el profesor es facilitador, no facilitamos, organizamos.
Organizamos tanto las tareas de enseñanza como las de aprendizaje, por ello nos referimos a un
proceso pedagógico desarrollado en ambientes digitales.

El profesor debe contar con preparación en el campo tecnológico o de selección diseño y empleo de
los medios. Con tal fin desarrollamos desde hace algunos años un sistema de formación que se puede

Saludos

DrC. Carlos Bravo Reyes

Nenhum comentário: