terça-feira, 29 de junho de 2010

Solidariedade - SOS ALAGOAS 2

Olá pessoal, como prometido, estou disponibilizando algumas fotos do que encontrei na cidade de Quebrangulo, uma das atingidas pela cheia em Alagoas.
.
Que sentimento: meu sentimento é de consternação. A cidade está num clima que mais se aproxima de um pós guerra, até pela presença de muitos militares do exército brasileiro e pelo sobrevoo constante de um helicóptero do exército, com uma frequência de 5 a 10 minutos. Mas este "clima" é por toda bagunça, sujeira e mal cheiro na maioria das ruas da cidade.

90% do comércio local não existe mais. Toda a mercadoria foi perdida.
.
Muitas pessoas andam de um lado para o outro... muitos não sabem o que fazer... alguns tentam limpar a lama que invadiu lojas, casas, prédios públicos. Encontrei muitos documentos da prefeitura no meio da lama, como também panelas, brinquedos, roupas. Muita coisa foi perdida. Algumas lojas desabaram, outras foram invadidas pela água e pela lama, não restando nada.
.



Pontes destruídas. Ruas tomadas pela lama. Buracos imensos. Árvores centenárias arrancadas. Crianças na rua, pois a escola também foi invadida ou é ponto de entrega de donativos.
.
A Igreja matriz parece um verdadeiro armazém, concentrando os donativos que chegam de todos os lugares. A cidade está recebendo muita ajuda, mas com certeza ainda vai demorar bastante para que uma "normalidade" seja estabelecida.
.
Mas um fato foi marcante: a rua em que minha família morou por muitos anos foi totalmente destruída. A casa de meus bisavós e outros antepassados não existe mais. Uma parte da história foi levada com as águas.
.
Mas não temos mais ninguém da família em Quebrangulo. O que nos restava lá eram memórias. O que resta agora construir um novo presente, acreditando em Deus e ajudando o povo a se reerguer.

O que fazer agora, com tantos donativos chegando e com o Governo Federal enviando verbas?
FISCALIZAR a distribuição e o uso de tudo isso. E cada um de nós é convocado para que nossos "políticos" não usem o que deve ser do povo.

Nenhum comentário: