domingo, 20 de junho de 2010

PROJETO UCA EM ALAGOAS

Cerca de dois mil alunos e professores receberão computadores até o final de junho
(Alagoas em Tempo Real)
Até o final de junho, todos os alunos e professores de cinco escolas da rede estadual de ensino estarão recebendo cerca de 2 mil laptops para estudos e pesquisas, em sala de aula e em casa. A distribuição dos equipamentos faz parte do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), patrocinado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Segundo a secretária de Estado adjunta da Educação, Cícera Pinheiro, as escolas contempladas pelo Projeto UCA serão adaptadas para receber os equipamentos. “Dentro da parceria com o governo federal, o MEC entra com os computadores e a instalação da rede sem fio (wireless), enquanto a Secretaria da Educação fica responsável pela instalação da rede elétrica, o armazenamento e a segurança dos equipamentos”, explicou a secretária adjunta.

De acordo com Cícera Pinheiro, esse projeto tem como objetivo a inclusão digital de alunos e professores da rede pública de ensino. “O Projeto UCA foi lançado em 2007 e agora será concretizado com a entrega desses equipamentos. O próximo passo será o treinamento dos professores dessas escolas, para que eles utilizem os equipamentos de forma pedagógica, para melhorar o desempenho dos alunos”, acrescentou.

Foram escolhidas para receber os laptops quatro escolas do interior e uma de Maceió. Do interior, serão contempladas com os equipamentos a Escola Indígena José Máximo de Oliveira, na área da tribo Wassu Cocal, em Joaquim Gomes; a Escola Professor Douglas Apratto Tenório, em Palmeira dos Índios; a Escola Deputado José Tavares, em Arapiraca; e a Escola Rotary, em Santana do Ipanema. Em Maceió, foi beneficiada a Escola Professor Edson Salustiano dos Santos, no Jacintinho.

“Todos os alunos e professores das cinco escolas terão acesso aos equipamentos, cada um terá o seu laptop”, garantiu Sônia Maria Farias Azevedo, diretora de Educação à Distância e Laboratórios Tecnológicos da Secretaria da Educação. Segundo ela, os computadores serão entregues aos alunos e aos professores, mas pertencem às escolas, onde ficarão guardados em salas-cofre.

“Os equipamentos serão usados em salas de aula e nos laboratórios de informática, de acordo com a temática das aulas e as atividades didáticas desenvolvidas. Por isso, todos os professores dessas cinco escolas passarão por um curso de capacitação, para otimizar a utilização desses equipamentos”, explicou Sônia Azevedo. Segundo ela, o professor ou o aluno pode até levar o laptop para casa, mas o equipamento ficará sob a sua responsabilidade.

As explicações sobre o Projeto UCA foram transmitidas aos coordenadores regionais de Educação, aos diretores e aos representantes do Conselho Escolar das cinco escolas contempladas com os equipamentos. Uma reunião com esse objetivo foi realizada, esta semana, no auditório da SEE, com a presença da professora Cícera Pinheiro.

Durante a reunião, Sônia Azevedo explicou que a capacitação dos gestores do Projeto UCA terá a participação de professores da PUC de São Paulo e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de técnicos da Secretaria da Educação.

Nenhum comentário: