Nos dias 7 e 8 de junho, três livros sobre educação a distância foram lançados pelo professor doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Marco Silva. O lançamento aconteceu no II Seminário Web Currículo, na PUC São Paulo, e no Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), realizado no Rio de Janeiro.
O primeiro título, Sala de aula interativa, completa 10 anos e está atualizado em sua quinta edição. O livro trata da interatividade como aperfeiçoamento da comunicação entre professores e alunos. Educação Online traz vários artigos de pesquisadores nacionais e internacionais sobre a modalidade educacional via internet. O objetivo é discutir as especificidades dessa modalidade. No livro Ensino-Aprendizagem e Comunicação, Silva participa como autor de um artigo sobre a inclusão digital do professor.
Marco Silva é professor da UERJ, sociólogo, doutor em Educação e, atualmente, trabalha com formação de professores para uso de informática e educação online. O professor defende a criação de um novo paradigma de educação baseado na participação, colaboração e cocriação entre professor e aluno. Para ele, as novas tecnologias permitem essa troca e isso é um desafio para a educação a distância.
Marco acredita que existe muito material publicado sobre EAD, porém poucos trabalhos teóricos consistentes que podem servir de referência. “A oferta de EAD é cada vez maior, porém a formação de professores para lecionar online é raríssima. Então, essas publicações vêm ajudar na formação desses profissionais”, afirma o professor.
O primeiro título, Sala de aula interativa, completa 10 anos e está atualizado em sua quinta edição. O livro trata da interatividade como aperfeiçoamento da comunicação entre professores e alunos. Educação Online traz vários artigos de pesquisadores nacionais e internacionais sobre a modalidade educacional via internet. O objetivo é discutir as especificidades dessa modalidade. No livro Ensino-Aprendizagem e Comunicação, Silva participa como autor de um artigo sobre a inclusão digital do professor.
Marco Silva é professor da UERJ, sociólogo, doutor em Educação e, atualmente, trabalha com formação de professores para uso de informática e educação online. O professor defende a criação de um novo paradigma de educação baseado na participação, colaboração e cocriação entre professor e aluno. Para ele, as novas tecnologias permitem essa troca e isso é um desafio para a educação a distância.
Marco acredita que existe muito material publicado sobre EAD, porém poucos trabalhos teóricos consistentes que podem servir de referência. “A oferta de EAD é cada vez maior, porém a formação de professores para lecionar online é raríssima. Então, essas publicações vêm ajudar na formação desses profissionais”, afirma o professor.
(texto adaptado de http://www.cead.ufjf.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário