sábado, 12 de junho de 2010

Índios e EAD


Indígenas alagoanos são aprovados no vestibular da UFS
Do portal da UFAL (http://www.ufal.br/)

Cinco jovens indígenas do povo Xokó foram aprovados no vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para os cursos de graduação a distância de Ciências Biológicas, Geografia e Letras. Os alunos, Milena Lima dos Santos, Ianara Apolônio Rosa, Iracema Apolônio Rosa, Romeu Lima Freitas e Rogério Lima Freitas, participaram como alunos das aulas a distância do Pré-Vestibular Indígena, que é vinculado ao Programa Conexões de Saberes/Ufal.

A etnia Xokó (vinculada a Funai/AL) está localizada às margens do rio São Francisco, entre os municípios de Pão de Açúcar - AL e Porto da Folha - SE. O Projeto Pré-vestibular Indígena a Distância, iniciou suas atividades no ano de 2009, pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Movimentos Sociais (GPCIMS) se constitui numa prática inovadora da Ufal e pioneira no Brasil. O GPCIMS é coordenado pelo Prof. José Nascimento de França e composta por uma equipe multidisciplinar, representada por nove graduandos e quatro profissionais de nível universitário, e com participação de duas alunas de Serviço Social, Adelaida López Doreneche e Alicia Navarro Calabuig, do intercambio entre a Universidade de Valência–Espanha e Ufal, que acompanham o grupo em suas atividades.

A aprovação dos indígenas se constitui na primeira conquista do povo Xokó na sua luta pelo acesso a universidade pública e gratuita. Além do Pré-vestibular Indígena a Distância, o GPCIMS desenvolve outros projetos de pesquisa e extensão na perspectiva da Etnografia Crítica Multireferencial, visando à melhoria das condições de vida do povo Xokó. Neste ano, o Grupo de Pesquisa está atuando em conjunto com o Programa Conexões de Saberes, coordenado pela Assistente Social Janda Maria Alves de Alencar, através do Projeto Organização e Mobilização Comunitária (POMC), dando continuidade às atividades de pesquisa e extensão do Grupo que já foram iniciadas no ano passado.

A Aula inaugural do Curso Pré-vestibular Indígena a Distância foi realizada no dia 7 de maio deste ano, na Escola Indígena Dom Antônio Brandão, Ilha de São Pedro, onde está localizada a aldeia Xokó, sendo proferida pelo Coordenador de Extensão, Prof. Dr. José Roberto dos Santos. No dia 15 de maio o Pré-vestibular foi iniciado na Escola José Máximo de Oliveira, localizada na aldeia Wassu-Cocal, em Joaquim Gomes (Alagoas).
obs.: a foto acima é de um pré-vestibular indígena.

Nenhum comentário: