Webquest: uma pesquisa orientada
Já é notório que estamos vivenciando uma proliferação do uso de tecnologias e mídias em todas as esferas da sociedade, e entre elas, no espaço educacional, conduzindo educadores e educandos a compartilharem seus saberes, na construção de um novo saber, por meio destas tecnologias e mídias.
Ultimamente também estamos tendo a oportunidade de "navegar" no mundo virtual, por meio da internet, desvelando um novo mundo, sem fronteiras, possibilitando cada vez mais o crescimento individual e social. Mas a experiência tem demonstrado que nem todos conseguem trabalhar ou estudar utilizando bem as ferramentas que esta tecnologia nos proporciona.
Na busca de uma melhor utilização destas ferramentas auxiliares ao aprendizado e dando continuidade ao processo de pesquisa denominado Webquest (que significa em termos simples, uma pesquisa direcionada utilizando em algum momento a internet) desenvolvido pelo Colégio Marista de Maceió, retomamos este trabalho que já havíamos realizado em anos anteriores e com outras temáticas. Mas...devido a outra atividades fizemos uma pausa na produção e execução de webquest. Retomar é um grande desafio!
E o nosso webquest vem para nos ajudar a entender melhor a diversidade religiosa, junto aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, quase concluindo as atividades letivas...
Esperamos que este projeto possa propiciar um melhor entendimento e uma melhor aproximação das pessoas, independente de seu credo, mas no respeito e na alteridade.
Acompanhe a webquest em:
http://marista.edu.br/maceio/webquest/diversidade-religiosa/
Para saber mais sobre webquest:
MERCADO, L e VIANA, M (orgs.). Projetos Utilizando Internet: A Metodologia Webquest na prática. Maceió: Q Gráfica / Marista, 2004
Prof. Fernando Pimentel e Alunos do 6º ano
Colégio Marista de Maceió
Um comentário:
Olá Fernando,
Seu blog cada vez está melhor, com os artigos bem interessantes. Parabéns.
Fui à Maceió no EPEAL deste ano e pude assistir o curso: "O uso do blog na educação", ministrado por vc e daí resolvi criar um específico para disciplinas que leciono no IFPE.
Além disso, somos colegas tb do mestrado em educação brasileira pela UFAL com a mesma orientadora Prof.ª Cleide Jane.
Espero nos encontrar mais vezes e beber um pouco da sua experiência.
Um forte abraço.
Felisberto do Nascimento
Professor do IFPE.
Postar um comentário