quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Glossário sobre Internet e Web

Olá alunos de GTI da UNIT, Pólo FITS!

Vamos construir um glossário contendo os termos que vocês encontraram estudando nosso módulo e em outras referências (devem ter sido muitos pois essa área tem muito acrônimo).
Coloquem suas contribuições aqui neste post, clicando em COMENTÁRIOS.

Coloquem não apenas o significado do acrônimo como também uma breve descrição do que é, por exemplo, para o termo FTP pode ser utilizado o seguinte:

"FTP - File Transfer Protocol. Um protocolo das redes TCP/IP, utilizado para a transferência confiável de arquivos. O FTP utiliza o TCP como protocolo adjacente da camada de transporte para garantir a integridade dos dados transferidos."

Lembre-se que todos estão aprendendo com a partilha e contribuição de cada um!

6 comentários:

Pedro Leivindo disse...

Bom dia Professor,
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet não é sinónimo de World Wide Web. Esta é parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermídia na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet. De acordo com dados de março de 2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial[1] (em torno de 1,1 bilhão de pessoas).

Internét hoje é essencial na vida de todos, desde que seja utilizada para fins produtivos.

Camila Marques disse...

WWW (World Wide Web:) é um
Sistema da Internet para a ligação de hipertexto de documentos multimídia em todo o mundo, tornando facilmente acessível
e compreensível o inter-relacionamento da informação comum aos documentos independentemente da sua localização física., através do URL (Uniform Resource Locator): Forma de especificação que indica o endereço do servidor onde estão armazenados os documentos, o caminho do diretório e o nome dos ficheiros respectivos.
sendo usado juntamente com o
Browser : aplicação de software que proporciona uma interface gráfica interativa para procurar,
localizar, visualizar e gerir informações numa rede, onde encontramos os Web-Mail’s : são sites especializado para recebermos e enviarmos e-mail’s. (hotmail,yahoo, gmail), também utilizamos o Chat: é um termo utilizado para descrever uma conversa em tempo real através da internet ligada a uma Rede : Sistema de elementos inter-relacionados, interligados através de uma linha dedicada ou comutada para estabelecer comunicações locais ou remotas (de voz, vídeo, dados, etc.) e facilitar a troca de informação entre utilizadores com interesses comuns. (ex.Rede Local, Ethernet, Wi-Fi..) tendo um Servidor : Computador principal da rede que fornece os dados aos demais computadores.

Maxuel disse...

O que é DNS ?

O DNS (Domain Name System) e um esquema de gerenciamento de nomes, hierárquico e distribuído. O DNS define a sintaxe dos nomes usados na Internet, regras para delegação de autoridade na definição de nomes, um banco de dados distribuído que associa nomes a atributos (entre eles o endereço IP) e um algoritmo distribuído para mapear nomes em endereços.

O DNS e especificado nas RFCs 882, 883 e 973. As aplicações normalmente utilizam um endereço IP de 32 bits no sentido de abrir uma conexão ou enviar um datagrama IP. Entretanto, os usuários preferem identificar as maquinas através de nomes ao invés de números.

Assim e necessário um
banco de dados que permita a uma aplicação encontrar um endereço, dado que ela conhece o nome da maquina com a qual se deseja comunicar. Um conjunto de servidores de nomes mantém o banco de dados com os nomes e endereços das maquinas conectadas a Internet.

Maxuel Vicente
Aluno 1º Período GTI - Unit - Pólo Fits
Referência: http://br.geocities.com/conexaopcpc/artigos/que_e_dns_smtp_sntp.htm

Em: 21/11/2008

Maxuel disse...

POP3:

O Post Office Protocol (POP3) é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Ele está definido no RFC 1225 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Aí, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responder-lhes, armazena-las, etc...

Maxuel Vicente
Aluno 1º Período GTI - Unit - Pólo Fits
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/POP3

Em: 21/11/2008

Maxuel disse...

SMTP:

Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet.

SMTP é um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida. É bastante fácil testar um servidor SMTP usando o programa telnet.

Este protocolo corre sobre a porta 25 numa rede TCP. A resolução DNS de um servidor SMTP de um dado domínio é possibilitada por sua entrada MX (Mail eXchange).

Maxuel Vicente
Aluno 1º Período GTI - Unit - Pólo Fits
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Smtp

Em: 21/11/2008

JOSE AURELIO DE M FERREIRA JÚNIOR disse...

Boa noite prof. Fernando.

Já que estamos falando de web e internet, não podemos esquecer de comentar da nossa switch, que é um equipamento crucial para comunicação nas empresas.

Um switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar frames entre os diversos nós. Possuem diversas portas, assim como os concentradores (hubs) e a principal diferença entre o comutador e o concentrador é que o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um segmento diferente, o que significa que não haverá colisões entre pacotes de segmentos diferentes — ao contrário dos concentradores, cujas portas partilham o mesmo domínio de colisão.

Fote: www.wilkepdia.com.pt

José Aurélio de M. Ferreira Jr.
Aluno