quinta-feira, 13 de novembro de 2008

EAD em prática

Hoje a tarde tivemos, na disciplina Educação a Distância: Fundamentos e Práticas, sob a orientação das Professoras Dra. Anamelea Pinto e Cleide Jane Sá, a nossa primeira redonda com a temática Modelos de Gestão em EAD.
Inicialmente a proposta já nos foi um desafio, já que até então estávamos usando outro modelo de apresentação, com seminários temáticos que envolviam toda uma tarde para cada tema.
Outro desafio se deu exatamente quando realizamos a divulgação das mesas e recebemos de Edméa Santos uma proposta: fazer a transmissão ao vivo, via web, do nosso evento.
Tivemos cerca de 24 horas para poder agilizar o que precisávamos. Isso sem deixar de mencionar nossa tensão tendo em vista o resultado da seleção do mestrado que foi publicado ontem...
Nossas atividades eram: encontrar e testar um soft, preparar a lista de e-mail e enviar o convite-instrução de como fazer o dowloud do soft, instalação e participação, e depois fazer toda a instalação do aparato necessário no auditório do Centro de Educação da UFAL.
A primeira apresentação da mesa ficou sob a responsabilidade de Manuela Pinho, que apresentou as possibilidades do uso de comunidades virtuais de aprendizagem, trazendo-nos os pensamentos existentes até o momento de como utilizar as redes sociais ou os ambientes das comunidades disponíveis na web para a educação.
Glauco Junior e Lucicleide Silva nos apresentaram questões pertinentes sobre a administração e a gestão em EAD, apresentando – inclusive – modelos de algumas instituições. Significativo foi a percepção de que a gestão para a EAD tem elementos próprios, já que a educação a distância tem uma realidade bem específica.
Particularmente a proposta que tivemos foi de grande importância. Inicialmente pela possibilidade de estarmos utilizando um modelo de apresentação de trabalhos muito utilizado em congressos, seminários e outros eventos.
Outro ponto positivo foi o empenho de todos para que tudo ocorresse da melhor forma possível, vencendo as dificuldades que nos apareceram.
Gostaria de evidenciar o seguinte: a EAD, neste momento que estamos vivenciando, está desbravando um mundo novo. E isso nos leva a uma reflexão: precisamos nos deter nos casos e dificuldades para que possamos teorizar e apontar que passos devem ser dados para que a EAD cresça, vencendo os preconceitos e as barreiras que surgem a cada dia.

Nenhum comentário: