quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Psicologia e Educação Matemática



Olá alunos do curso de Matemática da UNIT/Pólo FITS.



Se eu tivesse que reduzir toda psicologia educacional a
um único princípio, diria isto: O fator isolado mais importante que
influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece.
Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus ensinamentos.
(Ausubel, 1980, p. iiiv).





Leiam o texto do Prof. Ms. Marcos Antonio S. de Jesus sobre a Psicologia da Educação Matemática disponível no site:


http://sites.unisanta.br/teiadosaber/apostila/matematica/A_PSICOLOGIA-Marcos2808.pdf





e deixem aqui o seu comentário. (Não se esqueçam de se identificar)

13 comentários:

Anônimo disse...

A psicologia nos ajuda a analisar e identificar os fatores afetivos e cognitivos que influenciam o processo de aprendizagem, ou seja, contribuindo na compreensão do pensamento dos aprendizes. Por isto, a qualidade na educação matemática, esta bem relacionada com a psicologia, porque, se seus conselhos forem seguidos, com certeza ficará bem mais fácil o aprendizado dos alunos sobre a matéria.
Sendo a matemática tida como matéria complexa. Para se tirar o mito de "medo", é preciso não apenas o conhecimento dos assuntos por parte dos professores, mas principalmente que estes tenham habilidades para conseguir mostrar a importância da matemática na vida das pessoas e assim conseguir transmitir os conteúdos.

Ginaldi Ferro da Silva
Aluna do 2º período de Matemática
UNIT - Polo FITS

Anônimo disse...

A psicologia é importantíssima e fundamental em todos os campos da vida. Em matemática, não poderia deixar de ter sua indispensável contribuição, pois é nela que o professor deve baseiar-se para se fazer entender e, entender os alunos que em geral criam em si mesmo um mito de que é a pior e a mais difícil matéria de se aprender. Mas como o prof.Fernando Pimentel no período passado falou:"A gente aprende aquilo que nos ensinam, descobrir mais tarde se é verdadeiro ou falso só cabe a cada um de nós nos aprofundarmos naquilo que realmente nos interessa". A gente só pode gostar de matemática se o professor pelo qual nós aprendemos, utilizou de alguma psicologia para que nós possamos aprender a gostar de matemática.

Anônimo disse...

O comentário acima foi redigido por:

José vitor Junior
Aluno do 2° Período de Matemática
Polo FITS/MACEIÓ

Anônimo disse...

A psicologia nos ensina a base da educação fundamental servindo como orientadora na construção cognitiva do aluno que tem a matemática como uma barreira imagináriamente intransponível.
Nesse contexto, o professor a manipula como um instrumeto de introdução buscando adquirir habilidades que talvez nem mesmo o aluno sabia que era capaz de realizar a partir do momento que ele vai colocando em prática os ensinamentos propostos pelo professor. Por isso, saber aplicar a psicologia no ensino de matemática é essencialmente fundamental não só para alunos de ensino médio como também em todas a vida do aluno enquanto ele frequentar a escola.

Amarildo Rodrigo Vieira
Aluno do 2º período de Matemaática
UNIT/FITS/MACEIÓ

Anônimo disse...

Acredito que independente de qualquer que seja a matéria a psicologia é de fundamental importância, principalmente falando de uma matéria complexa como a matématica. Pois a psicologia ajuda nos processos mentais, que pode nos auxiliar para uma melhor compeensão da mente e da matéria(Matemática).

Alessandra B. Freire
Aluna do 2ºperíodo de Matemática
UNIT-FITS

Anônimo disse...

A Matemática é entendida pelos alunos como um "bicho de sete cabeças".Muitos até criam aversão a matéria,talvez por não conseguirem entender os conteúdos ou por não compreenderem a importância da disciplina nas práticas cotidianas.
Surgem perguntas do tipo:Qual a importância da Matemática? Será que é necessário estuda-la? Qual a sua utilidade no cotidiano? As respostas para essas perguntas estão em conseguirmos entender o que se passa com os alunos quando envolvidos em atividades relacionaads com a matemática.Com isso surge a importância da Pisicologia da Educação Matemática, uma vez que,é preciso entender o pensamento e o comportamento dos alunos para que sejam desenvolvidas novas metodologias de ensino que culminem no desenvolvimento da aprendizagem, para que em fim o aluno consiga compreender a importância e a utilidade da matemática.
E necessário que sejam realizadas pesquisas cuja o objetivo esteja em compreender o ensino-aprendizagem da Matemática levando em consideração aspectos psicológicos.Pois só assim serão encontradas soluções para os problemas enfrentados no ensino-aprendizagem da disciplina.


Maria Isabel
Aluna do 2º período de Matemática
UNIT - Polo FITS

Anônimo disse...

Psicologia é o estudo do comportamento humano,disso todos nós sabemos.Matemática,ciência que se apoia na lógica comprovada.Aparentemente opostas e por isso não fundamentada para alguns estudiosos.
É necessário reflexão sobre o tema, pois a maioria das pessoas "odeia" Matemática,até encontrar por exemplo um professor que use um método,sua experiência e muitas doses de artifícios psicológicos fazendo com que o aluno passe de um comportamento distanciado,amargurado e até agressivo para um comportamento próximo,interessado e dedicado a resolução daquelas dúvidas,tratando melhor o professor e concentrando-se melhor em sala.
Outro exemplo melhor de como a matemática e a psicologia estão interligadas,È o fato que parece engraçado, mas alguns alunos que dedicam suas vidas à estudar Matemática dependendo do caso podem apresentar problemas psíquicos.
São questões que precisam ser levadas em conta,por isso em minha opnião o estudo da psicologia se faz necessária na formação de professores nas disciplinas de exatas sim e o estudo psicológico nestas áres também deve merecer seu destaque.

Daniele Silva dos Santos
Aluna do 2º período de Matemática
UNIT - Polo FITS

Anônimo disse...

Psicologia e Raciocínio,
O pensamento dos estudantes deve ser habilitado em enriquecimento do raciocínio e a utilização de técnicas para dinamizar a aprendizagem na matemática.
A atuação do professor é primordial para o desenvolvimento pisco do aluno o professor explora o pensamento dos estudantes no sentido de evolui e abordar na pratica a abordagem matemáticas.

Wellington
Unit - Maceio

Anônimo disse...

Alidiana

O Texto fala da importancia de cada professor tem em desempenhar um trabalho de psicólogo de seus alunos, desta forma estamos ajudando a eles entender esta matéria que para muitos ainda é um "mito de dificuldades".
Com o estudo da psicólogia na Matemática podemos ajudar a nossos alunos a desenvolver bem a matéria e assim procurar o melhor meio de ajudá-los a aprender, afinal é ensaiando e errando que chegaremos no caminho desejado.

Alidiana Santos Sousa
Aluna do 2° período de Matemática
UNIT - Polo FITS

Unknown disse...

A matemática, por ser uma matéria com muitos conteúdos que trabalham com abstrações, é uma das áreas mais carentes de mecanismos que auxiliem e facilitem a aprendizagem. A psicologia da educação aplicada a matemática procura lançar essas bases facilitadoras.

Outro aspecto levantado pelo autor é a importância da formação dos docentes também na área psicológica. Estes, entendendo como se dão os processos de aprendizagem de cada aluno, poderiam facilitar o ensino da matéria.

Anônimo disse...

a psicologia e a matemática as duas disciplinas andam juntas porque precisamos entender primeiro o pensamento do ser humano para depois formular as idéias no intuíto de resolver problemas, já na prática educacional precisamos ter conhecimento psicológico para poder lidar com alguns problemas existentes em uma instituição de ensino e também saber avaliar um aluno como a sua vida social e economica. porque na maioria das veses o individuo tem dificuldades de aprendizagem por enfrentar problemas fora da sala de aula,se conhecermos melhor com certeza saberemos como lidar com ele na busca de ajuda´lo a solucionar o problema existente.jairan b. alves

Anônimo disse...

A psicologia é indispençavel na vida do aluno, principalmente para orientalo na aprendizagem dos conteúdos, na discipina de matemática por exemplo, que grande parte dos alunos acham complexas, o professor pode influencialo e tirar o mito do medo e os alunos possa ter conhecimento dos assuuntos com menor dificuldades.

Marcio Moreira da Silva
Aluno do 2º período de Matemática
UNIT - Polo Fits

Anônimo disse...

Sabe-se que a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Ela nos ajuda a analisar e identificar não só os fatores afetivos, mas também os cognitivos que influenciam o processo de aprendizagem escolar.
A psicologia Educacional tem importância à medida que esta poderá fornecer um fundamento para a melhoria do trabalho em sala de aula. Os psicólogos são os profissionais que mais desenvolvem investigações no contexto escolar.
Em relação à psicologia da educação em matemática é possível dizer que se trata de uma incursão em domínio necessariamente interdisciplinar, gerado a partir de contribuições da psicologia.
Deve-se salientar a importância da psicologia desde os primeiros anos escolares. Sendo a matemática considerada uma matéria complexa, o estudo da psicologia é indispensável nesta área, auxiliando a detectar as reais necessidades não só educandos como também dos professores.


ABEL FIRMINO
Aluno do 2º período de Matemática
UNIT - Pólo FITS