quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CARTOGRAFIA COGNITIVA

Realizamos, para os alunos do curso de Matemática e de Gestão da Tecnologia da Informação do Pólo FITS , nos dias 27 e 30 de setembro, de uma oficina pedagógica sobre o uso do Cmap Tools na construção de Mapas Conceituais (Cartografia Cognitiva), refletindo sobre Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Colaborativa.





A técnica de Mapas Conceituais foi desenvolvida por Joseph Novak, baseando-se nas teorias de Ausubel e Vigotsky que defendem a importância do conhecimento prévio para ser capaz de aprender novos conceitos. Os Mapas Conceituais são representações gráficas como diagramas, indicando relações entre conceitos ligados por palavras e representam uma estrutura que vai de conceitos mais abrangentes a outros menos inclusivos. É um recurso que está sendo muito utilizado pelas Universidades como ferramenta de ensino-aprendizagem em todo o mundo.

A oficina, que contou com o apoio do Gestor do Pólo prof. Fernando Tenório, teve a participação do professor-tutor Cláudio Arcanjo, que acompanha as disciplinas específicas do curso de Matemática.

Com esta oficina nossos alunos entram em contato (cada vez mais)com a realidade universitária mundial, desenvolvendo atividades de grande porte e relevância, assim como o uso da cartografia cognitiva – recurso importantíssimo para o ensino-aprendizagem e muito divulgado nos grandes centros acadêmicos.

Nenhum comentário: