Toda "boa" discussão sobre Educação a Distância sempre evidencia as "mudanças" pedagógicas necessárias quando incorporamos a EAD ao processo educacional.
Uma destas mudanças é quanto a avaliação da aprendizagem! Mas esta mudança nã é só necessária a modalidade EAD. Em muitos casos da modalidade presencial estas mudanças também são necessárias.
É uma questão de filosofia da aprendizagem, como postula Oliveira (2006).
Como tenho um interesse significativo pelo uso de interfaces no processo de aprendizagem (inclusive sobre o papel do tutor como mediador da aprendizagem), estou buscando olhar as possibilidades que a Internet nos disponibiliza, inclusive como possibilidades de instrumentos avaliativos ou ambientes propiciadores de comunicação e avaliação.
Neste sentido gostaria de trazer aqui um parágrafo (inteiro) e mais um trecho do texto APRENDIZAGEM MEDIADA E AVALIADA POR COMPUTADOR: A INSERÇÃO DOS BLOGS COMO INTERFACE NA EDUCAÇÃO, de Rosa Meire Carvalho de Oliveira.
O texto na íntegra está disponível no livro de Marco Silva e Edméa Santos: Avaliação da aprendizagem em educação online.
Eis o trecho:
Como objeto de aprendizagem o blog incorpora muitas idéias já defendidas por educadores como Paulo Freire (2002) e Lev S. Vygotsky (1989), que viam a aprendizagem como uma condição não individual, mas socialmente construída. Vygotsky defende que a chave para a aprendizagem está na interação professor-aluno. Neste sentido, os educadores cumprem papel fundamental de mediadores da cultura na relação do sujeito com o mundo quando, ao interagir com o aluno, põem a serviço suas capacidades, de forma dialógica, em prol do processo de aprendizagem. (p. 340)
Como interface, o blog cumpre o papel de achar-se disponível ao processo avaliativo, respondendo, na ponta, por uma decisão polítioc-pedagógica das instituições escolares, de inserí-lo de forma estruturante... (p. 342)
Diante destes dois textos, e daquilo que todos estão lendo sobre EAD e Avaliação, gostaria de perguntar:
O blog pode ser utilizado como um elemento confiável na avaliação dos alunos, numa proposta de educação online?
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