segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Quem é o tutor?

Quem é o tutor?

Não concordo com a afirmação de que qualquer um pode ser um mediador. Mas quanto ao uso da terminologia relembro o que Aretio disse: não há uma unanimidade para nomear o profissional que tem como função acompanhar o desenvolvimento e a caminhada do aluno num curso online. Para uns é tutor, para outros professor-tutor, etc.

Tenho buscado defender a idéia de que não é qualquer um que pode estar neste papel da mediação e da "provocação" para a interação, mas que devemos ter um cuidado todo especial para a formação do tutor. Uma formação consistente, com elementos da andragogia e heutagogia (Beth Almeida), com elementos sobre interação e interatividade (Marco Silva), além do domínio do conteúdo e competência técnica (entre outros).

A questão da desprofissionalização do papel docente é algo que está borbulhando em muitos cantos do Brasil. Isso até mesmo pelo simples fato de que o tutor não é registrado profissionalmente, além de todos os conceitos e preconceitos que temos quando relembramos a figura do tutor no século XV.

Mas creio que, como estamos construindo este campo do conhecimento (educação online), cabe a nós também discutirmos qual será o papel deste profissional ou se ele deve continuar a existir.

Precisamos inclusive questionar sobre a figura do tutor aos olhos da UAB, pois os processos de seleção estão - no mínimo - desvalorizando ainda mais este papel docente. Além do fato de que as bolsas são destimulantes e não há incentivos para uma formação adequada - o que seria o ideal.

E então pessoal? Quem é o tutor? Será ele responsável pela mediação num AVA? Será que conferir ao tutor o papel de acompanhamento, de mediação, de provocar interação é estar desprofissionalizando o papel docente? Não seria o tutor também um docente?


(Reflexão realizada inicialmente no curso interinstitucional Formação de Professores para a Docência Online) 

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