domingo, 12 de outubro de 2008

E agora, mais uma lei...

E agora, mais uma lei?

Nosso país tem algo de interessante, no mínimo...!

Vejam a novidade: o ministro da educação, Sr. Fernando Haddad tem manifestado nos últimos meses a sua política de formação para os professores que estão na ativa e para aqueles que desejam ingressar no magistério. Ele não perde uma oportunidade para poder falar da importância da formação.

Até aí tudo bem!

Mas vejamos o que encontramos no site do MEC desde a última sexta-feira:

Para aumentar o percentual de professores formados com qualidade e oferecer formação àqueles que já trabalham, a minuta do decreto que institui o Sistema Nacional Público de Formação de Professores do Magistério está disponível para consulta pública e pode receber sugestões da sociedade pelo seguinte endereço: formacao.magisterio@capes.gov.br . A intenção é que o decreto seja assinado pelo presidente da República até dezembro.

Já li a referida MINUTA e me impressionou o fato de que a proposta coloca a educação a distância num segundo plano, e até mesmo desmerece as iniciativas e ações que o próprio governo tem realizado, inclusive por meio da Universidade Aberta.

Convido a todos para ler e observar como a educação a distância é colocada de lado... esquecendo-se do seu potencial.

O que também me preocupa é que esta medida (que deverá tornar-se lei) vem para justificar um investimento para modificar os números de professores graduados em atividade. Será que só faremos alguma coisa somente em função dos números? (me cheira a coisa para inglês ver. E me desculpem a franqueza!)

Mas, como há a indicação de um e-mail para receber sugestões, convido a todos para emitirem sua opinião e a manifestarem o seu pensamento...

Ê país... e será que teremos mais uma lei que não vai sair do papel?

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Fernando!
Agradeço sua visita no Cultura na Rede! Estamos sempe procurando informar ações que possam ser discutidas e disponiblizadas no contexto da escola. Coloco-me a disposição no que for necessário.
Parabéns pelo desafio!
A[]s Luiz

Jocelma Rios disse...

Olá Fernando! Corroboro com sua preocupação no que tange à menção dada na minuta à educação à distância. Realmente, pode transparecer um descrédito da mesma. Entretanto, eu sou a favor de um ensino não somente presencial e também não somente à distância - é o que chamam por aí de Blended. Bom, não acredito num ensino presencial sem considerar as mídias online, assim como também não acredito num ensino puramente online. A questão
é que ainda estamos formando o público capaz de absorver uma educação à distância, assim como ainda estamos formando os docentes capazes de abstrair tal distância e se fazer tão presentes quanto se estivessem frente a frente com os estudantes. Enfim, uma educação multireferencial é a que pode talvez dar conta das demandas destes atuais estudantes. E voltando à minuta, tal documento parece querer abordar esta questão, mas não deixa claro isso.

Anônimo disse...

quem pode mim responder: gostaria de noticias sobre os cursos de tecnologo, por que nao aceitos no mercado de trabalho e tambem por que nao se inclui em uma norma regulamentadora. no entanto o mec lança mais cursos da categoria.o mercado de trabalho regeita este proficional por nao ser regulamentado. sem gostaria de esclarecimentos . obrigado.

dsssantana123@hotmail.com