📣 Nova publicação propõe programa de ensino para enfrentar o isolamento na EaD
Está no ar o artigo “Concepção de programa de ensino para enfrentar o isolamento e a sensação de não pertencimento em cursos superiores da EaD”, publicado na Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (v.33, n.127, 2025). A pesquisa é assinada por Rafael Gabriel Assis, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Alan Pedro da Silva e Luís Paulo Leopoldo Mercado, e trata de um tema cada vez mais urgente: o sentimento de desconexão e solidão entre estudantes da Educação a Distância.
Com base em uma ampla revisão de literatura e ferramentas como o Diagrama de Ishikawa e a Teoria da Mudança, os autores identificam as múltiplas causas do isolamento na EaD, desde a ausência de vínculos com professores e colegas até a fragilidade das ações institucionais e técnicas. A partir desse diagnóstico, o artigo propõe a criação de um programa institucional com cursos, oficinas e clubes regulares, pensados para fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade universitária — uma medida que pode impactar diretamente o bem-estar, o engajamento e a permanência dos estudantes.
Além de oferecer uma análise crítica da estrutura atual dos cursos a distância, o estudo apresenta uma proposta concreta de política pública educacional, com indicadores de avaliação e estratégias de implementação que podem ser adaptadas por diferentes Instituições de Ensino Superior. A publicação é leitura essencial para gestores, educadores e pesquisadores que atuam na modalidade EaD e desejam construir experiências mais humanas, afetivas e integradoras.
📄 Acesse o artigo completo: https://doi.org/10.1590/S0104-40362025003304913
📘 Título: Concepção de programa de ensino para enfrentar o isolamento e a sensação de não pertencimento em cursos superiores da EaD
✍️ Autores: Rafael Gabriel Assis, Fernando S. C. Pimentel, Alan Pedro da Silva, Luís Paulo L. Mercado
🗞️ Publicado na Revista Ensaio, v.33, n.127, abr./jun. 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário