terça-feira, 16 de abril de 2024

Seminário Internacional: Cooperar no âmbito da Educação em Ciências(s) e na formação de professores


Do site: https://formarprofciencias.web.ua.pt/

As dinâmicas societais são moldadas cada vez mais pelo desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, a falta de acesso a uma educação de qualidade, nomeadamente no domínio da(s) Ciência(s), tem-se tornado, cada vez mais, um fator de exclusão. O desafio é grande. Urge debatê-lo, em conjunto, envolvendo investigadores, professores e demais profissionais da área da educação.

Pretende-se através do seminário nutrir a cooperação nas suas mais variadas vertentes, designadamente entre pares e entre instituições, sejam de âmbito local, regional e/ou (inter)nacional, nomeadamente através da discussão de práticas e projetos investigativo focados na promoção de uma educação cientifica/educação em ciência(s) de qualidade ao longo da vida para todos.

Ao longo de três dias os participantes terão a oportunidade de compartilhar os seus trabalhos, experiências e perspetivas, abordando tópicos relevantes e desafiadores em torno de 3 focos.

A ideia de organizar um evento científico internacional dedicado à formação de professores de Ciências, surge como tarefa a realizar para concretizar o objetivo principal da Fase 4 do Projeto de Investigação intitulado ‘Formação de futuros professores de Biologia numa perspetiva glocal: recomendações sustentadas na Investigação’, nomeadamente, a validação pelos stakeholders e disseminação dos resultados. Os participantes do evento são convidados a cooperar na investigação através da submissão de resumo para Comunicação Oral ou Relatos de práticas. Esperamos, com esta estratégia emergente para recolha de dados e validação de resultados, conseguir envolver os principais intrevenientes na formação de professores de Ciências.

------

Evento internacional, com inscrição gratuita. Atividades presenciais e atividades online.

Nenhum comentário: