domingo, 14 de abril de 2024

Estratégias com jogos digitais para potencializar o Letramento Digital e a Metacognição no Ensino Superior



Estratégias com jogos digitais para potencializar o Letramento Digital e a Metacognição no Ensino Superior

Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a interação entre o letramento digital e a metacognição no contexto da aprendizagem de estudantes do ensino superior, na incorporação dos jogos digitais, enquanto artefatos culturais. A crescente utilização de jogos digitais no ensino proporciona ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos, fomentando uma experiência educativa envolvente e ativa para os alunos. Diante disso, procuramos identificar os benefícios para o letramento digital e para a mobilização da metacognição, como também verificar os desafios associados à sua implementação no ensino superior. Para alcançar esses objetivos a abordagem metodológica adotada neste estudo é de caráter qualitativo, respaldada pelo Estado de Conhecimento e embasada em fundamentos teóricos. Por meio da pesquisa, foi possível identificar que estratégias pedagógicas com jogos digitais ajudam os alunos de cursos de licenciatura a aprimorar sua aprendizagem. O modelo apresentado abre caminho para investigações contínuas sobre jogos digitais, especialmente na busca por evidências empíricas que demonstrem sua contribuição nas práticas pedagógicas e no aprendizado dos estudantes do ensino superior.

NUNES, M. A. S. ; PIMENTEL, F. S. C. Estratégias com jogos digitais para potencializar o Letramento Digital e a Metacognição no Ensino Superior. In: XV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (SJEEC), 2024, Salvador. Anais do XV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (SJEEC). Salvador: Revistas Uneb, 2024. v. 1. p. 64-73.

Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/sjec/article/view/19682

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