domingo, 31 de dezembro de 2023

Um jogo de tabuleiro desenvolvido para o ensino de Física

 


Finalizando o ano, apresentamos a publicação de um novo artigo.

Um jogo de tabuleiro desenvolvido para o ensino de Física, de autoria de Nelson Silva Nunes, Maria Socorro Seixas Pereira, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel e Wilmo Ernesto Francisco Junior.

Resumo: Esse artigo mostra a descrição da elaboração de um jogo de tabuleiro e sua aplicação nas aulas de Física, como também aborda uma discussão do relato da aplicabilidade e análise do produto educacional. O jogo foi desenvolvido e aplicado em escolas da rede particular e pública do estado de Alagoas. O artefato envolve algumas temáticas de Física básica, como eletromagnetismo, ondulatória, termodinâmica, mecânica, história da física e astronomia. Os conteúdos que foram abordados remetem a um conhecimento científico de cada área da Física. Para a criação do produto educacional foi prudente utilizarmos fundamentos teóricos de nível básico a respeito dos conteúdos sem abordagem matemática. Este artigo pretende mostrar que o jogo de tabuleiro desenvolvido para o ensino de Física, possibilitou ao aluno aprender conceitos teóricos de Física ao mesmo tempo, em que joga, como também apresenta um feedback para o professor sobre conceitos que não foram bem assimilados pela turma.

O artigo completo está disponível para acesso e leitura em: 

NUNES, N. S.; PEREIRA, M. S. S.; PIMENTEL, F. S.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Um jogo de tabuleiro desenvolvido para o ensino de física. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, [S. l.], v. 7, 2023. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3895. Acesso em: 31 dez. 2023.


Nenhum comentário: