sábado, 16 de outubro de 2021

A relação entre jogos digitais e TDAH



Na próxima semana acontece a 20ª edição do SBGames, de forma virtual. Nesta edição temos dois trabalhos aprovados, resultado de pesquisas em andamento em nosso grupo de pesquisa.

O primeiro deles é intitulado "A relação entre jogos digitais e TDAH: um mapeamento sistemático dos estudos nas línguas portuguesa e espanhola".

Resumo: Este artigo busca apresentar a pesquisa que mapeou o desenvolvimento, na literatura, sobre o tema Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e Jogos Digitais, por meio de pesquisa bibliométrica nas bases científicas SpringerLink, ScienceDirect (Elsevier), Scopus (Elsevier), Web of Science - Coleção Principal (Clarivate Analytics), ACM Digital Library, MEDLINE/PubMed (via National Library of Medicine), IEEE Xplore e Compendex (Engineering Village - Elsevier. Para cumprir com esta meta, lançamos mão das diretrizes do protocolo propostas por Kitchenham e Charters para realizar o mapeamento sistemático, começando pela identificação da necessidade do estudo, seguido por: formulação da questão de pesquisa, busca dos estudos primários, avaliação de qualidade, extração de dados, síntese e análise dos resultados. Por fim, os principais resultados obtidos na pesquisa comprovam que os jogos digitais conseguem auxiliar no desenvolvimento das funções cognitivas no tratamento do TDAH. Ao fim deste artigo apresentamos a composição de estudos que foram escritos nas línguas portuguesa e espanhola e que serviram de subsídio para extração dos dados utilizados na pesquisa supracitada.




Nenhum comentário: