quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EAD na UFAL rumo aos 15 anos


Do site da UFAL: http://www.ufal.edu.br


Seminário discute avanços da EAD e sua inserção na Ufal

Evento também marcou o início das comemorações de 15 anos de implantação da educação a distância em Alagoas
Reitor Eurico Lôbo fez a abertura do evento
Reitor Eurico Lôbo fez a abertura do evento
Simoneide Araújo – jornalista
Com auditório lotado, foi aberto o 2º Seminário Institucional de Educação a Distância na Universidade Federal de Alagoas, promovido pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). O evento, realizado nesta quinta-feira (25), debateu a importância e os avanços da EAD no Brasil e sua institucionalização na Ufal. Outro ponto marcante do encontro foi o início das comemorações dos 15 anos de implantação dessa modalidade no Estado.
A solenidade de abertura do seminário contou com a presença do reitor Eurico Lôbo; do pró-reitor de Graduação, Amauri Barros; da diretora do Centro de Educação, Graça Marinho; do coordenador-geral e do coordenador adjunto da Cied, Luís Paulo Mercado e Fernando Pimentel; do representante da Pró-reitoria de Extensão, Sérgio Onofre; e da diretora do Departamento de EAD do Instituto Federal de Alagoas, Ana Cristina Cavalcante Vieira.
Para Eurico Lôbo, é o caminho para melhorar os baixos índices da educação do Brasil. “A EAD é forma que temos para mudar os nossos índices e contribuir para o desenvolvimento do país e, principalmente, do nosso Estado. A educação a distância envolve professores e técnicos de várias áreas com o objetivo maior que é melhorar a educação”, destacou, parabenizando o professor Luiz Paulo Mercado pela iniciativa.
Mesa-redonda
Os avanços da EAD no Brasil e as perspectivas em Alagoas foram abordados em mesa-redonda, que teve a participação do vice-presidente do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Silvá Ferreira Ribeiro, e do coordenador da Cied, Luiz Paulo Mercado.
De acordo com Ribeiro, cerca de 930 mil pessoas estão na EAD no Brasil; isso significa que 15% das matrículas na graduação são de educação a distância. Ele também falou sobre a viabilidade acadêmica dessa modalidade, porque há um alto número de estudantes sem acesso ao ensino superior. “Temos também um grande número de professor da rede pública que necessitam se graduar e, por isso, a universidade precisar estar preparada para atender a essa demanda e lidar com a realidade da EAD”, completou.
Luís Paulo Mercado falou da institucionalização da EAD na Ufal e apresentou o histórico dos últimos anos. Desde o início, em 1997, passando pelo credenciamento, em 2002, até 2012. Ele destacou que há um crescimento da EAD na Ufal, mas o maior ganho está sendo a utilização de novas tecnologias.
Outro avanço na Ufal foi a introdução da EAD como disciplina e o investimento na formação de professor autores e tutores. “Além disso, temos a produção de material didático e a qualidade do processo de educação a distância está ligado à qualidade desse material produzido”, referendou.
À tarde, houve o lançamento das atividades comemorativas da EAD na Ufal: concursos do Selo Comemorativo e de artigos para livro sobre ações da EAD na universidade. O professor  Fernando Pimentel divulgou as ações da Cied para preparar a comemoração dos 15 anos da EAD. Também houve a conferência sobre Institucionalização da EAD, com Marcello Ferreira, da Capes.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Os jovens e as competências


foto1El décimo Informe de Seguimiento de la Educación para Todos en el Mundo, que acaba de ser publicado con el título Los jóvenes y las competencias – Trabajar con la educación, pone de relieve la apremiante necesidad de invertir en el sector educativo para que los jóvenes adquieran competencias. En la región de América Latina y el Caribe, más de ocho millones de personas con edades comprendidas entre 15 y 24 años –esto es, uno de cada doce jóvenes latinoamericanos y caribeños– ni siquiera han llegado a terminar sus estudios primarios y, por lo tanto, necesitan que se les ofrezcan vías alternativas a fin de poder adquirir las competencias necesarias para encontrar un emple! o y acceder así a una vida próspera. Casi un 50% de la población total de esta región tiene menos de 25 años de edad. En todas las regiones del mundo, más de un 25% de los jóvenes se ven reducidos a desempeñar trabajos que los mantienen en el umbral de la pobreza o por debajo de éste. En momentos en que los efectos de la crisis económica siguen agobiando a las sociedades del mundo entero, la grave carencia de competencias que se da entre los jóvenes es más nociva que nunca.
 A pesar de los importantes progresos registrados en la escolarización de los niños en algunas naciones como Guatemala, el décimo informe muestra que son pocos los países que van por buen camino para alcanzar la totalidad de los seis objetivos de la Educación para Todos (EPT) establecidos el año 2000, y algunos de ellos además están muy rezagados.
 El décimo Informe de Seguimiento de la Educación para Todos en el Mundo examina a fondo uno de los objetivos de la EPT menos estudiados hasta la fecha: la adquisición de competencias de aprendizaje por parte de los jóvenes y su preparación para la vida activa. En el informe se muestra que, hoy en día, para encontrar trabajos decorosos los jóvenes necesitan poseer las competencias que se adquieren en la escuela primaria y el primer ciclo de la enseñanza secundaria.
 En América Latina y el Caribe hay casi 2,7 millones de niños excluidos de la enseñanza primaria y 1,7 millones de adolescentes sin escolarizar en la enseñanza secundaria, que están perdiendo así la oportunidad de adquirir competencias esenciales para encontrar trabajo en el futuro. A esto viene a añadirse la crisis de la calidad del aprendizaje en todo el mundo: actualmente hay 250 millones de niños en edad de cursar primaria, escolarizados o sin escolarizar, que no saben leer o escribir. En Nicaragua, por ejemplo, se prevé que sólo un 46% de los niños de ese grupo de edad logrará alcanzar el nivel de aprendizaje más elemental.
“Estamos presenciando el surgimiento de una joven generación frustrada por el desajuste crónico que se da entre la adquisición de competencias y las exigencias del mercado de trabajo. La mejor respuesta a la crisis económica y el desempleo juvenil es garantizar que los jóvenes puedan adquirir la formación pertinente y las competencias básicas necesarias para ingresar en el mundo de trabajo con confianza en sí mismos”, ha dicho Irina Bokova, Directora General de la UNESCO.
“Es imprescindible ofrecer vías alternativas a la juventud en general, y en particular a las jóvenes, para que se eduquen y adquieran así las competencias que les permitan ganarse la vida, vivir con dignidad y aportar su contribución a las comunidades y sociedades a las que pertenecen”.
En los países más ricos, la falta de inversiones en la adquisición de competencias por parte de los jóvenes ha contribuido a que se disparen las estadísticas de desempleo. En Brasil, por ejemplo, aproximadamente un 20% de los jóvenes que buscan trabajo con afán no consigue encontrar empleo. Por otra parte, en los países más pobres los jóvenes acaban por verse inexorablemente obligados a desempeñar trabajos remunerados con salarios que los mantienen en el umbral de la miseria.
 Los jóvenes de los grupos de población pobres, tanto urbanos como rurales, son los que más necesitan formarse para adquirir competencias. En Colombia, por ejemplo, la inmensa mayoría de los jóvenes de familias acomodadas acceden al primer ciclo de la enseñanza secundaria, pero sólo la mitad de los jóvenes de familias pobres tienen esa oportunidad. En América Latina, un 25% de la población de las zonas urbanas vive en asentamientos miserables y la proporción de jóvenes en esa población es mayor que nunca y sigue aumentando. Es cada vez más urgente enjugar el déficit de adquisición de competencias que se da en esas categorías de jóvenes. En 2009, el 25% de los jóvenes del Perú carecían de empleo, de formación profesional y de estudios.
 Sin embargo, la inmensa mayoría de los jóvenes más pobres y con menos años de estudios viven en regiones rurales. En Brasil, los jóvenes de esas regiones tienen dos veces más probabilidades de ser pobres que los de las zonas urbanas y un 45% de ellos no han terminado el primer ciclo de la enseñanza secundaria. Muchos campesinos jóvenes que afrontan un problema tan serio como el cambio climático necesitan desesperadamente adquirir incluso las competencias más elementales para poder para cuidar su salud y mantenerse a flote económicamente. La población que no trabaja directamente en las faenas agrarias necesita adquirir una formación de tipo empresarial y comercial que le permita encontrar otras oportunidades de trabajo. Una formación de este tipo puede cambiar mucho la situación. En México, gracias al “Programa Joven Emprendedor Rural y Fondo de Tierras”, se ha impartido a los campesinos una formaci! ón para que adquieran competencias empresariales en el ámbito de la agricultura sostenible y rentable. Esto ha permitido que, en el plazo de un año, los participantes en dicho programa incrementen sus ingresos en un 20%.
 Las mujeres de las regiones rurales y las zonas urbanas son las personas más necesitadas. En las zonas urbanas de Bolivia, por ejemplo, las mujeres tienen dos veces más probabilidades que los hombres de emplearse en el sector informal de la economía, en el que reciben remuneraciones muy insuficientes, sin beneficiarse además de un reconocimiento jurídico ni de reglamentaciones o condiciones de trabajo normalizadas. En la aglomeración del Gran Buenos Aires, las mujeres que trabajan en empresas informales ganan un 20% menos que los hombres.
 Una medida inteligente que pueden adoptar los países que tratan de impulsar su desarrollo económico es invertir en la adquisición de competencias por parte de los jóvenes. En el Informe de Seguimiento de la Educación para Todos en el Mundo se estima que cada dólar gastado en la educación de una persona rinde entre 10 y 15 dólares, en términos de crecimiento económico, a lo largo de toda la vida laboral de dicha persona.
 La directora del informe, Pauline Rose, ha dicho: “Para que las personas y los países puedan prosperar, es necesario que la educación prepare a los jóvenes para la vida laboral. América Latina nos ofrece un buen ejemplo de cómo puede llevarse a cabo esta tarea. La aplicación de programas que han dado buenos resultados, combinando la formación en las aulas con una experiencia laboral, puede preparar eficazmente para la transición de la escuela al mundo del trabajo. El único freno para aplicar esos programas es que resultan costosos. La respuesta que se impone ahora es que los gobiernos y los países y organismos donantes de ayuda encuentren más fondos para intensificar esos programas, de tal manera que sean muchos más los que puedan beneficiarse de su apoyo”.
 Es desesperadamente necesario no sólo incrementar la financiación de la educación para enjugar el déficit en el ámbito de la adquisición de competencias, sino también aumentar radicalmente el número de programas que ofrecen vías alternativas para adquirir una formación. En el Informe de Seguimiento de la Educación para Todos en el Mundo del presente año se estima que, además de los 16.000 millones requeridos cada año para conseguir la universalización de la enseñanza primaria en 2015 en los países pobres, se necesitarían otros 8.000 millones de dólares anuales para lograr la escolarización universal en el primer ciclo de la enseñanza secundaria de esos países. La redistribución de la ayuda internacional a la educación puede contribuir a enjugar el déficit de financiación existente. Los 3.100 millones de dólares asignados a la enseñanza superior nunca llegan a beneficiar a los sistemas educativos de los países ! en desarrollo, porque se destinan esencialmente a financiar la escolaridad de los estudiantes extranjeros en los países donantes de ayuda. Esos fondos se podrían gastar con mejor provecho para tratar de resolver la crisis en materia de adquisición de competencias y beneficiar así a la juventud desfavorecida de los países pobres.
 Los nuevos países donantes de economía emergente, como Brasil, pueden contribuir más al fomento de la adquisición de competencias por parte de los jóvenes en los países en desarrollo del mundo entero, pero deben centrarse en dar prioridad a la satisfacción de las necesidades de las capas sociales más desfavorecidas. Basándose en los éxitos de su propia experiencia en el sector de la formación profesional, Brasil ha ayudado a algunos países africanos, como Mozambique, a fomentar la adquisición de competencias. Sin embargo, actualmente sólo contribuye con algo más de dos millones de dólares anuales al apoyo de este sector educativo, aun cuando sus recursos le dan la posibilidad de prestar ayuda a muchos más países pobres.
 Al estimar que ya va siendo horade actuar para apoyar y fomentar la adquisición de competencias por parte de los jóvenes, el décimo informe formula las siguientes Recomendaciones a este respecto:
 Es necesario ofrecer vías alternativas de educación para que unos 200 millones de jóvenes del mundo entero (esto es, un número equivalente al de la población total de Brasil) puedan adquirir competencias básicas elementales.
  1. En el primer ciclo de la enseñanza secundaria se debe dispensar una formación de calidad para que todos los escolares adquieran competencias básicas pertinentes.
  2. En los planes de estudios del segundo ciclo de la enseñanza secundaria se debe establecer un equilibrio entre la adquisición de competencias estrictamente profesionales y técnicas (comprendidas las relativas a las tecnologías de la información) y la adquisición de competencias polivalentes, como la seguridad en sí mismo y la aptitud para comunicar, que son indispensables en todo puesto de trabajo.
  3. Las estrategias en materia de adquisición de competencias deben apuntar a las categorías sociales más desfavorecidas, especialmente las jóvenes y la población pobre de las zonas urbanas y rurales.
  4. Para lograr en los países pobres la escolarización de todos los jóvenes en el primer ciclo de la enseñanza secundaria se necesitarían unos 8.000 millones de dólares anuales. Los gobiernos y los países y organismos donantes de ayuda, así como el sector privado, deben aportar su contribución para enjugar el déficit de financiación actual.
 La publicación de la edición 2012 del Informe de Seguimiento de la Educación para Todos en el Mundosigue de cerca a la presentación al público de la iniciativa “La educación ante todo”, efectuada el pasado 26 de septiembre por Ban Ki-moon, Secretario General de las Naciones Unidas. Éste subrayó cuán importante es agrupar a todas las partes interesadas para superar los obstáculos existentes y lograr “una educación de calidad, pertinente y transformadora”.
Fuente: UNESCO.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Notícias da CUED

Educación tecnológica: Apps web 2.0: caja de herramientas básicas:
http://sco.lt/8OM9ZZ

Top Tools for Learning 2012: http://sco.lt/5ldsJ7

Así arruinaron los japoneses la educación: un modelo a olvidar:
http://sco.lt/5UxfMn

35 Ways To Build Your Personal Learning Network Online: http://sco.lt/9Lgao5

Twitter for Learning: http://sco.lt/7Y7xdh

Metauniversidad: http://sco.lt/886tQP

Conferencia especial: Dr. Carlos Bravo Reyes: http://sco.lt/7tLkf3

Universidad y ciencia: palancas del desarrollo económico: http://sco.lt/7MUPJ3

15 Ways You Can Reform Education From Your Living Room: http://sco.lt/8XriQj

2012 WISE SUMMIT | WISE - World Innovation Summit for Education:
http://sco.lt/6Kv5Jh

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Noticias desde la CUED del día 27/09/2012

Innovations in Education - Being a Designer of Learning: http://sco.lt/6B2BMn

Sociedad aumentada y aprendizaje: http://sco.lt/7prNEf

(CUED): Horizon Report para Enseñanzas Técnicas: http://sco.lt/5G0BSz

La formación del profesorado en educación en medios: el currículum
UNESCO: http://sco.lt/4iZutt

Coste de matricula y ayudas a los universitarios en Europa: http://sco.lt/907O2D

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Noticias desde la CUED del día 19/09/2012

Los métodos grupales y las inteligencias múltiples: http://sco.lt/6nnYwr

CrearVirtual: ¿Celulares en la Escuela?: http://sco.lt/8s6Fk1

Can Online Education Replace College?: http://sco.lt/6tXwKf

El talento que viene: http://sco.lt/5rlPzl

Desarrollo de entornos personales de aprendizaje (PLEs) para la mejora
de la competencia digital: http://sco.lt/7U2Dh3

Los alumnos que usan internet y móvil obtienen peores rendimientos
académicos: http://sco.lt/9F2Bdp

Más lectura y menos chatear: http://sco.lt/7HXryD

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Notícias da Cátedra da Unesco para a EAD


La evaluación presencial en una megauniversidad a distancia (UNED), (2
de 2): http://sco.lt/6DRG0P

La nueva era digital de educacion: Entrando al mundo PLE y PLN:
http://sco.lt/6ZqAyH

Las cinco claves del éxito de una Tesis Doctoral: http://sco.lt/6An4k5

A good university website: not more, not less, but the sum of its
parts: http://sco.lt/4r7041

Un Internet para ricos y otro para los demás: http://sco.lt/5fhiwz

IX International Seminar. Transformative Changes in Education:
http://sco.lt/68pH8r

Inovações em EaD na América Latina: http://sco.lt/5gq7TF

Informe: The future impact of the Internet on higher education:
http://sco.lt/5PSjqr

Soluciones para una correcta integración del uso tabletas en el aula:
http://sco.lt/94M1s9

TICE 2012 "New Pedagogies and New Technologies": http://sco.lt/7e06aX

Ser universitario cada vez sale más caro: http://sco.lt/7kfxC5

Can Twitter be Used in the Classroom?: http://sco.lt/5C0BU1

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Revista e-currículum com novo número

A revista Revista Científica e-curriculum ISSN 1809-3876 publicou seu
número mais recente, disponível em
http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.

Os editores convidam a navegar no
sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

sábado, 1 de setembro de 2012

Cied planeja ações para 2013 em Brasília

Disponível em: http://www.ufal.edu.br/cied


Enfoque principal de reuniões na Capes e no MEC foi ampliação de ofertas da EAD
Mauricélia Ramos -jornalista
O coordenador-geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal, Luís Paulo Mercado, o coordenador-adjunto Fernando Pimentel e o coordenador de Projetos e Fomentos, Ibsen Bittencourt, estiveram em Brasília, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Ministério da Educação (MEC), para articulações e definições da EAD em 2013.
Na manhã do dia 27 de agosto, a reunião foi com o gerente de Bolsas da Capes, Bruno Teles, e a equipe da Cied pôde obter novas informações sobre o processo de fomento dos cursos e as bolsas dos integrantes do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Também houve encontro com o diretor da Diretoria de Educação a Distância (DED), João Carlos Teatini , e foram analisadas as possibilidades de crescimento das ações por meio da EAD. "Essa agenda cumprida na Capes permitiu ampliar as articulações de oferta de cursos existentes e novos, e polos da EAD no âmbito da Ufal e Estado de Alagoas, além da ampliação do espaço físico das instalações da Cied", disse Luis Paulo Mercado.
Em outra reunião com a presença do secretário de Educação do Município de Maceió, José Mário Carneiro, e a coordenadora do Polo Maceió, Elielba Pinto, a Cied apresentou ao coordenador de Infraestrutura de Polos e Núcleos da DED/Capes, Jean Marc Georges Mutzing, encaminhamentos sobre os polos atuais, e também foram revistas articulações e proposições de novos polos. " Fortalecemos a parceria com o município de Maceió, por meio da Semed, com o compromisso assumido de ampliar as ações da EAD, envolvendo formação de professores e manutenção do Pólo Maceió, sob responsabilidade dos gestores da capital", complementou o coordenador-geral da Cied.
Pós-graduação
Com membros da Diretoria de Política de educação do Campo Indígena e para as Relações Étnico Raciais e da Diretoria de Política de Educação de Direitos Humanos e Cidadania, a Cied acompanhou a tramitação da nova oferta e da proposição de mais vagas para cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação lato sensu com esse enfoque.
"Com essas ações, estamos trabalhando com a equipe da Cied para ampliação da educação a distância na Ufal em 2013, incentivando a oferta em unidades acadêmicas ainda não contempladas nesta modalidade, em cursos de graduação, pós-graduação e extensão atendendo também aos polos do interior do Estado", disse Luis Paulo Mercado.
A equipe também esteve na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e em outros setores do MEC, acompanhando processos da Ufal .

terça-feira, 31 de julho de 2012

Notícias da CUED do 31/07/2012

Consejos para docentes: Creación de un portafolio en línea:
http://wp.me/p1HQSc-3kS

International Conference “New Perspective in Science Education”:
http://wp.me/p1HQSc-3la

Más de 10.000 vídeos educativos en MIT Video: http://wp.me/p1HQSc-3kW

IASTED Conference | Web-based Education: http://wp.me/p1HQSc-3l8

No se realiza "Evaluación!: http://wp.me/p1HQSc-3kY

Educación y Tecnologías Congreso USACH 2013: http://wp.me/p1HQSc-3l6

The Regulatory Frameworks for Distance Education: http://wp.me/p1HQSc-3lc

Informe del CINDA y Universia sobre Educación Superior en
Iberoamérica: http://wp.me/p1HQSc-3lg

La AIESAD pionera en la divulgación científica sobre EaD en
Iberoamérica: http://wp.me/p1HQSc-3li

IberVirtual: La Educación a Distancia en la construcción de sociedades
inclusivas: http://wp.me/p1HQSc-3lk

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Notícias da CUED

Revista Iberoamericana de Educación a Distancia RIED: http://wp.me/p1HQSc-3jM

¿Por qué el plagio en la EaD? | Contextos universitarios mediados:
http://wp.me/p1HQSc-3js

Buscar con los dedos: http://wp.me/p1HQSc-3ju

Propuesta para generar y enriquecer el propio PLE (recomendaciones
sobre twitter): http://wp.me/p1HQSc-3jI

Fomentando la motivación: http://wp.me/p1HQSc-3jK

How to improve teaching and learning?: http://wp.me/p1HQSc-3jS

Redes y/o Mapas conceptuales: Qué son y cómo realizarlos en la
computadora: http://wp.me/p1HQSc-3jW

2 libros sobre Educación y TIC en PDF Gratis: http://wp.me/p1HQSc-3jY

Constructivism and Online Learning: http://wp.me/p1HQSc-3k8

Libros compartidos gratis, Revista de Educación 2.0: http://wp.me/p1HQSc-3kc

The impact of online learning on the future of higher education: a
response to the study from the PewResearchCentre:
http://wp.me/p1HQSc-3ki

¿Puede Twitter ayudar a los estudiantes?: http://wp.me/p1HQSc-3km

Contar con TIC: Leer ¿con TIC o sin TIC?: http://wp.me/p1HQSc-3ko

Las universidades privadas pierden fuelle: http://wp.me/p1HQSc-3kG

sábado, 28 de julho de 2012

Webcurriculo

A Comissão Organizadora do III Seminário Web Currículo – Educação e Mobilidade, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) convida pesquisadores, educadores e demais profissionais com interessse em tecnologias na educação a participar do evento e submeter sua pesquisa ou relato de práticas pedagógicas para apresentação no evento que se realizará nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2012.

Com o tema “Educação e Mobilidade”, o evento visa promover diálogos sobre mobilidade na educação, redes sociais e integração das mídias e tecnologias digitais com o currículo com o propósito de gerar reflexões, compartilhamento de experiências e novas práticas pedagógicas.

A data final de submissão dos trabalhos para apresentação no seminário se encerará em 06 de agosto de 2012.

No site do evento cujo endereço é www.pucsp.br/webcurriculo você terá todas as informações sobre as Inscrições dos Trabalhos, Normas, Temática e Natureza dos Trabalhos. As atividades estarão organizadas de forma a apresentar e oportunizar o compartilhamento de informações a respeito de iniciativas de mobilidade na educação e possibilitar a discussão sobre as investigações do uso de tecnologias em práticas educativas, identificando aquelas que propiciem o desenvolvimento de concepções inovadoras de currículo.

As inscrições estão abertas e, em caso de dúvidas consulte o site do evento no endereço www.pucsp.br/webcurriculo, enviando email ou comunicando-se pelo blog http://webcurriculo.wordpress.com/

terça-feira, 24 de julho de 2012

Lista de la Cátedra UNESCO de Educación a Distancia (UNED)

Hacia un materialismo cultural de segundo orden: http://wp.me/p1HQSc-3i0

Connected Learning Manifesto for Connected Educator Month:
http://wp.me/p1HQSc-3i4

Technology is the Answer to Educational Reform: http://wp.me/p1HQSc-3i8

15 consejos para formadores: http://wp.me/p1HQSc-3ia

El status quo del aprendizaje virtual: http://wp.me/p1HQSc-3ic

Motivación y buenos hábitos: claves a la hora de formarte mediante
e-Learning: http://wp.me/p1HQSc-3ie

10 plataformas para aprender programación: http://wp.me/p1HQSc-3ig

sábado, 14 de julho de 2012

Olimpíada Nacional em História do Brasil

O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.

O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).

Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região.

Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu. A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas. A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp.

O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro. A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

Calendário da 4ª ONHB Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012. Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012. Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012. Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012. Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012. Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012. Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012 Cerimônia de Premiação: 21/10/2012

Inscrições no site: www.mc.unicamp.br

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Noticias desde la CUED del fin de semana y del día 09/07/2012

Más de 20 apps para investigación cualitativa y etnográfica:
http://wp.me/p1HQSc-3ce

Un experto alerta sobre la burbuja de la educación por Internet:
http://wp.me/p1HQSc-3ck

La gestación de un docente del siglo XXI: http://wp.me/p1HQSc-3cm

The Innovative Educator: 5 Reasons to Allow Students to Use Cell
Phones in Class: http://wp.me/p1HQSc-3co

Imagine Cup: adiós a la tiza, larga vida al lápiz LED: http://wp.me/p1HQSc-3cu

SMART, un buscador de código abierto: http://wp.me/p1HQSc-3cC

El creador de Creative Commons apuesta por el fin de las sociedades
como la SGAE: http://wp.me/p1HQSc-3cE

"Aprender con tecnología. Investigación internacional sobre modelos
educativos de futuro”: http://wp.me/p1HQSc-3cG

Innovations in Education - Understanding Content Curation:
http://wp.me/p1HQSc-3cK

Evaluación y cambio en la cultura universitaria: http://wp.me/p1HQSc-3cM

domingo, 8 de julho de 2012

Um presente do céu

Ontem, eu e minha amada esposa - companheira de todas as horas - completamos 12 anos de matrimônio. Foi um dia especial, com mimos e carinhos, como já é de costume.
Mas o dia foi maravilhoso, e para nossa surpresa, nossa primogênita nos presenteou com um texto, elaborado por ela em seu netbook e ainda usou uma foto nossa... Uma emoção especial, para completar o dia, pois ela ó nos mostrou seu texto no fim do dia... ao brilho da lua.

Vejam que lindo texto, na simplicidade de uma criança de 10 anos e sua visão do casamento de seus pais.

Obrigado filha. Te amamo muito.




Quem é esse casal? Ninguem sabe? Eu sei!!

    Esse casal é meu pai e minha mãe, Fernando e Cátia. E agora eu vou contar a hitória desse casal.

    Era uma vez, lá em Brasilia, dois toques de olhares, que acabou em amor, e esse amor fiquou mais forte, e no 7 de julho de 2000, teve o casamento desse casal. 
    Em março de 2001 esse casal descobriu que estavam gravidos de uma pequenina menina que queriam chamar de Maria Fernanda, depois de 9 meses, dia 12 de dezembro, eu, essa menininha linda nasci, e fui bem recebida por todos.
    E depois de 8 anos minha mãe estava pasamdo mau,então chamei a ambulância e meu pai. Eles dois  foram a Unimed. Quando eles chegaram quase demaiei porque eu ia ter um irmão, e tambem em dezembro só que dia 22 ele naceu, e hoje eu estou com 10 anos e meu irmão  com 2, e meus pais com 12 anos de casamento, e hoje estamos aqui para celebrar esses 12 anos.

                                                Beijo,
                                                              Nanda!!
                                                         07.07.2012                                                           

sábado, 30 de junho de 2012

Evento na PUC/SP - Web Currículo

A Comissão Organizadora do III Seminário Web Currículo – Educação e Mobilidade, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) tem a satisfação em convidá-lo a participar do evento que realizar-se-á nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2012.

Com o tema “Educação e Mobilidade”, o evento visa promover diálogos sobre mobilidade na educação, redes sociais e integração das mídias e tecnologias digitais no currículo, bem como gerar reflexões e novas práticas pedagógicas.

As atividades estarão organizadas sob a forma de apresentação de pesquisas, relatos de práticas pedagógicas, oficinas, pôsteres, projetos escolares, comunicações orais em mesas-redondas que pretendem oportunizar o compartilhamento de informações a respeito de iniciativas de mobilidade na educação e possibilitar a discussão sobre as investigações do uso de tecnologias em práticas educativas, identificando aquelas que propiciem o desenvolvimento de concepções inovadoras de currículo.

As inscrições estão abertas. O prazo final para envio de propostas encerra em 06/08/2012. Para maiores informações consulte o site do evento no seguinte endereço www.pucsp.br/webcurriculo ou então no blog do evento no endereço http://webcurriculo.wordpress.com/ .

Esperamos que o III Seminário Web Currículo – Educação e Mobilidade, traga contribuições pedagógicas e concepções inovadoras aos profissionais da educação.



Contamos com vossa participação.



Comissão Organizadora

III Seminário Web Currículo - Educação e Mobilidade

Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Noticias desde la CUED

Las universidades son los principales agentes de la investigación en
Galicia: http://wp.me/p1HQSc-37M

"Investigadores del mañana": estudio del JISC sobre estudiantes de
doctorado de la Generación Y: http://wp.me/p1HQSc-37O

Reflexiones sobre el uso educativo de las TIC: http://wp.me/p1HQSc-37Q

Open University research explodes myth of 'digital native':
http://wp.me/p1HQSc-37S

Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2012: http://wp.me/p1HQSc-37U

I Congreso Internacional “Conocimiento, tecnologías y enseñanza:
políticas y prácticas universitarias”: http://wp.me/p1HQSc-37W

Educación 3.0 y Jordi Adell. Tecnologías y pedagogías emergentes:
http://wp.me/p1HQSc-37Y

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Reunião define futuro do polo UAB em São José da Laje

A reunião teve como pauta a regularização do polo UAB em São josé da Lage.

Na manhã de ontem, o Coordenador Adjunto da CIED/UAB/UFAL, Prof. Fernando Pimentel, reuniu-se com o Prefeito José Márcio, de São José da Laje, tendo como pauta a regularização do polo UAB naquele município.

Na audiência, que ocoreu no gabinete do prefeito, estavam presentes o Vice José Wilson, a Coordenadora do Polo UAB Nara Núbia, a Arquiteta da prefeitura Luize Diniz e o Gerente do Banco do Brasil Célio Correia.

O polo de São Jose da Laje, que atualmente é localizado no andar superior da agência do Banco do Brasil, encontra-se com pendências para a oferta de novos cursos, mas deverá sofrer modificações, segundo projeto arquitetônico apresentado hoje pela prefeitura, junto com gerente do Banco do Brasil. Um novo prédio, maior e com mais estrutura, já está sendo encaminhado, aguardando liberação de financiamento do MEC.

Além desta possibilidade de regularização, outras duas possibilidades foram apresentadas pelo prefeito e seu vice.

O Coordenador Adjunto da CIED posicionou-se a favor de uma regularização emergencial, que foi acolhida pelo Gabinete e encaminhada para análises da arquiteta e do engenheiro contratado para a obra. Por fim, foi firmado o entendimento que todas as partes estarão envolvidas para a regularização do polo.

Para José Márcio o polo é questão de honra para a prefeitura que não vem medindo esforços para que São José da Laje tenha um polo que receba mais ofertas de cursos da UAB, já que é o único polo da região acolhendo alunos para os cursos da UFAL (Pedagogia, Administração e Matemática) e do IFAL (Letras e Biologia). Ele deverá ir pessoalmente à CAPES no próximo mês para entregar toda a documentação da obra emergencial e da obra definitiva, momento que buscará financiamento junto ao MEC. E o vice-prefeito observa: "Esta foi uma reunião muito proveitosa. Sentimos que não estamos sozinhos para a resolução do nosso polo".

Noticias desde la CUED del día 27/06/2012



3 Ways To Use Pinterest In The Classroom: http://wp.me/p1HQSc-36q

Is UK higher education ready for more private providers?:
http://wp.me/p1HQSc-36u

Sociedad del conocimiento y la brecha digital en México: http://wp.me/p1HQSc-36I

A Simple Guide for Teachers to Create eBooks on iPad using iBook
Author: http://wp.me/p1HQSc-36K

La multitarea colapsa el cerebro: http://wp.me/p1HQSc-36O

La Universidad reduce inversiones y sueldos para recortar 130
millones: http://wp.me/p1HQSc-376

Declaración de París 2012 sobre recursos educativos abiertos:
http://wp.me/p1HQSc-378

Una enciclopedia en línea que se redacta por sí sola: http://wp.me/p1HQSc-37a

5 mitos sobre el Open Source: http://wp.me/p1HQSc-37e

Clive on Learning: Is e-learning effective?: http://wp.me/p1HQSc-37g

ICL - Interactive Computer Aided Learning: http://wp.me/p1HQSc-37i

Nuevo libro gratuito: “Twitter para Todos”: http://wp.me/p1HQSc-37k

domingo, 27 de maio de 2012

CIED recomenda inserção de novas disciplinas na graduação

Do site da CIED: http://www.ufal.edu.br/cied

Coordenador Adjunto da CIED - Prof. Fernando Pimentel entregou a recomendação aos participantes do Fórum, indicando a necessidade de que os colegiados dos cursos possam analisar a recomendação e repensar a atual organização pedagógica e curricular.

Acompanhando os indicativos do Ministério da Educação, que nos últimos tempos vem dando ênfase na flexibilidade e na inovação, a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, juntamente com a PROGRAD, faz recomendação de novas disciplinas no currículo da graduação, objetivando uma formação que atenda às necessidades atuais do mercado de trabalho, especificamente da formação de professores.
.
No último dia 25 de maio, na reunião do Fórum dos Colegiados, ocorrido no auditório do IGDEMA e com a presença de coordenadores de cursos presenciais e EAD de todos os campus e unidades de ensino da UFAL, o Coordenador Adjunto da CIED - Prof. Fernando Pimentel - entregou a recomendação aos participantes do Fórum, indicando a necessidade de que os colegiados dos cursos possam analisar a recomendação e repensar a atual organização pedagógica e curricular.

Segundo o texto da recomendação, "observando o histórico da oferta da EAD na UFAL e a necessidade de ampliação de uma formação inicial que vislumbre a qualificação dos futuros licenciados e naturais tutores e docentes na modalidade a distância, a CIED defende como oportuna a revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura presencial e a distância, com a inclusão de componentes curriculares obrigatórios e/ou flexíveis, que atendam às exigências do mundo atual".

As disciplinas propostas foram: Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, Introdução a Educação a Distância, Estágio em Tutoria, e Língua Estrangeira (Espanhol e Inglês) na modalidade EAD.

Para o Coordenador Adjunto da CIED este é um momento oportuno de revisão dos PPC, tendo em vista que os cursos de licenciaturas da UFAL, na sua atual organização pedagógica e curricular, não atendem ao perfil de egresso que a sociedade e a educação atual exige, pois não acompanha os investimentos que o Governo Federal tem realizado na ampliação tecnológica nas escolas de todo o Brasil.

A recomendação da CIED foi bem acolhida pelo Pró-reitor de Graduação, Prof. Amauri Barros, que enfatizou a necessidade de que os colegiados possam se reunir para compreender a proposta de revisão dos PPC, especificamente sobre a oferta de língua estrangeira, dando destaque aos resultados dos alunos da UFAL no Programa Ciência sem Fronteiras.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Planejamento estratégico aprimora o sistema de educação a distância

Do site: http://www.ufal.edu.br/servidor

Planejamento estratégico aprimora o sistema de educação a distância

Em nova oficina, Cied amplia modelo organizacional da Ufal
Rodrigo Ramalho coordenou a oficina de planejamento estratégico
Rodrigo Ramalho coordenou a oficina de planejamento estratégico
Bruno Cavalcante – estudante de jornalismo

Para elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) realizou uma oficina, nesta terça-feira, 22. O evento contou com palestras de Rodrigo Ramalho, coordenador de Projetos Especiais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do coordenador da Cied e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Luis Paulo Mercado. Na oportunidade, reuniram-se os representantes institucionais de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia e os coordenadores de trabalho.

Essa atividade é continuação dos trabalhos iniciados em janeiro, quando foi preparado o modelo organizacional do Cied, que atende aos parâmetros da gestão atual da Ufal. Segundo Fernando Pimentel, coordenador adjunto do Cied e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o PDI irá trazer mais dinâmica e eficiência aos trabalhos.

Atualmente, o sistema de educação a distância atende cerca de 10 unidades acadêmicas da Ufal, dentre elas o Centro de Educação (Cedu), a Faculdade de Letras (Fale), a Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração (Feac) e o Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDMA).

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Noticias desde la CUED del día 23/05/2012

Cátedra UNESCO de Educación a Distancia (CUED): Sí publico que me lo
copien: http://wp.me/p1HQSc-2OV

Educational Technology Guy: 100 Ways You Should Be Using Facebook in
Your Classroom: http://wp.me/p1HQSc-2OL

12 herramientas para la curación de contenidos: http://wp.me/p1HQSc-2ON

Quest to Learn as a Model for Higher Education: http://wp.me/p1HQSc-2OP

Recorrecaminos: Conectivismo y Conocimiento Conectivo: http://wp.me/p1HQSc-2OR

Características de una red de colaboración docente eficaz:
http://wp.me/p1HQSc-2OX

El caso Khan Academy: educación gratuita y de primer nivel para todos:
http://wp.me/p1HQSc-2OZ

Usos de las redes sociales en el mundo educativo: http://wp.me/p1HQSc-2P3

Evaluación en las facultades universitarias: http://wp.me/p1HQSc-2P9

Higher education needs to build global learning communities:
http://wp.me/p1HQSc-2Ph

domingo, 20 de maio de 2012

Crianças e dispositivos móveis

See on Scoop.it – Educación a Distancia (EaD)

Los niños aprenden más rápido que los adultos a usar los dispositivos digitales e Internet. Antes de aprender a hablar ya saben desbloquear la iPad y jugar con la PC.

See on www.lanacion.com.ar

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Governo investirá R$ 370 milhões no Programa Universidade Aberta do Brasil

Do site da CAPES:

Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes   
Quarta, 09 de Maio de 2012 14:29
No final do mês de abril, o diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini, concedeu entrevista ao programa NBR Entrevista da Empresa Brasil de Comunicação.
No programa foi abordado o início da educação a distância no país, o objetivo do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado em 2006, e a qualidade dos cursos na modalidade a distância.
Veja a íntegra da entrevista:

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Inovação e aprendizagem na sociedade digital

Reflexão sobre laptops educacionais


O avanço tecnológico e a contribuição das TIC na educação:
um olhar  sistematizado para os laptops XO

É notório que, com a crescente utilização das novas tecnologias em nosso cotidiano, o ambiente virtual vem acrescentando outras conceituações em relação a sua concepção original, proporcionando a  interação das culturas e povos distintos que  tem sido uma prática que beneficie o conhecimento do próximo, o grande embate em que os teóricos da educação tem analisados é a grande barreira que nasceu junto à essa nova ascensão das tecnologias, onde professores que outrora tenham se acomodado com o regime tradicional em que a educação se vinculou, tem  de se adequar com o novo regime educacional, que  diante dessa imposição encontra-se  a falta de estímulo e das habilidades tecnológicas por parte dos professores  que se tornou  um dos obstáculos da aprendizagem dessas novas tecnologias,  mesmo que em inúmeras vezes o pressuposto desse novo olhar  estratégico da educação venha acompanhado de crítica e resistência por parte daqueles que  desmerecem tal conhecimento à essa prática como uma nova forma de apresentação de conteúdo,  onde está pouco a pouco vinculando-se ao espaço escolar.  
                                
O que é importante mencionar e colocar em pauta nessa discussão é que, o uso das TICs não é o fator que ‘revolucionará’ o ensino/aprendizagem do aluno, mas  como constituinte que fará diferença na junção das práxis pedagógicas, que ao passar do tempo  se tornou essencial e que  nos dias atuais, onde o  uso dessas novas  tecnologias põe em discussão a integração das habilidades que são desenvolvidas  em  meio  educacional, onde as tecnologias trazem um embate no nosso cotidiano proporcionando uma oportunidade de melhoria na educação que estimulou a aprendizagem do aluno com relação às matérias que são utilizadas em âmbito escolar, uma dessa contribuição tem sido a utilização dos blogs como auxiliar dos conhecimentos em sala de aula.      
                                                    
Foi pensando na nova forma de aprendizagem do aluno de sua época, que  foi criada uma  associação sem fins lucrativos, que denominou-se  One Laptop Per Childs (OLPC), que tal projeto está  relacionado à uma tentativa de melhoramento e aperfeiçoamento da prática metodológica  da sala de aula de todo o mundo, pensando nesse novo método educacional que estão sendo adotados pelo governo federal, o Programa de  Um Computador por Aluno (ProUCA)  está sendo pouco a pouco adotado por profissionais  e pesquisadores da área da educação.

Analisando uma nova necessidade de  estimular o avanço educacional que professores se engajam no seu papel didático, onde se sentiu a necessidade de juntar o útil e o agradável, observado que, os jogos possuem um grande poder de entretenimento e interação com o jogador, foi pensando  nessa perspectiva que professores uniram forças para fomentar uma nova ferramenta  de utilização educacional, que pensaram numa estratégia de se criar um ambiente que fosse de cunho jovial e que também auxiliasse o professor no seu papel da aprendizagem do aluno , mas o grande embate é estimular esses professores para a elaboração das tais, tendo em vista  a conscientização pessoal que é indispensável, por isso o curso de capacitação e formação continuada desses  profissionais é um fator essencial para melhorar a educação, onde é  preciso ter um olhar sistemático e unitário à realidade em que o aluno está mergulhado,daí constatou-se que, através de pesquisas feitas, o uso dos laptops em ambiente educacional, propicia ao aluno o letramento digital, onde, vencer algumas instancias que  as desigualdades sociais na qual os alunos estão inseridos é uma tarefa difícil, mas crianças que têm a vivência maior como o mundo da TIC terá o rendimento maior em relação com a tal.

De fato, o uso das TIC em âmbito educacional tem proporcionado aos alunos uma grande maturação e interação com o mundo digital, além de  melhorar o seu processo de ensino/aprendizagem.

Palavras chave: Educação, Tecnologia, Professor, Aluno.
Texto de: José Gomes da Silva Netto (Bolsista de Extensão; Graduando em Pedagogia - UFAL)