quarta-feira, 9 de maio de 2012

Reflexão sobre laptops educacionais


O avanço tecnológico e a contribuição das TIC na educação:
um olhar  sistematizado para os laptops XO

É notório que, com a crescente utilização das novas tecnologias em nosso cotidiano, o ambiente virtual vem acrescentando outras conceituações em relação a sua concepção original, proporcionando a  interação das culturas e povos distintos que  tem sido uma prática que beneficie o conhecimento do próximo, o grande embate em que os teóricos da educação tem analisados é a grande barreira que nasceu junto à essa nova ascensão das tecnologias, onde professores que outrora tenham se acomodado com o regime tradicional em que a educação se vinculou, tem  de se adequar com o novo regime educacional, que  diante dessa imposição encontra-se  a falta de estímulo e das habilidades tecnológicas por parte dos professores  que se tornou  um dos obstáculos da aprendizagem dessas novas tecnologias,  mesmo que em inúmeras vezes o pressuposto desse novo olhar  estratégico da educação venha acompanhado de crítica e resistência por parte daqueles que  desmerecem tal conhecimento à essa prática como uma nova forma de apresentação de conteúdo,  onde está pouco a pouco vinculando-se ao espaço escolar.  
                                
O que é importante mencionar e colocar em pauta nessa discussão é que, o uso das TICs não é o fator que ‘revolucionará’ o ensino/aprendizagem do aluno, mas  como constituinte que fará diferença na junção das práxis pedagógicas, que ao passar do tempo  se tornou essencial e que  nos dias atuais, onde o  uso dessas novas  tecnologias põe em discussão a integração das habilidades que são desenvolvidas  em  meio  educacional, onde as tecnologias trazem um embate no nosso cotidiano proporcionando uma oportunidade de melhoria na educação que estimulou a aprendizagem do aluno com relação às matérias que são utilizadas em âmbito escolar, uma dessa contribuição tem sido a utilização dos blogs como auxiliar dos conhecimentos em sala de aula.      
                                                    
Foi pensando na nova forma de aprendizagem do aluno de sua época, que  foi criada uma  associação sem fins lucrativos, que denominou-se  One Laptop Per Childs (OLPC), que tal projeto está  relacionado à uma tentativa de melhoramento e aperfeiçoamento da prática metodológica  da sala de aula de todo o mundo, pensando nesse novo método educacional que estão sendo adotados pelo governo federal, o Programa de  Um Computador por Aluno (ProUCA)  está sendo pouco a pouco adotado por profissionais  e pesquisadores da área da educação.

Analisando uma nova necessidade de  estimular o avanço educacional que professores se engajam no seu papel didático, onde se sentiu a necessidade de juntar o útil e o agradável, observado que, os jogos possuem um grande poder de entretenimento e interação com o jogador, foi pensando  nessa perspectiva que professores uniram forças para fomentar uma nova ferramenta  de utilização educacional, que pensaram numa estratégia de se criar um ambiente que fosse de cunho jovial e que também auxiliasse o professor no seu papel da aprendizagem do aluno , mas o grande embate é estimular esses professores para a elaboração das tais, tendo em vista  a conscientização pessoal que é indispensável, por isso o curso de capacitação e formação continuada desses  profissionais é um fator essencial para melhorar a educação, onde é  preciso ter um olhar sistemático e unitário à realidade em que o aluno está mergulhado,daí constatou-se que, através de pesquisas feitas, o uso dos laptops em ambiente educacional, propicia ao aluno o letramento digital, onde, vencer algumas instancias que  as desigualdades sociais na qual os alunos estão inseridos é uma tarefa difícil, mas crianças que têm a vivência maior como o mundo da TIC terá o rendimento maior em relação com a tal.

De fato, o uso das TIC em âmbito educacional tem proporcionado aos alunos uma grande maturação e interação com o mundo digital, além de  melhorar o seu processo de ensino/aprendizagem.

Palavras chave: Educação, Tecnologia, Professor, Aluno.
Texto de: José Gomes da Silva Netto (Bolsista de Extensão; Graduando em Pedagogia - UFAL)

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