O avanço tecnológico e a
contribuição das TIC na educação:
um olhar sistematizado para
os laptops XO
É notório que, com a crescente
utilização das novas tecnologias em nosso cotidiano, o ambiente virtual vem
acrescentando outras conceituações em relação a sua concepção original,
proporcionando a interação das culturas e povos distintos que tem
sido uma prática que beneficie o conhecimento do próximo, o grande embate em
que os teóricos da educação tem analisados é a grande barreira que nasceu junto
à essa nova ascensão das tecnologias, onde professores que outrora tenham se
acomodado com o regime tradicional em que a educação se vinculou, tem de
se adequar com o novo regime educacional, que diante dessa imposição
encontra-se a falta de estímulo e das habilidades tecnológicas por parte
dos professores que se tornou um dos obstáculos da aprendizagem
dessas novas tecnologias, mesmo que em inúmeras vezes o pressuposto desse
novo olhar estratégico da educação venha acompanhado de crítica e
resistência por parte daqueles que desmerecem tal conhecimento à essa
prática como uma nova forma de apresentação de conteúdo, onde está pouco
a pouco vinculando-se ao espaço escolar.
O que é importante mencionar e
colocar em pauta nessa discussão é que, o uso das TICs não é o fator que
‘revolucionará’ o ensino/aprendizagem do aluno, mas como constituinte
que fará diferença na junção das práxis pedagógicas, que ao passar do tempo
se tornou essencial e que nos dias atuais, onde o uso dessas
novas tecnologias põe em discussão a integração das habilidades que são
desenvolvidas em meio educacional, onde as tecnologias trazem
um embate no nosso cotidiano proporcionando uma oportunidade de melhoria na
educação que estimulou a aprendizagem do aluno com relação às matérias que são
utilizadas em âmbito escolar, uma dessa contribuição tem sido a utilização dos
blogs como auxiliar dos conhecimentos em sala de aula.
Foi pensando na nova forma de
aprendizagem do aluno de sua época, que foi criada uma associação
sem fins lucrativos, que denominou-se One Laptop Per Childs (OLPC),
que tal projeto está relacionado à uma tentativa de melhoramento e
aperfeiçoamento da prática metodológica da sala de aula de todo o mundo,
pensando nesse novo método educacional que estão sendo adotados pelo governo
federal, o Programa de Um Computador por Aluno (ProUCA) está
sendo pouco a pouco adotado por profissionais e pesquisadores da área da
educação.
Analisando uma nova necessidade
de estimular o avanço educacional que professores se engajam no seu papel
didático, onde se sentiu a necessidade de juntar o útil e o agradável,
observado que, os jogos possuem um grande poder de entretenimento e interação
com o jogador, foi pensando nessa perspectiva que professores uniram
forças para fomentar uma nova ferramenta de utilização educacional, que
pensaram numa estratégia de se criar um ambiente que fosse de cunho jovial e
que também auxiliasse o professor no seu papel da aprendizagem do aluno , mas o
grande embate é estimular esses professores para a elaboração das tais, tendo
em vista a conscientização pessoal que é indispensável, por isso o curso
de capacitação e formação continuada desses profissionais é um fator
essencial para melhorar a educação, onde é preciso ter um olhar
sistemático e unitário à realidade em que o aluno está mergulhado,daí
constatou-se que, através de pesquisas feitas, o uso dos laptops em ambiente
educacional, propicia ao aluno o letramento digital, onde, vencer algumas
instancias que as desigualdades sociais na qual os alunos estão inseridos
é uma tarefa difícil, mas crianças que têm a vivência maior como o mundo da TIC
terá o rendimento maior em relação com a tal.
De fato, o uso das TIC em âmbito
educacional tem proporcionado aos alunos uma grande maturação e interação com o
mundo digital, além de melhorar o seu processo de ensino/aprendizagem.
Palavras
chave: Educação, Tecnologia, Professor, Aluno.
Texto de: José Gomes da Silva Netto (Bolsista de Extensão; Graduando em Pedagogia - UFAL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário