quinta-feira, 31 de março de 2011

Seminário de Tecnologia e Educação em Harvard

Do site: http://catracalivre.folha.uol.com.br

Acompanhe seminário sobre tecnologia em Harvard

Seminário sobre tecnologia reúne especialistas de diversas partes do mundo em Harvard. O evento acontece nesta quinta-feira, 31, às 13h, e você pode participar sem pagar nada, basta acessar este link e pronto, durante três dias será possível acompanhar o encontro.

Estarão juntos inovadores de várias partes do mundo que estudam ou fazem experiências sobre como absorver melhor o conhecimento usando as novas tecnologias da informação. Não apenas é possível ler os artigos, assistir as palestras, como interagir.

Provavelmente você vai ouvir algumas coisas que possivelmente só chegariam na imprensa muito tempo depois. Ou seja, o poder da tecnologia, nesse caso, já começa no jeito em que é preparado esse encontro em que todo o planeta vira uma sala de aula.

Acesse a página: www.facebook.com/pages/Harvards-Advanced-Leadership-Education-Think-Tank/143346279065596?sk=wall

quinta-feira, 24 de março de 2011

Bolsa do Sistema UAB - "bomba relógio"?

No recente número da Revista EAD Tutor (uma produção da Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância - ANATED) a matéria de capa anuncia: Bolsas de Estudos das UABs pode ser a bomba relógio do sistema público de EaD 

Como meu foco de pesquisas nos últimos anos tem relação direta com o assunto , busquei ler com bastante cuidado o que as páginas 48 a 51 da revista eletrônica apresenta.


 

Com citações de alguns ilustres acadêmicos da EAD no Brasil, e com depoimentos de alunos, a reportagem apresenta o problema (?) das bolsas no Brasil, pagas para professores e tutores do Sistema UAB.

Apesar de trazer um tom reivindicatório, o texto coloca-nos diante de muitas questões, entre elas a questão de "quem é o tutor no sistema UAB". Muitas vezes o sistema exige uma qualificação e uma dedicação de 20 horas (que na prática ultrapassa este tempo para quem faz seu trabalho de tutoria corretamente) ao mesmo tempo que não remunera adequadamente quem exerce esta função.

No modelo atual de EAD que temos nas UAB's, o tutor é fundamental, mas o tratamento que se dá a estas pessoas que tem a responsabilidade da interação do aluno com a instituição é precário.

Outro tema que poderíamos discutir é a própria questão do que seria esta bolsa... é ajuda de custo? é bolsa de estudo e pesquisa? e porque não pode ser concomitante com outras bolsas?

E outro ponto: pagar bolsa para o professor que ministra uma disciplina na EAD significa que este tempo que ele dedica não pode ser contabilizado na sua carga horária geral, dentro da Universidade?

Mas também trago a tona um ponto já observado por João Mattar (que também é citado na reportagem): quem está por trás desta ANATED? Quem financia a revista e a associação?

Bem, isso deixo para você, caro leitor deste blog, descobrir folheando a revista eletrônica... e depois deixe suas impressões aqui (se desejar, comentando esta postagem).

E continuemos discutindo sobre o Tutor na EAD...

terça-feira, 22 de março de 2011

Chamada de artigos para Revista Instrumento (UFJF)

CHAMADA DE ARTIGOS – Revista INSTRUMENTO (UFJF) 
Volume especial: trabalho, formação docente e novas tecnologias

A Revista Instrumento – Revista de Estudo e Pesquisa em Educação – do Colégio de Aplicação João XXIII (ISSN 1516-6368) da Universidade Federal de Juiz de Fora –, encerrará em 30 de abril o recebimento de trabalhos para completar o volume 13, n.2 (jul-dez 2011), volume especial sobre Trabalho, Formação Docente e Novas Tecnologias. Serão aceitos nesse volume artigos, resenhas e relatos de experiência.



A revista, editada desde 1999, tem o objetivo de divulgar trabalhos inéditos na área de Educação (Ciências Humanas, Ciências Naturais, Educação Física, Matemática, Letras e Artes), de natureza teórica ou prática, que contribuam tanto com a formação quanto com a prática de professores das diversas áreas do conhecimento.

Trabalhos enviados após essa data serão avaliados para os volumes seguintes. Os artigos,
se aceitos, serão publicados pela ordem de chegada.

Interessados e demais informações enviar e-mail para revista.instrumento@ufjf.edu.br

segunda-feira, 21 de março de 2011

USP Lança seu Primeiro MBA a Distância em Gestão de Negócios

Recebido por e-mail (Abed)

A Universidade de São Paulo, por meio da FEARP inicia agora seu primeiro MBA a Distância em Negócios.
O curso é voltado a executivos de diversas áreas que, em razão do constante deslocamento, ficam impedidos de participar de um programa sólido de educação continuada.
Com 360 horas, o curso foi estruturado contando com um conteúdo que une áreas como finanças, gestão de pessoas e estratégia.
A coordenação do programa é dos Professores Alberto Borges Matias (finanças) Irene Miura, (gestão de pessoas) e David Forli Inocente, (desenvolvimento de executivos).

As inscrições estão abertas e vão até o dia 30 de Março de 2011.
O início do curso se dará em 16 de maio de 2011 e as aulas ao vivo pela web serão realizadas nas quartas-feiras das 20h às 22h.

INEPAD - Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração.

Mais informações em www.mbausp.org.br, via fone (16) 2111 0250, ou viasecretarianpt@mbausp.org.br.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Eventos na área

8. SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância - João Pessoa - PB - 27 a 29 de abril de 2011. Site: www.abed.org.br/seminario2011/

CHALLENGES 2011 - VII Conferencia Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Universidade do MInho - Braga - Portugal - 12 a 13 de maio de 2011. Site: www.nonio.uminho.pt/challenges2011/  Prazo para envio de trabalhos: encerrado

CITA 2011 - 6. Congresso Iberoamericano de Telemática - UFRGS - Gramado - RS - 16 a 18 de maio de 2011. Site: www.inf.ufrgs.br/cita2011/  Prazo para submissão de trabalhos: 21/03/2011.

VI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: práticas/teorias sociais na Universidade. Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - 06 a 09 de junho de 2011. Site: www.lab-eduimagem.pro.br/visem/ Prazo para envio de trabalhos: 16/04/2011

VIRTUAL EDUCA 2011 - XII Encuentro Internacional Virtual. Centro Tecnológico de Monterrey - México - 20 a 24 de Junho de 2011. Site: http://www.virtualeduca.info/mexico2011 Prazo para envio de trabalhos: 29/04/2011

20º.EPENN - Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste. Manaus - AM - 23 a 26 de agosto de 2011. Site: www.epenn.com.br

17º. CIAED - Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED. Manaus - AM - 30 de agosto a 02 de setembro de 2011. Site: www.abed.org.br . Prazo para envio de trabalhos: 30/04/2011

IV Seminário do EDAPECI: Dizeres e Fazeres sobre Educação - Universidade Federal de Sergipe - 31 de agosto a 02 de setembro de 2011. Site http://www.edapeci-ufs.net/ Prazo para envio de trabalhos: 16/05/2011

CAFVIR 2011 - II Congresso Iberoamericano de Calidad en Formacion Virtual. Universidad de La Serena - Chile - 28 a 30 de setembro de 2011. Site: www.redusoi.org e www.redusoi.eu

34ª. Reunião Anual da ANPED. Natal-RN, 02 a 05 de outubro de 2011. Site: www.anped.org.br  anaus - AM - 30 de agosto a 02 de setembro de 2011. Prazo para envio  de trabalhos: 11/04/2011

SIIE 2011 - Simpósio de Informática Educativa - Universidade de Aveiro - Portugal - 28 a 30 de setembro de 2011. Site http://cms.ua.pt/ICEM-SIIE2011/pt/node/20 Prazo para envio de trabalhos: 20/05/2011

22º. SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Universidade Federal de Sergipe.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Revista Iberoamericana de Educação a Distância

Recebido por lista da Cátedra UNESCO de Educação a Distância (UNED):

La Revista Iberoamericana de Educación a Distancia (RIED) de la Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia (AIESAD), se edita semestralmente en formato impreso y electrónico:

http://www.utpl.edu.ec/ried/

Esta revista tiene la particularidad de ser dirigida desde la UNED de España por la Cátedra UNESCO de Educación a Distancia (CUED) y editada en ambos formatos por la AIESAD desde la UTPL de Ecuador.

Pueden consultarse íntegramente todos sus volúmenes en la dirección electrónica señalada. En estos momentos nos encontramos trabajando en los dos próximos números que tendrán carácter de miscelánea, dando cabida en sus páginas, a todo tipo de temática acorde con los objetivos de la revista.

A cuantos investigadores y especialistas tengan interés por la Educación a Distancia y tecnologías aplicadas a la educación, les invitamos a presentar sus originales en los que se primarán fundamentalmente las investigaciones por encima de las reflexiones generales sobre la EaD.

Lorenzo García Aretio
Director de la RIED

terça-feira, 15 de março de 2011

Como ficará o quadro da educação básica em Alagoas?

O que vamos fazer... enquanto o governo é só descaso para a educação no Estado de Alagoas...?

Por Ricardo Mota, no blog:  <http://blog.tudonahora.com.br/ricardomota

14/03/2011
Estado aposentou, hoje, mais 22 professores – foram 45 em dois dias


O Diário Oficial de hoje traz a aposentadoria de mais 22 professores da rede estadual de ensino. Na sexta-feira passada – publicamos aqui -, foram aposentados 23 integrantes do magistério – 45 em dois dias.

Ano passado, só para que não esqueçamos, foram três mil professores que encerram suas atividades no Estado. Todos – como os de agora, também – continuarão recebendo pela folha de pessoal paga pelo Tesouro Estadual – o AL Previdência só passará a incorporar os aposentados daqui a uns vinte anos, pelo menos.

Resultado: o governo diz que não tem como realizar concurso público para a área de Educação. Ou seja: o que já é ruim deve piorar. A capacidade de investimento e de ampliação da máquina pública beira a zero.

O aviso é de um profundo conhecedor do quadro de pessoal do Estado: no meio do ano será a vez do pessoal da Segurança Pública ir para o pijama. E daí?


http://blog.tudonahora.com.br/ricardomota/2011/03/14/estado-aposentou-hoje-mais-22-professores-foram-50-em-dois-dias/

segunda-feira, 14 de março de 2011

Conectivismo... reflexões

Disponibilizei no dia 30 de janeiro, na Lista da Cátedra UNESCO de Educação a Distancia (UNED - http://www.uned.es/cued/), o questionamento: o construtivismo está morrendo?, analisando a partir de uma postagem aqui no blog sobre o avanço do conectivismo enquanto teoria educacional que busca compreender como se dá a aprendizagem (e o ensino) na era digital.

Algumas participações tem sido bem significativas, mas gostaria de trazer duas, bem recentes, para que possamos aprofundar nossa análise:

1) Jorge González Alonso
Para mi el problema no es si coexisten constructivismo, conectivismo y agregaría conductismo.

Lo de conductismo porque el que me diga que es constructivista con 30 o 40 alumnos en un aula y en
una escuela multigrado, como todavía vemos en muchos países, no se lo creo

La pregunta clave es: ¿aprenden o no diferente los ciudadanos digitales?

Quizas si quieren una previa.

¿Ha cambiado la forma de aprendizaje para los alumnos que ya viven en un sociedad del conocimiento
(queramos o no)?

Si los ciudadanos digitales se sientan en el aula tradicional, normalmente sin TICs, sin red social,
ojo pero a veces con un celular en el bolsillo, ¿que estamos haciendo? ¿los estamos sometiendo a un
tipo de aprendizaje que ya les es lejano, aburrido?

El conectivismo a mi modo de ver es un intento de enfocarse hacía esa pregunta básica, quizas hacía
una nueva pedagogia, que puede tomar lo mejor del siglo pasado, pero que es dificil que pueda
seguirse  utilizando en esta nueva sociedad

Del primer Post de Connectivism de Siemens: http://www.connectivism.ca/?m=200502 una frase que si
puede llamarnos a la cordura en esta búsqueda:

Life and learning do not flow along clearly defined paths

Saludos
Jorge G

2) Maria Elena Flores

Estimados:
   Coincido con quienes afirman que el constructivismo y el conectivismo deben estar asociados a los aprendizajes significativos de los alumnos, por lo que los objetivos y contenidos de un programa educativo deben enfocarse a sus necesidades.
   Considero que el constructivismo puede existir sin el conectivismo, aunque las nuevas tecnologías nos inviten a esta sinergia y en este sentido, el papel de los mediadores del aprendizaje  es fundamental.

   Ma Elena Flores Maldonado
   Difusión
   Centro de Investigación en Geografía y Geomática
   "Ing. Jorge L . Tamayo" A.C.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Comecemos Santamente a Quaresma

Do blog de Dom Henrique Soares da Costa, da arquidiocese de Aracaju.

Chegou a santa Quaresma!


Caríssimo Leitor, chegou, mais uma vez, o santo tempo da Quaresma! Como você já sabe, é o tempo sagrado de preparação para celebrar de modo verdadeiro, digno e frutuoso a Santa Páscoa. Nos sagrados dias pascais, ouviremos na santa Liturgia a exortação do Apóstolo: “Purificai-vos do velho fermento para serdes nova massa, já que sois sem fermento. Pois nossa Páscoa, Cristo, foi imolada. Celebremos, portanto, a Festa, não com o velho fermento, nem com o fermento da malícia e perversidade, mas com pães ázimos: na pureza e na verdade” (1Cor 5,7s). Eis, pois: é a Quaresma, o tempo que a atiquíssima tradição da Igreja preparou para que nos deixemos purificar pelo Senhor que converte o nosso coração, jogando fora o fermento do pecado, tornando-nos nós mesmos pães ázimos, aqueles mesmos pães que se tornam hóstias, Corpo do Senhor, Páscoa imolada, isto é, Cordeiro pascal sacrificado!

Está em crise na consciência do homem hodierno a consciência do pecado. É lógico: à medida em que o próprio homem vai se constituindo senhor de si mesmo, tendo como referência somente a si próprio, ignorando a Deus, de quem viemos, em quem vivemos e para quem vamos, vai também deixando de s e ver e se avaliar à luz daquele que é a única luz absoluta, a única medida definitiva do homem: Deus nosso Senhor, Deus como se revelou de modo definitivo e total em Jesus Cristo. Por isso mesmo a Escritura adverte: “Se dissermos: ‘Não temos pecado’, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nosso meio” (1Jo 1,8). Esta crise na consciência do pecado, sobretudo o pecado pessoal, o “meu” pecado, é muito visível também na Igreja de nossos dias. Isto porque se fala muito do homem e pouco de Deus; muito dos nossos projetos e pouco da graça salvífica oferecida de modo gratuito, soberano e amoroso por Deus em Cristo. Vivemos numa época em que muitos cristãos – sobretudo os “doutos” – movem-se mais pelas ideologias que pela Palavra de Deus soberana e gratuita, que é Jesus Cristo, presente nas Escrituras e na Tradição da Igreja.

Aproveitemos, meu Caro, este sagrado tempo de Quaresma! É um tempo muito propício para retomarmos a consciência de que somos o Povo de Deus, povo escolhido sem nenhum merecimento nosso, povo congregado pelo sangue de Cristo, povo que caminha no mundo sem ser do mundo, dando testemunho e sendo já presença misteriosa do Reino eterno. As leituras da liturgia colocam diante de nós o Israel da Antiga Aliança para que, contemplando sua história sagrada, aprendamos de onde viemos e quem somos: “Ora, esses fatos aconteceram para nos servir de exemplo, a fim de que não cobicemos coisas más, como eles cobiçaram. Não vos torneis idólatras, como alguns dentre eles, segundo está escrito: O povo sentou-se para comer e beber; depois levantaram-se para se divertir. Nem nos entreguemos à fornicação, como alguns deles se entregaram, de modo a perecerem num só dia vinte e três mil. Não tentemos o Senhor, como alguns deles o tentaram, de modo a morrer pelas serpentes. Não murmureis, como alguns deles murmuraram, de modo que pereceram pelo Exterminador. Estas coisas lhes aconteceram para servir de exemplo e foram escritas para a nossa instrução” (1Cor 10,6-11). Pois bem, meditando nas vicissitudes do Israel segundo a carne, nós, o Israel segundo o Espírito do Ressuscitado, cuidemos de reconhecer sinceramente nosso pecado, nossa infidelidade, nossa pouca fé, nossos titubeios, seja pessoalmente seja como comunidade eclesial; procuremos combater nossos vícios, procuremos voltar para o Senhor pela prática mais intensa e generosa da oração, pela abstinência de certos alimentos em todo o período quaresmal, pela mortificação de nossos sentidos, tirando algo do divertimento, do que nos é atrativo, pala leitura piedosa e perseverante da Sagrada Escritura, pela prática da esmola como caridade fraterna, sobretudo para com os pobres, doentes, desvalidos, os pisados pela vida, os marginalizados, os que caíram e não têm mais coragem de se levantar, os que se encontram em situações de miséria espiritual ou material. Procuremos as boas leituras e deixemos a superficialidade e vulgaridade dos programas de televisão e de certas músicas. Finalmente, procuremos o sacramento da Penitência e confessemos nossos pecados!

Acolhamos o pregão que a Liturgia nos ecoa na antífona da Oração das Nove Horas: “Chegou o tempo de penitência, de conversão e de salvação”. Para você, querido Leitor meu, uma santa e frutuosa Quaresma!

 

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher 2011

Para todas as mulheres

São rasantes estes voos femininos

Não há ombro mais arrebatador,
Nem braços tão feitos para aplainar as agonias.
Não há saída mais instigante
Do que deitar-se no fluxo de suas equidades.

Tê-la sempre por perto,
Sentir suas vozes sempre veladas
Catar de seus gestos os agrados persistentes
E apanhar suas femininas palavras:
A embriaguez maior das cobiças de seus meninos.

Nem em seus gritos de desalento
Ela se arqueja.
Sabe da aflição que é esvair-se diante das tormentas.
Dessa dor, aprende a ser formidável.

Quando perdidos em crepúsculos sombrios,
Depois de arrependidas teimosias,
Buscamos na mulher a extraordinária coroação do agrado.
(Osvaldo Epifanio)

segunda-feira, 7 de março de 2011

O instrucionismo, o construtivismo e o conectivismo

Tenho estudado sobre o conectivismo desde o final de 2009 e encontrei recentemente um post no blog http://www.aprendendoemrede.info/ que vale a pena ler.


E proponho uma pergunta provocativa: o construtivismo está morrendo?


Instrucionismo, construtivismo ou conectivismo?

jan 30 2011
Nota de Tradução
Esta é uma livre tradução de Instructivism, constructivism or connectivism escrita por Ryan Tracey no excelente blogue E-learning Provocateur. Se inglês não é um problema pra vocêleia o original.

Instrucionismo, construtivismo ou conectivismo?

O Instrutivismo está morto. Estão distantes os dias em que um professor autoritário transmite informações pré-definidas para alunos passivos (NT: Qualquer semelhança com uma Escola atual, não é mera coincidência!).
Na década de 1990, o construtivismo anunciava um novo alvorecer no design instrucional, turbinou-se com a ascensão da Web 2.0. Os alunos transmformavam-se em participantes, habilitados a buscar novos conhecimentos por si mesmos, no contexto de suas próprias e únicas, experiências individuais.
Por sua vez, os professores entusiasmados transformaram-se em facilitadores, orientando e treinando os participantes para perguntar, explorar, descobrir e até gerar novas aprendizagens.
Avançando rapidamente para hoje e o conectivismo está na moda. Nessa era digital, nós simplesmente reconhecemos que existe muito conhecimento para se apropriar – e isso de qualquer modo, muda muito rapidamente. Então esqueça tentar “saber” tudo, em vez disso, construa sua rede de fontes de conhecimento e as acesse sempre que precisar delas.

Descida Escorregadia

A popular seqüência de eventos que eu recontei é freqüentemente representada pictoricamente como um gradiente, acompanhada por onipresentes tabelas comparando os vários aspectos das três pedagogias.
Instrutivismo seta para direita Construtivismo seta para direita Conectivismo
Mas esse gradiente é uma representação razoável?
Certamente é uma representação precisa em termos cronológicos: o conceito de construtivismo foi concebido após o instrutivismo e o conectivismo foi concebido depois disso.
No entanto, acho que o diagrama enganosamente sugere uma evolução do design instrucional. Em outras palavras, o construtivismo foi tão intelectualmente e pedagogicamente superior ao instrutivismo que o substituiu e o conectivismo é tão intelectualmente e pedagogicamente superior ao construtivismo, que por sua vez, o substituiu.
Certo, o gradiente reflete um crescimento maravilhoso das ideias, mas eu acho que é uma armadilha concluir que as últimas pedagogias substituiram as primeiras.

O mundo real

Minha opinião é instruída pela observação.
Sim, a aprendizagem no local de trabalho tem, felizmente, tornado-se cada vez mais construtivista e até conectivista ao longo do tempo, mas todos sabemos que o instrutivismo ainda sobrevive e bem.
Por exemplo, aulas presenciais (face-a-face) com monólogos dos instrutores e sessões de treinamento um-para-um permanecem como modos populares de capacitação. Mesmo nos espaços de e-learning, cursos online são tipicamente lineares, aulas virtuais, com freqüência, replicam seus antepassados de tijolo e cimento, enquanto podcasts, obviamente, são essencialmente instrucionistas.
Quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas.
Por que isso acontece? Por que, em meio a constante e progressiva evolução das teorias de aprendizagem e do design instrucional, o instrutivismo desenfreado persiste? Por que o construtivismo e o conectivismo ainda não emergiram?
A resposta, creio eu, é que o instrutivismo permanece relevante.

Os três amigos

Permita-me elaborar meus argumnentos no contexto da indústria de serviços financeiros(NT: O autor tabalha com EAD numa grande empresa financeira).
Quando um novo funcionário é recrutado para a organização, há certas coisas que ele tem que saber. Por exemplo, pode ser imperativo para o trabalhador entender como funciona o sistema de aposentadoria, ou um regime de tributação especial, ou os regulamentos que regem uma opção de investimento em particular.
Não só uma sólida compreensão dos conceitos fundamentais têm uma influência óbvia sobre a capacidade do funcionário de fazer o seu trabalho corretamente, mas abandonando-se estas aprendizagens cria-se sérios riscos de gestão e outras ramificações de conformidade.
Esta é uma situação onde uma abordagem instrucionista se mostra útil. Seja em uma sala de aula, através de um curso on-line ou de outra forma, o especialista no assunto (PME), no âmbito da organização, proporciona ao aluno uma seqüência programada de conteúdos, cuidadosamente organizados para a sua aprendizagem e – para adotar uma visão cognitivista – construir uma sólida base de conhecimento na mente do aluno.
Como um novato na área, é pouco provável que o aluno saiba o que é que ele precisa saber. O especialista (PME) transmite esta informação necessária de forma rápida e eficiente.
Em seguida, uma abordagem construtivista capacita o aluno a ampliar e aprofundar os seus conhecimentos a seu critério. Por exemplo:
  • Fóruns de discussão (síncrono ou assíncrono) permitem que o aluno faça perguntas, esclareça conceitos e partilhe experiências.
  • Wikis atuam como bancos de conhecimento não-linear para ser extraído, se necessário.
  • Motores de busca permitem que o aluno possa seguir seus próprios caminhos de investigação.
Não sendo mais um novato, o aluno tem ferramentas para impulsionar cada vez mais a aprendizagem no contexto de seus conhecimentos prévios.
Assim como o aprendente adquire conhecimento (expertise), devemos reconhecer que, nesta era digital, não se pode esperar que uma pessoa saiba de tudo. Neste ponto, uma abordagem conectivista capacita o aluno a ampliar seus conhecimentos através de conexões (proxys).
Num artigo anterior, eu forneci os seguintes exemplos de potenciais fontes de informação que um aprendente deveria incorporar em sua rede pessoal de aprendizagem:
  • Favoritos Sociais/Social bookmarks;
  • Feeds de notícias, podcasts, blogs, wikis e fóruns de discussão;
  • Redes sociais e profissionais, tais como Facebook e Twitter;
  • Conferências da Indústrias e outros eventos externos;
No ambiente atual, eu vejo o especialista como uma pessoa que une uma rica base de conhecimento com uma capacidade de conectar-se a novos conhecimentos a qualquer momento.

Uma nova representação

No local de trabalho, fica claro que o construtivismo, instrutivismo e conectivismo não são necessariamente excludentes.
O astuto profissional de e-learning aplicará os princípios de todas as três, conforme mudam as circunstâncias e as suas respectivas crescentes ou decrescentes relevâncias. Como sugeri, isso pode levar a transição do aluno de principiante a perito num domínio particular.
De uma perspectiva prática, então, a popular “evolução” do desenho instrucional de instrutivismo através do construtivismo para o conectivismo é uma ficção (Furphy)? Todas as três pedagogias tomadas uma sobre as outras fornecem um conjunto de ferramentas teóricas para que um profissional moderno possa explorar.
Portanto, proponho substituir o tradicional gradiente da esquerda para a direita por uma nova representação:
Pedagogias
Instrucionismo, construtivismo e conectivismo
Este diagrama reconhece a cronologia da teoria do design instrucional, com as primeiras pedagogias ocupando o círculo central, e as pedagogias posteriores ocupando os anéis exteriores. No entanto, não sugere que uma pedagogia substitua as outras, em vez disso, elas se complementam.

ato de equilíbrio

É importante ressaltar que em qualquer organização, diferentes funcionários estarão em diferentes estágios de aprendizagem de vários domínios. O designer instrucional precisa equilibrar as três abordagens pedagógicas para apoiar todos.
Por exemplo, enquanto um curso on-line pode ser propositalmente instrucionista para apoiar os aprendentes novatos, é importante que uma abordagem centrada no aluno seja adotada para servir aos outros que também podem utilizar o curso (ou partes deste).

Conclusão

Em suma, se alguém me pergunta “Instrutivismo, construtivismo, ou conectivismo?”, Eu digo: “Todos os três, onde eles são relevantes”.

Nota de Tradução

Esta é uma livre tradução de Instructivism, constructivism or connectivismescrita por Ryan Tracey no excelente blogue E-learning Provocateur. Se inglês não é um problema pra você leia o original.

Possibilidades do Twitter

Desde a criação do Twitter que educadores e pesquisadores da área de educação e TIC ou da EAD tem buscado encontrar nesta ferramenta da internet possibilidades para seu uso no meio educativo.
Já existem alguns relatos e estudos, inclusive pesquisa de mestrado (já anunciado aqui neste blog anteriormente), mas o grupo de pesquisa WebCurrículo da PUC/SP estará utilizando o Twitter numa nova perspectiva, no mínimo inovadora e com muitas possibilidades de variantes.

Vejam a proposta: (diretamente do blog http://webcurriculo.wordpress.com/)

Twitcam Beth Almeida e o Web Currículo 5/4 17h

março 5, 2011 por Equipe Web Currículo

A professora Beth Almeida realizará uma twitcam, uma transmissão online de vídeo com comentários via twitter, sobre o Web Currículo. A professora e coordenadora do PPG Educação: Currículo da PUC-SP faz parte da linha de pesquisa Tecnologias na Educação, do grupo de pesquisa Formação de Professores em Meio Digital e do grupo de pesquisa Aprendizagem com Mobilidade.

A professora será entrevistada por alunas do mestrado e do doutorado da Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. O evento será divulgado pelo blog e twitter do Web Currículo, e interessados podem também mandar sua pergunta antes do dia da entrevista.
Informações:
Twitcam com Beth Almeida
Moderadoras/Entrevistadoras:
Débora Martins (@educacaolivrepp)
Paloma Machado (@paloma_machado)
Valdenice Minatel (@vminatel)
Renata Aquino Ribeiro (@renataaquino)
Dia: 5/4 – 3a
Horário: 17h-18h
Como participar: 

http://webcurriculo.wordpress.com
Envie seu comentário com perguntas
http://twitter.com/webcurriculo
Acesse no dia para acompanhar a transmissão

O tema da fala da profa. Beth é “O conceito de Web Currículo e a discussão sobre a integração das tecnologias ao currículo”.
A professora Beth Almeida responderá perguntas e comentários de internautas e também a perguntas e comentários enviados previamente pelo blog do Web Currículo.
Após a entrevista online, será publicada a síntese e a gravação do evento.
Envie sua pergunta através dos comentários.


Convido todos os interessados para participarem e depois deixarem aqui no blog seus comentários sobre esta proposta de uso do Twitter.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Alagoano receberá comenda da NASA

Do site: http://www.ifal.edu.br


O professor Emerson Lima, do Campus do Ifal em Palmeira dos Índios será um dos homenageados com a Comenda Científica Dr. Samuel Cunha  Filho, oferecida pelo   Núcleo Tecnológico do Agreste pelos  trabalhos em favor da ciência e tecnologia com Robótica no Instituto Federal de Alagoas. A homenagem ocorrerá em abril deste ano. Esta comenda é um reconhecimento do Núcleo Tecnológico do Agreste ao Dr. Samuel Cunha Filho, cientista pernambucano falecido em 2007, que dentre outras atividades, trabalhou para a NASA, participando de projetos como o da Apollo 11, missão do homem na lua e Apollo 13. A comenda é entregue de quatro em quatro anos pela Cientista Brasileira na NASA Drª Rosaly Lopes do JPL (Laboratório de Propulsão A jato da NASA na Califórnia USA. A Dra. Rosaly é Cientista da NASA mundialmente conhecida, inclusive sendo a única brasileira (o) a conquistar até hoje (2005) a conceituada “Medalha Carl Sagan” da prestigiada Sociedade Astronômica Americana. 
O grupo de Robótica do Campus Palmeira dos Índios é coordenador pelo Professor Emerson Lima desde 2009, com a colaboração do prof. Rodrigo Mero. Fazem e fizeram parte do grupo, alunos dos cursos técnicos em informática, edificações, eletrotécnica e tecnológico em sistemas elétricos, num total de 10 alunos. Atualmente, o grupo desenvolve três projetos de pesquisa envolvendo robótica, educação, prototipagem e educação física, além de um projeto de extensão com a comunidade de Palmeira de Fora.
No ano de 2010, o grupo participou de vários eventos em nível local, regional e nacional, apresentando palestras, artigos e mini-cursos, como o Encontro de Iniciação Científica, no Campus Palmeira dos Índios, Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) em Maceió, Escola Regional de Computação (ERBASE), Olimpíada Brasileira de Robótica, Congresso da SBPC e Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM). Ainda em 2010, o grupo participou da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, onde teve destaque nacional em reportagens do Jornal Hoje, Jornal da Record e TV Escola, tendo recebido o prêmio de Inovação Tecnológica da Empresa National Instruments e sendo convidado a participar da Tenda Inovação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo MCT no Rio de Janeiro.  Em dezembro, fechando o produtivo ano de 2010, um dos projetos do grupo foi contemplado no “Concurso Pró-Inovação Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”.

quarta-feira, 2 de março de 2011

8º SENAED


8° SENAED Seminário Nacional ABED de Educação a Distância “Capitalizando nos Interesses Comuns da EAD: Acadêmica, Corporativa e Geral” 27 a 29 de abril de 2011 - João Pessoa - Paraíba (Hotel Tambaú)
 
“Convergência” é um termo usado cada vez com maior frequência para se referir à aproximação crescente entre duas ou mais entidades ou fenômenos, levando a uma provável sobreposição ou fusão entre eles. Independente da sua taxa ou velocidade de aproximação, é possível observar que as suas “barreiras de entrada” estão diminuindo, e que, num processo de evolução, algo novo, composto de elementos antes separados, está emergindo. Por exemplo, temos a convergência por meio da qual várias tecnologias com funcionalidades distintas estão se juntando, para formar um sistema inovador, como, por exemplo, as indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações, mídia e produtos eletrônicos destinados ao consumidor. Ou, ainda, no caso de telecomunicações, a fusão cada vez maior de telefonia, televisão e computação, levando à oferta de serviços múltiplos por um fornecedor único.
 
Em aprendizagem a distância, ou educação flexível, já é possível observar a tendência de fusão por parte de instituições de ensino e entidades corporativas, uma vez que os desafios que elas enfrentam são similares, senão iguais: tecnologia, pedagogia, avaliação do aprendiz, preparação de recursos humanos (para criar e manter programas de estudo), bem como aspectos específicos de gerenciamento, finanças, legislação e propriedade intelectual.

A aprendizagem na instituição pós-secundária está cada vez menos humanística e mais profissionalizante; a aprendizagem na empresa ou órgão governamental está cada vez mais dedicada a questões mais abstratas (como ética, transparência e responsabilidade social), diminuindo a exigência de conhecimentos práticos como estatística e cálculos financeiros, já que temos disponíveis as ferramentas de informática para resolver questões nessas áreas.

Quer dizer, a universidade está progressivamente similar ao departamento de treinamento da organização, enquanto esta parece cada vez mais com uma universidade. Isso é conveniente? É inevitável? O processo oferece oportunidades? Oferece perigos? Colocando de lado os preconceitos históricos envolvidos nessa discussão, e considerando a possibilidade de a aprendizagem a distância vir a ser o primeiro setor educacional afetado significativamente por essa convergência, vamos perguntar: qual a probabilidade de a EAD possuir as características que conduzirão ao sucesso nas novas demandas da “ecologia de conhecimento”? Com a aproximação das duas comunidades mantidas distintas até agora, quais são as primeiras evidências dessa convergência? Será que vai ser bom para alguns e não para outros? Se nós não questionarmos o presente e não estudarmos o nosso próprio futuro, teremos que aceitar o que vier.
 
Prof. Dr. Fredric Michael Litto Presidente da ABED

Programação Preliminar
• Consuelo Fernandes - Avaliação para EaD;
• Eliane Schlemmer - Dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem aos Mundos Digitais Virtuais em 3D: o que se mantêm e o que se modificou no contexto da EaD?
• Ivete Palange - Matéria Didático para EaD: Texto impresso, tablet, hipermídia : uma metamorfose ambulante;
• Léa Depresbiteris - Competência em EaD;
• Marcos Resende Vieira - Implantando uma universidade corporativa de sucesso;
• Marta de Campos Maia - Gestão em EAD: planejamento, estudo de viabilidade e implantação;
• Martin Restrepo - M-learning curso prático;
• Antonio Cassimiro Preto de Souza (aguardando confirmação)
• Vani Moreira Kensky - Design Instrucional;
• Representante do Ministério da Educação(aguardando confirmação)
 
Inscrições
Via Internet no site da ABED: http://www2.abed.org.br/seminário2011
O mailing completo das inscrições será disponibilizado aos patrocinadores.
Participe!